O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9994
Resumo: Discorre sobre o emprego da avaliaÃÃo em larga escala, em especial o Sistema de AvaliaÃÃo de Desempenho Escolar de Jaguaruana â CE (SADEJ), como instrumento para melhorar a prÃtica pedagÃgica. O SADEJ procura fornecer informaÃÃes sobre o desempenho de discentes e docentes. Os resultados subsidiam aÃÃes interventivas de carÃter administrativo e pedagÃgico para superar os desafios apontados pelo ato avaliativo. Com efeito, parte do entendimento de que avaliaÃÃo, quando utilizada como instrumento norteador da gestÃo da aprendizagem, pode contribuir para a prÃtica pedagÃgica e melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, a prÃpria aprendizagem. Assim, o estudo teve como objetivo geral compreender a repercussÃo dos resultados originados pelo SADEJ para aprimorar a prÃtica pedagÃgica e a gestÃo da aprendizagem no ensino fundamental em escolas pÃblicas municipais de Jaguaruana- CE, no perÃodo 2011 e 2012. Especificamente tÃm-se os seguintes objetivos: descrever desde a estrutura de criaÃÃo e implantaÃÃo da experiÃncia avaliativa nas escolas atà a metodologia de coleta, tratamento, apresentaÃÃo dos dados; analisar como a Secretaria de EducaÃÃo se apropria dos resultados obtidos pela avaliaÃÃo proposta para reestruturar as aÃÃes administrativo-pedagÃgicas; explicitar, na percepÃÃo dos professores, as implicaÃÃes do Sistema na aÃÃo docente; avaliar as contribuiÃÃes do SADEJ no desempenho observado no ensino fundamental. A metodologia utilizada seguiu a abordagem quantiqualitativa de natureza bibliogrÃfica e de campo. Para coleta de dados, recorreu-se à utilizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas e questionÃrio. Como recurso para compreensÃo dos resultados utilizou-se, respectivamente, a anÃlise de conteÃdo (RODRIGUES) para as respostas emitidas e o software SPSS (Statistical Pakage for the Social Sciences) versÃo 15.0 do aplicativo Windows para anÃlise do questionÃrio. A amostra foi composta por 129 sujeitos que lecionam nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Jaguaruana- CE e sete membros da equipe do SADEJ. Os resultados apontam que a avaliaÃÃo em larga escala por si, nÃo melhora o desempenho dos alunos, tampouco a aprendizagem, mas as aÃÃes posteriores a esse tipo de avaliaÃÃo que se utiliza dos resultados para fundamentar as decisÃes podem contribuir para a qualidade do ensino e otimizaÃÃo dos indicadores de desempenho e aprendizagem. Essa contribuiÃÃo à prÃtica pedagÃgica ficou evidente na proposta do SADEJ. A repercussÃo das aÃÃes executadas apÃs a divulgaÃÃo dos resultados à sensÃvel nas taxas de crescimento nos indicadores aferidos pelo IDEB e pela Prova Brasil.
id UFC_004e8cb597db6834356b450da5d0dd50
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:6788
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICAThe Evaluation System of Educational Jaguaruana - CE (SADEJ) for practice teaching2013-05-29Adriana Eufrasio Braga 25824848300http://lattes.cnpq.br/8042943225979510Nicolino Trompieri Filho04698673704http://lattes.cnpq.br/2275828437667452Simone Trindade da Cunha35368683049http://lattes.cnpq.br/693630994583546253887956320http://lattes.cnpq.br/4404191168102368DÃbora Aldyane Barbosa CarvalhoUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRAvaliaÃÃo em larga escala Ensino Fundamental GestÃo da aprendizagem Large-scale assessment Elementary Education Learning managementAVALIACAO DA APRENDIZAGEMDiscorre sobre o emprego da avaliaÃÃo em larga escala, em especial o Sistema de AvaliaÃÃo de Desempenho Escolar de Jaguaruana â CE (SADEJ), como instrumento para melhorar a prÃtica pedagÃgica. O SADEJ procura fornecer informaÃÃes sobre o desempenho de discentes e docentes. Os resultados subsidiam aÃÃes interventivas de carÃter administrativo e pedagÃgico para superar os desafios apontados pelo ato avaliativo. Com efeito, parte do entendimento de que avaliaÃÃo, quando utilizada como instrumento norteador da gestÃo da aprendizagem, pode contribuir para a prÃtica pedagÃgica e melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, a prÃpria aprendizagem. Assim, o estudo teve como objetivo geral compreender a repercussÃo dos resultados originados pelo SADEJ para aprimorar a prÃtica pedagÃgica e a gestÃo da aprendizagem no ensino fundamental em escolas pÃblicas municipais de Jaguaruana- CE, no perÃodo 2011 e 2012. Especificamente tÃm-se os seguintes objetivos: descrever desde a estrutura de criaÃÃo e implantaÃÃo da experiÃncia avaliativa nas escolas atà a metodologia de coleta, tratamento, apresentaÃÃo dos dados; analisar como a Secretaria de EducaÃÃo se apropria dos resultados obtidos pela avaliaÃÃo proposta para reestruturar as aÃÃes administrativo-pedagÃgicas; explicitar, na percepÃÃo dos professores, as implicaÃÃes do Sistema na aÃÃo docente; avaliar as contribuiÃÃes do SADEJ no desempenho observado no ensino fundamental. A metodologia utilizada seguiu a abordagem quantiqualitativa de natureza bibliogrÃfica e de campo. Para coleta de dados, recorreu-se à utilizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas e questionÃrio. Como recurso para compreensÃo dos resultados utilizou-se, respectivamente, a anÃlise de conteÃdo (RODRIGUES) para as respostas emitidas e o software SPSS (Statistical Pakage for the Social Sciences) versÃo 15.0 do aplicativo Windows para anÃlise do questionÃrio. A amostra foi composta por 129 sujeitos que lecionam nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Jaguaruana- CE e sete membros da equipe do SADEJ. Os resultados apontam que a avaliaÃÃo em larga escala por si, nÃo melhora o desempenho dos alunos, tampouco a aprendizagem, mas as aÃÃes posteriores a esse tipo de avaliaÃÃo que se utiliza dos resultados para fundamentar as decisÃes podem contribuir para a qualidade do ensino e otimizaÃÃo dos indicadores de desempenho e aprendizagem. Essa contribuiÃÃo à prÃtica pedagÃgica ficou evidente na proposta do SADEJ. A repercussÃo das aÃÃes executadas apÃs a divulgaÃÃo dos resultados à sensÃvel nas taxas de crescimento nos indicadores aferidos pelo IDEB e pela Prova Brasil. Discusses the use of large-scale assessment, especially System Performance Assessment School Jaguaruana - CE (SADEJ) as a tool to improve teaching practice. The SADEJ seeks to provide information on the performance of students and teachers. The results provide interventive actions of an administrative and teaching to overcome the challenges identified by the evaluative act. Indeed, part of the understanding that assessment, when used as a guiding instrument for learning management, can contribute to pedagogical practice and improve the quality of teaching and hence learning itself. Thus, the study aimed to understand the impact of the results derived by SADEJ to improve pedagogical practice and the management of learning in basic education in public schools Jaguaruana-CE, between 2011 and 2012. Specifically have the following objectives: to describe the structure from the creation and deployment of evaluative experience in schools to the methodology of collection, treatment, presentation of data, analyze how the Department of Education appropriates the results obtained by the proposed evaluation to restructure administrative and pedagogical actions; explicit, in the perception of teachers, the implications of the system in teaching activities; SADEJ evaluate the contributions of the observed performance in elementary school. The methodology followed the approach of quantitative-bibliographical and field. For data collection, we resorted to the use of semi-structured interviews and questionnaires. As a resource to understand the results, we used, respectively, the content analysis (RODRIGUES) for responses issued and SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) version 15.0 Windows application for analysis of the questionnaire. The sample consisted of 129 subjects who teach in elementary schools in the municipal education Jaguaruana-CE seven team members SADEJ. The results show that the large-scale assessment by itself, does not improve student performance, nor learning, but the actions subsequent to this type of evaluation which uses the results to inform decisions can contribute to the quality of teaching and optimization performance indicators and learning. This contribution to the pedagogical practice was evident in the proposed SADEJ. The impact of the actions taken after the disclosure of the results is sensitive in growth rates as measured by the indicators and the Proof IDEB Brazil. nÃo hÃhttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9994application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:23:03Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The Evaluation System of Educational Jaguaruana - CE (SADEJ) for practice teaching
title O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA
spellingShingle O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA
DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
AvaliaÃÃo em larga escala
Ensino Fundamental
GestÃo da aprendizagem
Large-scale assessment
Elementary Education
Learning management
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
title_short O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA
title_full O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA
title_fullStr O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA
title_full_unstemmed O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA
title_sort O SISTEMA DE AVALIAÃÃO DO DESEMPENHO ESCOLAR DE JAGUARUANA â CE (SADEJ) PARA A PRÃTICA PEDAGÃGICA
author DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
author_facet DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adriana Eufrasio Braga
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 25824848300
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8042943225979510
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Nicolino Trompieri Filho
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 04698673704
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2275828437667452
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Simone Trindade da Cunha
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 35368683049
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6936309945835462
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 53887956320
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4404191168102368
dc.contributor.author.fl_str_mv DÃbora Aldyane Barbosa Carvalho
contributor_str_mv Adriana Eufrasio Braga
Nicolino Trompieri Filho
Simone Trindade da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv AvaliaÃÃo em larga escala
Ensino Fundamental
GestÃo da aprendizagem
topic AvaliaÃÃo em larga escala
Ensino Fundamental
GestÃo da aprendizagem
Large-scale assessment
Elementary Education
Learning management
AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.subject.eng.fl_str_mv Large-scale assessment
Elementary Education
Learning management
dc.subject.cnpq.fl_str_mv AVALIACAO DA APRENDIZAGEM
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv nÃo hÃ
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Discorre sobre o emprego da avaliaÃÃo em larga escala, em especial o Sistema de AvaliaÃÃo de Desempenho Escolar de Jaguaruana â CE (SADEJ), como instrumento para melhorar a prÃtica pedagÃgica. O SADEJ procura fornecer informaÃÃes sobre o desempenho de discentes e docentes. Os resultados subsidiam aÃÃes interventivas de carÃter administrativo e pedagÃgico para superar os desafios apontados pelo ato avaliativo. Com efeito, parte do entendimento de que avaliaÃÃo, quando utilizada como instrumento norteador da gestÃo da aprendizagem, pode contribuir para a prÃtica pedagÃgica e melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, a prÃpria aprendizagem. Assim, o estudo teve como objetivo geral compreender a repercussÃo dos resultados originados pelo SADEJ para aprimorar a prÃtica pedagÃgica e a gestÃo da aprendizagem no ensino fundamental em escolas pÃblicas municipais de Jaguaruana- CE, no perÃodo 2011 e 2012. Especificamente tÃm-se os seguintes objetivos: descrever desde a estrutura de criaÃÃo e implantaÃÃo da experiÃncia avaliativa nas escolas atà a metodologia de coleta, tratamento, apresentaÃÃo dos dados; analisar como a Secretaria de EducaÃÃo se apropria dos resultados obtidos pela avaliaÃÃo proposta para reestruturar as aÃÃes administrativo-pedagÃgicas; explicitar, na percepÃÃo dos professores, as implicaÃÃes do Sistema na aÃÃo docente; avaliar as contribuiÃÃes do SADEJ no desempenho observado no ensino fundamental. A metodologia utilizada seguiu a abordagem quantiqualitativa de natureza bibliogrÃfica e de campo. Para coleta de dados, recorreu-se à utilizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas e questionÃrio. Como recurso para compreensÃo dos resultados utilizou-se, respectivamente, a anÃlise de conteÃdo (RODRIGUES) para as respostas emitidas e o software SPSS (Statistical Pakage for the Social Sciences) versÃo 15.0 do aplicativo Windows para anÃlise do questionÃrio. A amostra foi composta por 129 sujeitos que lecionam nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Jaguaruana- CE e sete membros da equipe do SADEJ. Os resultados apontam que a avaliaÃÃo em larga escala por si, nÃo melhora o desempenho dos alunos, tampouco a aprendizagem, mas as aÃÃes posteriores a esse tipo de avaliaÃÃo que se utiliza dos resultados para fundamentar as decisÃes podem contribuir para a qualidade do ensino e otimizaÃÃo dos indicadores de desempenho e aprendizagem. Essa contribuiÃÃo à prÃtica pedagÃgica ficou evidente na proposta do SADEJ. A repercussÃo das aÃÃes executadas apÃs a divulgaÃÃo dos resultados à sensÃvel nas taxas de crescimento nos indicadores aferidos pelo IDEB e pela Prova Brasil.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv Discusses the use of large-scale assessment, especially System Performance Assessment School Jaguaruana - CE (SADEJ) as a tool to improve teaching practice. The SADEJ seeks to provide information on the performance of students and teachers. The results provide interventive actions of an administrative and teaching to overcome the challenges identified by the evaluative act. Indeed, part of the understanding that assessment, when used as a guiding instrument for learning management, can contribute to pedagogical practice and improve the quality of teaching and hence learning itself. Thus, the study aimed to understand the impact of the results derived by SADEJ to improve pedagogical practice and the management of learning in basic education in public schools Jaguaruana-CE, between 2011 and 2012. Specifically have the following objectives: to describe the structure from the creation and deployment of evaluative experience in schools to the methodology of collection, treatment, presentation of data, analyze how the Department of Education appropriates the results obtained by the proposed evaluation to restructure administrative and pedagogical actions; explicit, in the perception of teachers, the implications of the system in teaching activities; SADEJ evaluate the contributions of the observed performance in elementary school. The methodology followed the approach of quantitative-bibliographical and field. For data collection, we resorted to the use of semi-structured interviews and questionnaires. As a resource to understand the results, we used, respectively, the content analysis (RODRIGUES) for responses issued and SPSS (Statistical Package for the Social Sciences) version 15.0 Windows application for analysis of the questionnaire. The sample consisted of 129 subjects who teach in elementary schools in the municipal education Jaguaruana-CE seven team members SADEJ. The results show that the large-scale assessment by itself, does not improve student performance, nor learning, but the actions subsequent to this type of evaluation which uses the results to inform decisions can contribute to the quality of teaching and optimization performance indicators and learning. This contribution to the pedagogical practice was evident in the proposed SADEJ. The impact of the actions taken after the disclosure of the results is sensitive in growth rates as measured by the indicators and the Proof IDEB Brazil.
description Discorre sobre o emprego da avaliaÃÃo em larga escala, em especial o Sistema de AvaliaÃÃo de Desempenho Escolar de Jaguaruana â CE (SADEJ), como instrumento para melhorar a prÃtica pedagÃgica. O SADEJ procura fornecer informaÃÃes sobre o desempenho de discentes e docentes. Os resultados subsidiam aÃÃes interventivas de carÃter administrativo e pedagÃgico para superar os desafios apontados pelo ato avaliativo. Com efeito, parte do entendimento de que avaliaÃÃo, quando utilizada como instrumento norteador da gestÃo da aprendizagem, pode contribuir para a prÃtica pedagÃgica e melhorar a qualidade do ensino e, consequentemente, a prÃpria aprendizagem. Assim, o estudo teve como objetivo geral compreender a repercussÃo dos resultados originados pelo SADEJ para aprimorar a prÃtica pedagÃgica e a gestÃo da aprendizagem no ensino fundamental em escolas pÃblicas municipais de Jaguaruana- CE, no perÃodo 2011 e 2012. Especificamente tÃm-se os seguintes objetivos: descrever desde a estrutura de criaÃÃo e implantaÃÃo da experiÃncia avaliativa nas escolas atà a metodologia de coleta, tratamento, apresentaÃÃo dos dados; analisar como a Secretaria de EducaÃÃo se apropria dos resultados obtidos pela avaliaÃÃo proposta para reestruturar as aÃÃes administrativo-pedagÃgicas; explicitar, na percepÃÃo dos professores, as implicaÃÃes do Sistema na aÃÃo docente; avaliar as contribuiÃÃes do SADEJ no desempenho observado no ensino fundamental. A metodologia utilizada seguiu a abordagem quantiqualitativa de natureza bibliogrÃfica e de campo. Para coleta de dados, recorreu-se à utilizaÃÃo de entrevistas semiestruturadas e questionÃrio. Como recurso para compreensÃo dos resultados utilizou-se, respectivamente, a anÃlise de conteÃdo (RODRIGUES) para as respostas emitidas e o software SPSS (Statistical Pakage for the Social Sciences) versÃo 15.0 do aplicativo Windows para anÃlise do questionÃrio. A amostra foi composta por 129 sujeitos que lecionam nas escolas de ensino fundamental da rede municipal de ensino de Jaguaruana- CE e sete membros da equipe do SADEJ. Os resultados apontam que a avaliaÃÃo em larga escala por si, nÃo melhora o desempenho dos alunos, tampouco a aprendizagem, mas as aÃÃes posteriores a esse tipo de avaliaÃÃo que se utiliza dos resultados para fundamentar as decisÃes podem contribuir para a qualidade do ensino e otimizaÃÃo dos indicadores de desempenho e aprendizagem. Essa contribuiÃÃo à prÃtica pedagÃgica ficou evidente na proposta do SADEJ. A repercussÃo das aÃÃes executadas apÃs a divulgaÃÃo dos resultados à sensÃvel nas taxas de crescimento nos indicadores aferidos pelo IDEB e pela Prova Brasil.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-05-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9994
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9994
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295174041796608