A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456 |
Resumo: | Orientador: Ademir De Marco |
id |
UNICAMP-30_7a13a7a0187d9ff14cf414872a99269f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1243291 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantilThe construction of body knowledge in physycal education classes : an experiencie with the use drawing in early childhood educationEducação físicaEducação infantilDesenho da figura humanaPratica educacionalPrática pedagógicaPhysical educationEarly childhood educationHuman figure drawingEducational practicePedagogical practiceOrientador: Ademir De MarcoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: O universo da Educação Física move investigações em diversas áreas. O mundo infantil caracteriza-se pela intensidade da atividade motora e da fantasia, o que explica o crescente número de pesquisas na área da Educação Infantil. Imaginar uma criança num ambiente restrito de movimentos acarretaria uma violência à construção e formação de sua identidade. Durante o aprendizado na infância, quanto maior for a variedade de atividades e jogos, maior será o estímulo para a criança se desenvolver. Com o intuito de conhecer o interesse pelas brincadeiras infantis nas aulas de Educação Física, o brincar com materiais diversificados, esta pesquisa tem, como ponto de partida, a organização de atividades motoras com ênfase nas atividades lúdicas, a fim de buscar o desenvolvimento corporal e o convívio social harmônico. A metodologia adotada caracterizou-se como quase experimental, em virtude de cada grupo ser o seu próprio grupo controle. Logo, os recursos técnicos utilizados foram o Desenho da Figura Humana (DFH), por apresentar facilidade na aplicação e gosto pelo desenho, além de asseverar o nível de conhecimento corporal da criança; e o Desenho Livre, recurso que contribui no acompanhamento do processo de maturação no nível de conhecimento do corpo. Os resultados obtidos mostraram-se significativos nos aspectos cognitivo, afetivo e motor, revelando a Educação Física como disciplina fundamental para a Educação Infantil. A pesquisa, utilizando materiais diversificados, apresentou, todavia, uma maneira diferente de trabalhar com atividades motoras na Educação Física Infantil, levando em consideração aulas organizadas, estruturadas e planejadas para cada faixa etária e, principalmente, respeitando os interesses da criança e seu desenvolvimento motor, como também seu relacionamento escolar e familiarAbstract: The universe of Physical Education moves investigations in several areas. The child's world is characterized by the intensity of motor activity and fantasy, which explains the growing body of research in the area of Early Childhood Education . Imagine a child in a restricted environment movements would cause violence to the construction and formation of their identity. During learning in childhood, the greater the variety of activities and games, the greater the incentive for the child to develop. In order to meet the interest in children's games in physical education classes, playing with diverse materials, this research has, as a starting point , the organization of motor activities with emphasis in recreational activities in order to get the body development and harmonious social life. The methodology adopted was characterized as quasi-experimental, because each group is its own control group. Therefore, the technical resources used were the Human Figure Drawing ( HFD ) due to ease of application and taste for drawing , and assure the level of knowledge of the child body, and Freehand , feature that helps in monitoring the maturation process the level of knowledge of the body. The results were significant cognitive, affective and motor aspects, revealing Physical Education as a fundamental discipline for Early Childhood Education. The research, using diverse materials presented, however, a different way of working with motor activities in Child Physical Education , taking into account lessons organized, structured and planned for each age group, and especially respecting the interests of the child and his motor development as well as his school and family relationshipsMestradoEducação Física e SociedadeMestra em Educação FísicaCAPES001[s.n.]De Marco, Ademir, 1954-2020Melo, Jose Pereira deVenancio, SilvanaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKrieger, Juliana, 1977-20042004-02-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456KRIEGER, Juliana. A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física: uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil. 2004. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243291Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-10T11:17:08Zoai::1243291Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-10T11:17:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil The construction of body knowledge in physycal education classes : an experiencie with the use drawing in early childhood education |
title |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil |
spellingShingle |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil Krieger, Juliana, 1977- Educação física Educação infantil Desenho da figura humana Pratica educacional Prática pedagógica Physical education Early childhood education Human figure drawing Educational practice Pedagogical practice |
title_short |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil |
title_full |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil |
title_fullStr |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil |
title_full_unstemmed |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil |
title_sort |
A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física : uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil |
author |
Krieger, Juliana, 1977- |
author_facet |
Krieger, Juliana, 1977- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
De Marco, Ademir, 1954-2020 Melo, Jose Pereira de Venancio, Silvana Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Krieger, Juliana, 1977- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física Educação infantil Desenho da figura humana Pratica educacional Prática pedagógica Physical education Early childhood education Human figure drawing Educational practice Pedagogical practice |
topic |
Educação física Educação infantil Desenho da figura humana Pratica educacional Prática pedagógica Physical education Early childhood education Human figure drawing Educational practice Pedagogical practice |
description |
Orientador: Ademir De Marco |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-02-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456 KRIEGER, Juliana. A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física: uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil. 2004. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456 |
identifier_str_mv |
KRIEGER, Juliana. A construção do conhecimento corporal nas aulas de educação física: uma experiência com a utilização do desenho na educação infantil. 2004. 1 recurso online (104 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4456. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243291 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (104 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189182520688640 |