A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares Júnior, Jair Lino
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Santos, Maria José Costa dos
Tipo de documento: Capítulo de livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662
Resumo: Apresentamos aqui um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado. As análises apresentadas são ainda iniciais. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do 8.° ano do ensino fundamental anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria, a partir das premissas das atividades didáticas que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural. De acordo com Mendes (2009) as atividades didáticas oportunizam ao educando uma dinâmica experimental colocando-o como investigador e sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Para o autor o ensino baseado em atividades possibilita ao aprendiz uma construção constante das noções matemáticas presentes em cada atividade.[...]No intuito de coletar dados iniciais e justificar a relevância do tema e a necessidade de uma abordagem do conceito de transformação geométrica para além do livro didático, realizamos uma análise do plateau - de acordo com a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) é a análise dos conhecimentos prévios dos educandos (SANTOS, 2016) - com os alunos, no qual seguimos um roteiro de investigação que é apresentado mais adiante.[...]
id UFC-7_1940ba114a085985f357441f507d6a3e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/47662
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticasEnsino FundamentalProcesso de Ensino-AprendizagemSistema de Avaliação da Educação Básica - (SAEB)Sequência FedathiApresentamos aqui um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado. As análises apresentadas são ainda iniciais. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do 8.° ano do ensino fundamental anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria, a partir das premissas das atividades didáticas que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural. De acordo com Mendes (2009) as atividades didáticas oportunizam ao educando uma dinâmica experimental colocando-o como investigador e sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Para o autor o ensino baseado em atividades possibilita ao aprendiz uma construção constante das noções matemáticas presentes em cada atividade.[...]No intuito de coletar dados iniciais e justificar a relevância do tema e a necessidade de uma abordagem do conceito de transformação geométrica para além do livro didático, realizamos uma análise do plateau - de acordo com a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) é a análise dos conhecimentos prévios dos educandos (SANTOS, 2016) - com os alunos, no qual seguimos um roteiro de investigação que é apresentado mais adiante.[...]Editora Pontes2019-11-12T11:29:50Z2019-11-12T11:29:50Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfSOARES JÚNIOR, Jair Lino; SANTOS, Maria José Costa dos. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 166-179.978-85-7113-967-1http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662Soares Júnior, Jair LinoSantos, Maria José Costa dosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-12T11:29:50Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/47662Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:04:01.543518Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
spellingShingle A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
Soares Júnior, Jair Lino
Ensino Fundamental
Processo de Ensino-Aprendizagem
Sistema de Avaliação da Educação Básica - (SAEB)
Sequência Fedathi
title_short A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title_full A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title_fullStr A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title_full_unstemmed A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
title_sort A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas
author Soares Júnior, Jair Lino
author_facet Soares Júnior, Jair Lino
Santos, Maria José Costa dos
author_role author
author2 Santos, Maria José Costa dos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares Júnior, Jair Lino
Santos, Maria José Costa dos
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Processo de Ensino-Aprendizagem
Sistema de Avaliação da Educação Básica - (SAEB)
Sequência Fedathi
topic Ensino Fundamental
Processo de Ensino-Aprendizagem
Sistema de Avaliação da Educação Básica - (SAEB)
Sequência Fedathi
description Apresentamos aqui um recorte de uma pesquisa em nível de mestrado. As análises apresentadas são ainda iniciais. A pesquisa tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do 8.° ano do ensino fundamental anos finais, especialmente sobre os conceitos matemáticos que envolvem simetria e isometria, a partir das premissas das atividades didáticas que relacionam as rendas de bilros e a matemática cultural. De acordo com Mendes (2009) as atividades didáticas oportunizam ao educando uma dinâmica experimental colocando-o como investigador e sujeito ativo no processo de construção do conhecimento. Para o autor o ensino baseado em atividades possibilita ao aprendiz uma construção constante das noções matemáticas presentes em cada atividade.[...]No intuito de coletar dados iniciais e justificar a relevância do tema e a necessidade de uma abordagem do conceito de transformação geométrica para além do livro didático, realizamos uma análise do plateau - de acordo com a metodologia de ensino Sequência Fedathi (SF) é a análise dos conhecimentos prévios dos educandos (SANTOS, 2016) - com os alunos, no qual seguimos um roteiro de investigação que é apresentado mais adiante.[...]
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-11-12T11:29:50Z
2019-11-12T11:29:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bookPart
format bookPart
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOARES JÚNIOR, Jair Lino; SANTOS, Maria José Costa dos. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 166-179.
978-85-7113-967-1
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662
identifier_str_mv SOARES JÚNIOR, Jair Lino; SANTOS, Maria José Costa dos. A construção do conceito de simetria: contribuições da matemática e cultura e das atividades didáticas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 166-179.
978-85-7113-967-1
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47662
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
publisher.none.fl_str_mv Editora Pontes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029053089710080