Sadej: uma proposta de avaliação para a gestão da educação
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39069 |
Resumo: | Este artigo objetiva apresentar o Sistema de Avaliação de Desempenho Escolar de Jaguaruana (SADEJ), delineando as possibilidades de eficácia da avaliação como instrumento de gestão da educação da escola pública, debatendo o impacto dessa avaliação para a gestão da aprendizagem no município. O direcionamento desta investigação se deu a luz de Vianna (2000) e Worten, Sanders e Fitzpatrick (2004). A visão dos autores permitiu compreender as óticas de: Tyler que contribuiu para a análise dos resultados aferidos pelo SADEJ; Cronbach norteou a respeito da multidimensionalidade da avaliação e o processo de tomada de decisão e Vianna contribuiu na problematização sobre a medida da qualidade em educação. Para tanto, se fez necessário discriminar os fundamentos conceituais que nortearam o processo avaliativo utilizado no sistema, sua metodologia, execução, como também, debater acerca das possibilidades de intervenção na prática docente da rede pública a partir dos resultados obtidos pela experiência avaliativa, ressaltando as potencialidades e fragilidades do processo desenvolvido para a prática pedagógica e para a definição da política pública que vislumbra a qualidade da educação no município estudado. Em razão da natureza do objeto de estudo, bibliográfica e de campo, a metodologia foi desenvolvida pela abordagem qualitativa. O estudo de campo foi realizado no Departamento de Ensino da Secretaria da Educação localizada em Jaguaruana-Ce. Utilizou-se entrevistas abertas para coleta das informações e análise documental. Os resultados apontam para uma iniciativa inovadora em que o diferencial da avaliação proposta, em cunho municipal, se destina a promover uma macroavaliação de suas próprias instituições escolares no que compete ao ensino e a aprendizagem e a partir dos resultados obtidos prever ações administrativas e pedagógicas interventivas que otimizem os indicadores de rendimento educacionais fazendo uso dos resultados observados no SADEJ. |
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