Sadej: uma proposta de avaliação para a gestão da educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Sobral, Adriana Eufrásio Braga, Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes, Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39069
Resumo: Este artigo objetiva apresentar o Sistema de Avaliação de Desempenho Escolar de Jaguaruana (SADEJ), delineando as possibilidades de eficácia da avaliação como instrumento de gestão da educação da escola pública, debatendo o impacto dessa avaliação para a gestão da aprendizagem no município. O direcionamento desta investigação se deu a luz de Vianna (2000) e Worten, Sanders e Fitzpatrick (2004). A visão dos autores permitiu compreender as óticas de: Tyler que contribuiu para a análise dos resultados aferidos pelo SADEJ; Cronbach norteou a respeito da multidimensionalidade da avaliação e o processo de tomada de decisão e Vianna contribuiu na problematização sobre a medida da qualidade em educação. Para tanto, se fez necessário discriminar os fundamentos conceituais que nortearam o processo avaliativo utilizado no sistema, sua metodologia, execução, como também, debater acerca das possibilidades de intervenção na prática docente da rede pública a partir dos resultados obtidos pela experiência avaliativa, ressaltando as potencialidades e fragilidades do processo desenvolvido para a prática pedagógica e para a definição da política pública que vislumbra a qualidade da educação no município estudado. Em razão da natureza do objeto de estudo, bibliográfica e de campo, a metodologia foi desenvolvida pela abordagem qualitativa. O estudo de campo foi realizado no Departamento de Ensino da Secretaria da Educação localizada em Jaguaruana-Ce. Utilizou-se entrevistas abertas para coleta das informações e análise documental. Os resultados apontam para uma iniciativa inovadora em que o diferencial da avaliação proposta, em cunho municipal, se destina a promover uma macroavaliação de suas próprias instituições escolares no que compete ao ensino e a aprendizagem e a partir dos resultados obtidos prever ações administrativas e pedagógicas interventivas que otimizem os indicadores de rendimento educacionais fazendo uso dos resultados observados no SADEJ.
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