Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45152 |
Resumo: | O presente artigo tem sua gênese a partir de proposição de pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará para o Mestrado em Educação Brasileira que será desenvolvida durante o biênio 2015/2016.A proposta é investigar o processo de estruturação da educação formal de Itapajé – CE, tomando como referência as narrativas e histórias de vida de professoras aposentadas da rede pública de ensino. A pesquisa estará ancorada teoricamente em autores como Nóvoa (1995), Souza (2004), Le Goff (2003), Chizzotti (2006), Delory-Momberger (2012), dentre outros. Como metodologia de pesquisa, optamos pelo método autobiográfico, onde os sujeitos deste trabalho serão convidados a relatar suas experiências de vida e docência através de entrevistas semiestruturadas, procedimento essencial para contemplar o caráter qualitativo/descritivo da pesquisa, ressaltando também a relevância da pesquisa bibliográfica em livros históricos, documentos e leis municipais. Com a propagação de novas formas de abordar a história, abriu-se um leque de possibilidades no que tange a escolha de novos sujeitos históricos. Isso se deveu essencialmente pela tentativa de buscar outras formas de pesquisar, diferentes da abordagem factual, linear, de grandes feitos e heróis. Esse movimento pode ser inserido numa perspectiva da história social e história cultural, sendo marcado especialmente pela utilização de fontes, tais como autobiografias, memórias, histórias de vida, narrativas escritas, literatura, fontes iconográficas, midiáticas e os programas televisivos (SOUZA, 2007, p.59). |
id |
UFC-7_19769947a138f664d2acdfff8ddc4d1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45152 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CENarrativasAutobriografiaProfessorO presente artigo tem sua gênese a partir de proposição de pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará para o Mestrado em Educação Brasileira que será desenvolvida durante o biênio 2015/2016.A proposta é investigar o processo de estruturação da educação formal de Itapajé – CE, tomando como referência as narrativas e histórias de vida de professoras aposentadas da rede pública de ensino. A pesquisa estará ancorada teoricamente em autores como Nóvoa (1995), Souza (2004), Le Goff (2003), Chizzotti (2006), Delory-Momberger (2012), dentre outros. Como metodologia de pesquisa, optamos pelo método autobiográfico, onde os sujeitos deste trabalho serão convidados a relatar suas experiências de vida e docência através de entrevistas semiestruturadas, procedimento essencial para contemplar o caráter qualitativo/descritivo da pesquisa, ressaltando também a relevância da pesquisa bibliográfica em livros históricos, documentos e leis municipais. Com a propagação de novas formas de abordar a história, abriu-se um leque de possibilidades no que tange a escolha de novos sujeitos históricos. Isso se deveu essencialmente pela tentativa de buscar outras formas de pesquisar, diferentes da abordagem factual, linear, de grandes feitos e heróis. Esse movimento pode ser inserido numa perspectiva da história social e história cultural, sendo marcado especialmente pela utilização de fontes, tais como autobiografias, memórias, histórias de vida, narrativas escritas, literatura, fontes iconográficas, midiáticas e os programas televisivos (SOUZA, 2007, p.59).Edições UFC2019-08-26T17:47:18Z2019-08-26T17:47:18Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfCRUZ, Francisca Tatianni Carneiro; SOUSA, Alba Patrícia Passos de. Ser professora “sob as vistas do Monge Lendário”: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 418-426.2447 2085http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45152Cruz, Francisca Tatianni CarneiroSousa, Alba Patrícia Passos deporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:11Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45152Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:13.917246Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE |
title |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE |
spellingShingle |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE Cruz, Francisca Tatianni Carneiro Narrativas Autobriografia Professor |
title_short |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE |
title_full |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE |
title_fullStr |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE |
title_full_unstemmed |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE |
title_sort |
Ser professora sob as vistas do Monge Lendário: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE |
author |
Cruz, Francisca Tatianni Carneiro |
author_facet |
Cruz, Francisca Tatianni Carneiro Sousa, Alba Patrícia Passos de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa, Alba Patrícia Passos de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Francisca Tatianni Carneiro Sousa, Alba Patrícia Passos de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Narrativas Autobriografia Professor |
topic |
Narrativas Autobriografia Professor |
description |
O presente artigo tem sua gênese a partir de proposição de pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – FACED, da Universidade Federal do Ceará para o Mestrado em Educação Brasileira que será desenvolvida durante o biênio 2015/2016.A proposta é investigar o processo de estruturação da educação formal de Itapajé – CE, tomando como referência as narrativas e histórias de vida de professoras aposentadas da rede pública de ensino. A pesquisa estará ancorada teoricamente em autores como Nóvoa (1995), Souza (2004), Le Goff (2003), Chizzotti (2006), Delory-Momberger (2012), dentre outros. Como metodologia de pesquisa, optamos pelo método autobiográfico, onde os sujeitos deste trabalho serão convidados a relatar suas experiências de vida e docência através de entrevistas semiestruturadas, procedimento essencial para contemplar o caráter qualitativo/descritivo da pesquisa, ressaltando também a relevância da pesquisa bibliográfica em livros históricos, documentos e leis municipais. Com a propagação de novas formas de abordar a história, abriu-se um leque de possibilidades no que tange a escolha de novos sujeitos históricos. Isso se deveu essencialmente pela tentativa de buscar outras formas de pesquisar, diferentes da abordagem factual, linear, de grandes feitos e heróis. Esse movimento pode ser inserido numa perspectiva da história social e história cultural, sendo marcado especialmente pela utilização de fontes, tais como autobiografias, memórias, histórias de vida, narrativas escritas, literatura, fontes iconográficas, midiáticas e os programas televisivos (SOUZA, 2007, p.59). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-26T17:47:18Z 2019-08-26T17:47:18Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CRUZ, Francisca Tatianni Carneiro; SOUSA, Alba Patrícia Passos de. Ser professora “sob as vistas do Monge Lendário”: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 418-426. 2447 2085 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45152 |
identifier_str_mv |
CRUZ, Francisca Tatianni Carneiro; SOUSA, Alba Patrícia Passos de. Ser professora “sob as vistas do Monge Lendário”: trajetórias de vidas e práticas educativas docentes no município de Itapajé-CE. ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 15.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 5.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS, 4., 16-18 out. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: Edições UFC, 2016. p. 418-426. 2447 2085 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45152 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028731468382208 |