O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sílvia Assis
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46775
Resumo: Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023.
id UNB_06530b4286b74262403891eb73724fc3
oai_identifier_str oai:repositorio.unb.br:10482/46775
network_acronym_str UNB
network_name_str Repositório Institucional da UnB
repository_id_str
spelling O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito FederalPrática pedagógicaGestão escolarAvaliação educacionalDesempenho escolarDissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023.A presente pesquisa considerou o Sistema Avaliação da Educação (Saeb) e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) para buscar compreender a relação do(a) gestor(a) com os dados avaliativos externos que recebem em suas unidades escolares. Para tal, foram investigadas práticas pedagógicas de diretores de seis unidades escolares de anos iniciais da rede pública de ensino localizadas na regional de Taguatinga, que apresentaram melhoria progressiva no Ideb nos anos de 2015, 2017 e 2019, para verificar como ocorre o trabalho do diretor e se há relação entre resultados das avaliações em larga escala e o uso dos dados educacionais pelo diretor da unidade. A pesquisa, guiada pelo método qualitativo, teve como procedimento metodológico a realização de entrevistas semiestruturadas com membros da gestão, o monitoramento da rotina de um dos gestores (shadowing) e a análise documental. Ancorou-se ainda em revisão bibliográfica sobre o tema. Esta dissertação buscou rastrear, pela atuação da equipe gestora, indícios de que uma utilização dos dados avaliativos externos pudesse estar favorecendo os resultados de aprendizagem expressos no Ideb, já que as unidades investigadas vinham apresentando ascendência no índice. Foi possível perceber que, embora os dados da avaliação em larga escala já façam parte da rotina das unidades escolares, a utilização dos dados avaliativos externos ocorre de forma incipiente e pouco sistematizada, concluindo se ser reducionista afirmar que a mobilização para o uso dos dados externos proporcionou o crescimento do Ideb nos anos investigados. Houve, contudo, a constatação de que quanto mais frequente é o acompanhamento das aprendizagens e quanto mais próximo está o(a) gestor(a) desse monitoramento, maiores são as possibilidades de colheita de melhores resultados pedagógicos. Enfocando aspectos apontados pelos gestores como limitadores para o uso dos dados, o produto técnico propõe o desenvolvimento/aprimoramento de estratégias que contribuam para melhor utilização dos dados.The present research considered the Brazilian School Evaluation System (Saeb) and the Basic Education Development Index (Ideb) to understand the manager's relationship with the external evaluation data received by their school units. To this end, we investigated the pedagogical practices of the principals of six early-year school units of the public school system located in the region of Taguatinga, which showed progressive improvement in the Ideb in 2015, 2017, and 2019, to verify how the work of the principal occurs and whether there is a relationship between the results of large-scale assessments and the use of educational data by the unit's manager. The research, guided by the qualitative method, had as its methodological procedure the execution of semi-structured interviews with members of the management, the monitoring of the routine of one of the managers (shadowing), and the analysis of documents. In addition, it was based on a bibliographic review of the theme. This work sought to track, by the performance of the management team, signs that the use of external evaluative data might be favoring the learning results expressed in the Ideb since the units under investigation had been showing an upward trend in the index. It was possible to notice that, although the data from the large-scale evaluation are already part of the school units' routine, the use of external evaluative data occurs in an incipient and unsystematized way, concluding that it is reductionist to say that the mobilization for the utilization of external data provided the growth of the Ideb in the years investigated. However, it was found that the more frequent the learning monitoring and the closer the manager is to this monitoring, the greater the possibilities of harvesting better pedagogical results. Focusing on aspects pointed out by managers as limiting the use of data, the technical product proposes the development/improvement of strategies that contribute to better data use.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalCastioni, RemiOliveira, Sílvia Assis2023-10-31T20:42:55Z2023-10-31T20:42:55Z2023-10-312023-04-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA, Sílvia Assis. O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal. 2023. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46775porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-10-31T20:42:55Zoai:repositorio.unb.br:10482/46775Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-10-31T20:42:55Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal
title O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal
spellingShingle O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal
Oliveira, Sílvia Assis
Prática pedagógica
Gestão escolar
Avaliação educacional
Desempenho escolar
title_short O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal
title_full O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal
title_fullStr O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal
title_full_unstemmed O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal
title_sort O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal
author Oliveira, Sílvia Assis
author_facet Oliveira, Sílvia Assis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Castioni, Remi
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sílvia Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Prática pedagógica
Gestão escolar
Avaliação educacional
Desempenho escolar
topic Prática pedagógica
Gestão escolar
Avaliação educacional
Desempenho escolar
description Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Brasília, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-31T20:42:55Z
2023-10-31T20:42:55Z
2023-10-31
2023-04-26
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, Sílvia Assis. O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal. 2023. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46775
identifier_str_mv OLIVEIRA, Sílvia Assis. O trabalho do diretor no contexto escolar e os resultados educacionais em seis escolas da Rede Pública do Distrito Federal. 2023. 120 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2023.
url http://repositorio2.unb.br/jspui/handle/10482/46775
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UnB
instname:Universidade de Brasília (UnB)
instacron:UNB
instname_str Universidade de Brasília (UnB)
instacron_str UNB
institution UNB
reponame_str Repositório Institucional da UnB
collection Repositório Institucional da UnB
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@unb.br
_version_ 1810580783377678336