Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132 |
Resumo: | Na metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, conhecer a história de vida das pessoas que convivem conosco possibilita que tenhamos mais respeito e até mesmo mais admiração por elas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para o trabalho em grupo. Desde 2015, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) realiza o compartilhamento de histórias entre seus integrantes prioritariamente por meio do Projeto Roda Viva. Este artigo se propõe a apresentar este o referido projeto e suas implicações na vida dos participantes do Programa. David e Roger Johnson e seus colaboradores defendem o aprofundamento do conhecimento mútuo como base para o melhor aproveitamento do trabalho em equipe. O Projeto Roda Viva é facilitado pela comissão de História de Vida do PACCE. Comissão essa composta por bolsistas veteranos e que e tem como objetivo tornar o compartilhamento de histórias de vida entre os participantes mais dinâmico, além de estimular a interação face-a-face entre os mesmos. As rodas vivas são encontros semanais com um grupo fixo de até 15 participantes. Após uma abertura que diga respeito à história a ser contada, um dos integrantes compartilha sua história e é depois arguido por seus colegas. Ao final é feito o processamento de grupo entre os participantes. A metodologia utilizada para este artigo é o da observação participante e relato de experiência. Para ter acesso aos relatos serão realizados grupos focais com integrantes do PACCE que tenham tido experiência com o Projeto. Os resultados têm apontado para um engajamento maior dos estudantes e a compreensão destes da importância do compartilhamento de história de vida não só para as relações construídas dentro, mas também fora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, podendo concluir, assim, que o Projeto Roda Viva tem alcançado com êxito seus objetivos no PACCE. |
id |
UFC-7_1af18a72d20995cf7f6b0c421d6c281c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45132 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantisHistória de VidaAprendizagem cooperativaVivências em grupoNa metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, conhecer a história de vida das pessoas que convivem conosco possibilita que tenhamos mais respeito e até mesmo mais admiração por elas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para o trabalho em grupo. Desde 2015, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) realiza o compartilhamento de histórias entre seus integrantes prioritariamente por meio do Projeto Roda Viva. Este artigo se propõe a apresentar este o referido projeto e suas implicações na vida dos participantes do Programa. David e Roger Johnson e seus colaboradores defendem o aprofundamento do conhecimento mútuo como base para o melhor aproveitamento do trabalho em equipe. O Projeto Roda Viva é facilitado pela comissão de História de Vida do PACCE. Comissão essa composta por bolsistas veteranos e que e tem como objetivo tornar o compartilhamento de histórias de vida entre os participantes mais dinâmico, além de estimular a interação face-a-face entre os mesmos. As rodas vivas são encontros semanais com um grupo fixo de até 15 participantes. Após uma abertura que diga respeito à história a ser contada, um dos integrantes compartilha sua história e é depois arguido por seus colegas. Ao final é feito o processamento de grupo entre os participantes. A metodologia utilizada para este artigo é o da observação participante e relato de experiência. Para ter acesso aos relatos serão realizados grupos focais com integrantes do PACCE que tenham tido experiência com o Projeto. Os resultados têm apontado para um engajamento maior dos estudantes e a compreensão destes da importância do compartilhamento de história de vida não só para as relações construídas dentro, mas também fora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, podendo concluir, assim, que o Projeto Roda Viva tem alcançado com êxito seus objetivos no PACCE.2019-08-26T14:40:17Z2019-08-26T14:40:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAUJO, Thais Dias de; GASPAR, Ramon da Costa; VIEIRA, Hermany Rosa. Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132Araujo, Thais Dias deGaspar, Ramon da CostaVieira, Hermany Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:38:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45132Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:23.844274Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis |
title |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis |
spellingShingle |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis Araujo, Thais Dias de História de Vida Aprendizagem cooperativa Vivências em grupo |
title_short |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis |
title_full |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis |
title_fullStr |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis |
title_full_unstemmed |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis |
title_sort |
Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis |
author |
Araujo, Thais Dias de |
author_facet |
Araujo, Thais Dias de Gaspar, Ramon da Costa Vieira, Hermany Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Gaspar, Ramon da Costa Vieira, Hermany Rosa |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araujo, Thais Dias de Gaspar, Ramon da Costa Vieira, Hermany Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História de Vida Aprendizagem cooperativa Vivências em grupo |
topic |
História de Vida Aprendizagem cooperativa Vivências em grupo |
description |
Na metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, conhecer a história de vida das pessoas que convivem conosco possibilita que tenhamos mais respeito e até mesmo mais admiração por elas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para o trabalho em grupo. Desde 2015, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) realiza o compartilhamento de histórias entre seus integrantes prioritariamente por meio do Projeto Roda Viva. Este artigo se propõe a apresentar este o referido projeto e suas implicações na vida dos participantes do Programa. David e Roger Johnson e seus colaboradores defendem o aprofundamento do conhecimento mútuo como base para o melhor aproveitamento do trabalho em equipe. O Projeto Roda Viva é facilitado pela comissão de História de Vida do PACCE. Comissão essa composta por bolsistas veteranos e que e tem como objetivo tornar o compartilhamento de histórias de vida entre os participantes mais dinâmico, além de estimular a interação face-a-face entre os mesmos. As rodas vivas são encontros semanais com um grupo fixo de até 15 participantes. Após uma abertura que diga respeito à história a ser contada, um dos integrantes compartilha sua história e é depois arguido por seus colegas. Ao final é feito o processamento de grupo entre os participantes. A metodologia utilizada para este artigo é o da observação participante e relato de experiência. Para ter acesso aos relatos serão realizados grupos focais com integrantes do PACCE que tenham tido experiência com o Projeto. Os resultados têm apontado para um engajamento maior dos estudantes e a compreensão destes da importância do compartilhamento de história de vida não só para as relações construídas dentro, mas também fora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, podendo concluir, assim, que o Projeto Roda Viva tem alcançado com êxito seus objetivos no PACCE. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-26T14:40:17Z 2019-08-26T14:40:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ARAUJO, Thais Dias de; GASPAR, Ramon da Costa; VIEIRA, Hermany Rosa. Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132 |
identifier_str_mv |
ARAUJO, Thais Dias de; GASPAR, Ramon da Costa; VIEIRA, Hermany Rosa. Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028914028609536 |