Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GONÇALVES, Márcia da Silva.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9975
Resumo: Este trabalho de pesquisa tem como título: Concepções e Práticas Docente Acerca do Desenho na Educação Infantil. Nele busquei refletir sobre como o sentido da Arte foi sendo modificado ao longo dos anos nos currículos das escolas, assim como analisar qual era a concepção que as professoras - sujeitos da pesquisa, tinham sobre a relevância do desenho infantil e como ocorria a prática dessas educadoras ao utilizarem as produções dos desenhos em suas salas de aula. Quanto a Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de observações e entrevistas com duas professoras dos Anos de Ensino de Níveis I e II da creche, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que o desenho infantil, às vezes, era utilizado de forma equivocada por uma das professoras, que utilizava desenhos prontos para serem apenas pintados pelas crianças e acabava esquecendo de todo o processo de produção dos desenhos. Processo este, que deve ser significativo e oferecer oportunidade para os discentes expressarem as suas realidades sócio/culturais. A pesquisa explicitou, também, que uma das educadoras trabalhava valorizando todo o processo de produção, considerando que o desenho infantil é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das crianças nos aspectos afetivo, emocional, social, cultural, motor, cognitivo e humano, sendo porta voz para a comunicação e o diálogo sobre a realidade individual vivida por cada uma delas.
id UFCG_0235583ac5c1338eb3af4b770442b0bd
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9975
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.Conceptions and teaching practices about drawing in early childhood education.Desenho - Educação InfantilEducação Infantil - Arte como prática docenteArtePrática docenteDesenho - concepção de professores na sala de aulaDrawing - Early Childhood EducationEarly Childhood Education - Art as a teaching practiceArtTeaching practiceDrawing - conception of teachers in the classroomEducação.Este trabalho de pesquisa tem como título: Concepções e Práticas Docente Acerca do Desenho na Educação Infantil. Nele busquei refletir sobre como o sentido da Arte foi sendo modificado ao longo dos anos nos currículos das escolas, assim como analisar qual era a concepção que as professoras - sujeitos da pesquisa, tinham sobre a relevância do desenho infantil e como ocorria a prática dessas educadoras ao utilizarem as produções dos desenhos em suas salas de aula. Quanto a Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de observações e entrevistas com duas professoras dos Anos de Ensino de Níveis I e II da creche, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que o desenho infantil, às vezes, era utilizado de forma equivocada por uma das professoras, que utilizava desenhos prontos para serem apenas pintados pelas crianças e acabava esquecendo de todo o processo de produção dos desenhos. Processo este, que deve ser significativo e oferecer oportunidade para os discentes expressarem as suas realidades sócio/culturais. A pesquisa explicitou, também, que uma das educadoras trabalhava valorizando todo o processo de produção, considerando que o desenho infantil é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das crianças nos aspectos afetivo, emocional, social, cultural, motor, cognitivo e humano, sendo porta voz para a comunicação e o diálogo sobre a realidade individual vivida por cada uma delas.This paper has like title: conception and teaching practice about drawing in the childish education. In it I searched reflect about how the sense of the art has been modified through the years in the school curriculum, as well as to analyse which was the teachers conception, subject of the search, about the childish drawing relevance and how occured their practice when they used the drawing production in their classes. Relative to mothodology, was made a qualitative search information for to be analyzed through observation and interview with two teachers of the I and II levels of childish educational in the creche, locus research, in city Cajazeiras- PB. The investigation resul, revealed that the childish drawing, sometimes, was used so wrong by one of the teachers, that used drawing ready for just be coloured by children and forgot all the process of producing drawing. Process that must be significant and offer to the students the opportunity to express their socio-cultural reality. So the research also shows that one of the teachers worked valuing all the production process, considering that the childish drawing is a tool very important for the childrens development in the aspects affective, emotional, social, cultural, motor, cognitive and human, being spokesman to a communication and dialogue about the individual reality lived by one of them.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGVIDEIRA, Piedade Lino.VIDEIRA, Piedade L.http://lattes.cnpq.br/4269580489108934SANTOS, Elzanir dos.SANTOS, Risomar Alves dos.GONÇALVES, Márcia da Silva.20122019-12-06T21:14:05Z2019-12-062019-12-06T21:14:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9975GONÇALVES, Márcia da Silva. Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil. 2012. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T12:21:12Zoai:localhost:riufcg/9975Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T12:21:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.
Conceptions and teaching practices about drawing in early childhood education.
title Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.
spellingShingle Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.
GONÇALVES, Márcia da Silva.
Desenho - Educação Infantil
Educação Infantil - Arte como prática docente
Arte
Prática docente
Desenho - concepção de professores na sala de aula
Drawing - Early Childhood Education
Early Childhood Education - Art as a teaching practice
Art
Teaching practice
Drawing - conception of teachers in the classroom
Educação.
title_short Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.
title_full Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.
title_fullStr Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.
title_full_unstemmed Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.
title_sort Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil.
author GONÇALVES, Márcia da Silva.
author_facet GONÇALVES, Márcia da Silva.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv VIDEIRA, Piedade Lino.
VIDEIRA, Piedade L.
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934
SANTOS, Elzanir dos.
SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.author.fl_str_mv GONÇALVES, Márcia da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Desenho - Educação Infantil
Educação Infantil - Arte como prática docente
Arte
Prática docente
Desenho - concepção de professores na sala de aula
Drawing - Early Childhood Education
Early Childhood Education - Art as a teaching practice
Art
Teaching practice
Drawing - conception of teachers in the classroom
Educação.
topic Desenho - Educação Infantil
Educação Infantil - Arte como prática docente
Arte
Prática docente
Desenho - concepção de professores na sala de aula
Drawing - Early Childhood Education
Early Childhood Education - Art as a teaching practice
Art
Teaching practice
Drawing - conception of teachers in the classroom
Educação.
description Este trabalho de pesquisa tem como título: Concepções e Práticas Docente Acerca do Desenho na Educação Infantil. Nele busquei refletir sobre como o sentido da Arte foi sendo modificado ao longo dos anos nos currículos das escolas, assim como analisar qual era a concepção que as professoras - sujeitos da pesquisa, tinham sobre a relevância do desenho infantil e como ocorria a prática dessas educadoras ao utilizarem as produções dos desenhos em suas salas de aula. Quanto a Metodologia, foi feita uma pesquisa qualitativa, que buscou os dados a serem analisados por meio de observações e entrevistas com duas professoras dos Anos de Ensino de Níveis I e II da creche, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras - PB. Em relação aos resultados, a investigação revelou que o desenho infantil, às vezes, era utilizado de forma equivocada por uma das professoras, que utilizava desenhos prontos para serem apenas pintados pelas crianças e acabava esquecendo de todo o processo de produção dos desenhos. Processo este, que deve ser significativo e oferecer oportunidade para os discentes expressarem as suas realidades sócio/culturais. A pesquisa explicitou, também, que uma das educadoras trabalhava valorizando todo o processo de produção, considerando que o desenho infantil é uma ferramenta muito importante para o desenvolvimento das crianças nos aspectos afetivo, emocional, social, cultural, motor, cognitivo e humano, sendo porta voz para a comunicação e o diálogo sobre a realidade individual vivida por cada uma delas.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2019-12-06T21:14:05Z
2019-12-06
2019-12-06T21:14:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9975
GONÇALVES, Márcia da Silva. Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil. 2012. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9975
identifier_str_mv GONÇALVES, Márcia da Silva. Concepções e práticas docente acerca do desenho na educação infantil. 2012. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744420554145792