A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krieger, Juliana, 1977-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456
Resumo: Orientador: Ademir De Marco
id UNICAMP-30_7a13a7a0187d9ff14cf414872a99269f
oai_identifier_str oai::1243291
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantilThe construction of body knowledge in physycal education classes : an experiencie with the use drawing in early childhood educationEducação físicaEducação infantilDesenho da figura humanaPratica educacionalPrática pedagógicaPhysical educationEarly childhood educationHuman figure drawingEducational practicePedagogical practiceOrientador: Ademir De MarcoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O universo da Educação Física move investigações em diversas áreas. O mundo infantil caracteriza-se pela intensidade da atividade motora e da fantasia, o que explica o crescente número de pesquisas na área da Educação Infantil. Imaginar uma criança num ambiente restrito de movimentos acarretaria uma violência à construção e formação de sua identidade. Durante o aprendizado na infância, quanto maior for a variedade de atividades e jogos, maior será o estímulo para a criança se desenvolver. Com o intuito de conhecer o interesse pelas brincadeiras infantis nas aulas de Educação Física, o brincar com materiais diversificados, esta pesquisa tem, como ponto de partida, a organização de atividades motoras com ênfase nas atividades lúdicas, a fim de buscar o desenvolvimento corporal e o convívio social harmônico. A metodologia adotada caracterizou-se como quase experimental, em virtude de cada grupo ser o seu próprio grupo controle. Logo, os recursos técnicos utilizados foram o Desenho da Figura Humana (DFH), por apresentar facilidade na aplicação e gosto pelo desenho, além de asseverar o nível de conhecimento corporal da criança; e o Desenho Livre, recurso que contribui no acompanhamento do processo de maturação no nível de conhecimento do corpo. Os resultados obtidos mostraram-se significativos nos aspectos cognitivo, afetivo e motor, revelando a Educação Física como disciplina fundamental para a Educação Infantil. A pesquisa, utilizando materiais diversificados, apresentou, todavia, uma maneira diferente de trabalhar com atividades motoras na Educação Física Infantil, levando em consideração aulas organizadas, estruturadas e planejadas para cada faixa etária e, principalmente, respeitando os interesses da criança e seu desenvolvimento motor, como também seu relacionamento escolar e familiarAbstract: The universe of Physical Education moves investigations in several areas. The child's world is characterized by the intensity of motor activity and fantasy, which explains the growing body of research in the area of Early Childhood Education . Imagine a child in a restricted environment movements would cause violence to the construction and formation of their identity. During learning in childhood, the greater the variety of activities and games, the greater the incentive for the child to develop. In order to meet the interest in children's games in physical education classes, playing with diverse materials, this research has, as a starting point , the organization of motor activities with emphasis in recreational activities in order to get the body development and harmonious social life. The methodology adopted was characterized as quasi-experimental, because each group is its own control group. Therefore, the technical resources used were the Human Figure Drawing ( HFD ) due to ease of application and taste for drawing , and assure the level of knowledge of the child body, and Freehand , feature that helps in monitoring the maturation process the level of knowledge of the body. The results were significant cognitive, affective and motor aspects, revealing Physical Education as a fundamental discipline for Early Childhood Education. The research, using diverse materials presented, however, a different way of working with motor activities in Child Physical Education , taking into account lessons organized, structured and planned for each age group, and especially respecting the interests of the child and his motor development as well as his school and family relationshipsMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação FísicaCAPES001[s.n.]De Marco, Ademir, 1954-2020Melo, Jose Pereira deVenancio, SilvanaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKrieger, Juliana, 1977-20042004-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456KRIEGER, Juliana. A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física: uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil. 2004. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243291Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-10T11:17:08Zoai::1243291Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-10T11:17:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
The construction of body knowledge in physycal education classes : an experiencie with the use drawing in early childhood education
title A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
spellingShingle A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
Krieger, Juliana, 1977-
Educação física
Educação infantil
Desenho da figura humana
Pratica educacional
Prática pedagógica
Physical education
Early childhood education
Human figure drawing
Educational practice
Pedagogical practice
title_short A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
title_full A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
title_fullStr A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
title_full_unstemmed A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
title_sort A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
author Krieger, Juliana, 1977-
author_facet Krieger, Juliana, 1977-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv De Marco, Ademir, 1954-2020
Melo, Jose Pereira de
Venancio, Silvana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Krieger, Juliana, 1977-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Educação infantil
Desenho da figura humana
Pratica educacional
Prática pedagógica
Physical education
Early childhood education
Human figure drawing
Educational practice
Pedagogical practice
topic Educação física
Educação infantil
Desenho da figura humana
Pratica educacional
Prática pedagógica
Physical education
Early childhood education
Human figure drawing
Educational practice
Pedagogical practice
description Orientador: Ademir De Marco
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456
KRIEGER, Juliana. A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física: uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil. 2004. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456
identifier_str_mv KRIEGER, Juliana. A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física: uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil. 2004. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243291
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189182520688640