Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araujo, Thais Dias de
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Gaspar, Ramon da Costa, Vieira, Hermany Rosa
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132
Resumo: Na metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, conhecer a história de vida das pessoas que convivem conosco possibilita que tenhamos mais respeito e até mesmo mais admiração por elas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para o trabalho em grupo. Desde 2015, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) realiza o compartilhamento de histórias entre seus integrantes prioritariamente por meio do Projeto Roda Viva. Este artigo se propõe a apresentar este o referido projeto e suas implicações na vida dos participantes do Programa. David e Roger Johnson e seus colaboradores defendem o aprofundamento do conhecimento mútuo como base para o melhor aproveitamento do trabalho em equipe. O Projeto Roda Viva é facilitado pela comissão de História de Vida do PACCE. Comissão essa composta por bolsistas veteranos e que e tem como objetivo tornar o compartilhamento de histórias de vida entre os participantes mais dinâmico, além de estimular a interação face-a-face entre os mesmos. As rodas vivas são encontros semanais com um grupo fixo de até 15 participantes. Após uma abertura que diga respeito à história a ser contada, um dos integrantes compartilha sua história e é depois arguido por seus colegas. Ao final é feito o processamento de grupo entre os participantes. A metodologia utilizada para este artigo é o da observação participante e relato de experiência. Para ter acesso aos relatos serão realizados grupos focais com integrantes do PACCE que tenham tido experiência com o Projeto. Os resultados têm apontado para um engajamento maior dos estudantes e a compreensão destes da importância do compartilhamento de história de vida não só para as relações construídas dentro, mas também fora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, podendo concluir, assim, que o Projeto Roda Viva tem alcançado com êxito seus objetivos no PACCE.
id UFC-7_1af18a72d20995cf7f6b0c421d6c281c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45132
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantisHistória de VidaAprendizagem cooperativaVivências em grupoNa metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, conhecer a história de vida das pessoas que convivem conosco possibilita que tenhamos mais respeito e até mesmo mais admiração por elas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para o trabalho em grupo. Desde 2015, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) realiza o compartilhamento de histórias entre seus integrantes prioritariamente por meio do Projeto Roda Viva. Este artigo se propõe a apresentar este o referido projeto e suas implicações na vida dos participantes do Programa. David e Roger Johnson e seus colaboradores defendem o aprofundamento do conhecimento mútuo como base para o melhor aproveitamento do trabalho em equipe. O Projeto Roda Viva é facilitado pela comissão de História de Vida do PACCE. Comissão essa composta por bolsistas veteranos e que e tem como objetivo tornar o compartilhamento de histórias de vida entre os participantes mais dinâmico, além de estimular a interação face-a-face entre os mesmos. As rodas vivas são encontros semanais com um grupo fixo de até 15 participantes. Após uma abertura que diga respeito à história a ser contada, um dos integrantes compartilha sua história e é depois arguido por seus colegas. Ao final é feito o processamento de grupo entre os participantes. A metodologia utilizada para este artigo é o da observação participante e relato de experiência. Para ter acesso aos relatos serão realizados grupos focais com integrantes do PACCE que tenham tido experiência com o Projeto. Os resultados têm apontado para um engajamento maior dos estudantes e a compreensão destes da importância do compartilhamento de história de vida não só para as relações construídas dentro, mas também fora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, podendo concluir, assim, que o Projeto Roda Viva tem alcançado com êxito seus objetivos no PACCE.2019-08-26T14:40:17Z2019-08-26T14:40:17Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAUJO, Thais Dias de; GASPAR, Ramon da Costa; VIEIRA, Hermany Rosa. Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132Araujo, Thais Dias deGaspar, Ramon da CostaVieira, Hermany Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:38:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45132Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:23.844274Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
title Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
spellingShingle Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
Araujo, Thais Dias de
História de Vida
Aprendizagem cooperativa
Vivências em grupo
title_short Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
title_full Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
title_fullStr Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
title_full_unstemmed Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
title_sort Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis
author Araujo, Thais Dias de
author_facet Araujo, Thais Dias de
Gaspar, Ramon da Costa
Vieira, Hermany Rosa
author_role author
author2 Gaspar, Ramon da Costa
Vieira, Hermany Rosa
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araujo, Thais Dias de
Gaspar, Ramon da Costa
Vieira, Hermany Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv História de Vida
Aprendizagem cooperativa
Vivências em grupo
topic História de Vida
Aprendizagem cooperativa
Vivências em grupo
description Na metodologia da Aprendizagem Cooperativa proposta pelos irmãos David e Roger Johnson, conhecer a história de vida das pessoas que convivem conosco possibilita que tenhamos mais respeito e até mesmo mais admiração por elas. Isso contribui para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais para o trabalho em grupo. Desde 2015, o Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) realiza o compartilhamento de histórias entre seus integrantes prioritariamente por meio do Projeto Roda Viva. Este artigo se propõe a apresentar este o referido projeto e suas implicações na vida dos participantes do Programa. David e Roger Johnson e seus colaboradores defendem o aprofundamento do conhecimento mútuo como base para o melhor aproveitamento do trabalho em equipe. O Projeto Roda Viva é facilitado pela comissão de História de Vida do PACCE. Comissão essa composta por bolsistas veteranos e que e tem como objetivo tornar o compartilhamento de histórias de vida entre os participantes mais dinâmico, além de estimular a interação face-a-face entre os mesmos. As rodas vivas são encontros semanais com um grupo fixo de até 15 participantes. Após uma abertura que diga respeito à história a ser contada, um dos integrantes compartilha sua história e é depois arguido por seus colegas. Ao final é feito o processamento de grupo entre os participantes. A metodologia utilizada para este artigo é o da observação participante e relato de experiência. Para ter acesso aos relatos serão realizados grupos focais com integrantes do PACCE que tenham tido experiência com o Projeto. Os resultados têm apontado para um engajamento maior dos estudantes e a compreensão destes da importância do compartilhamento de história de vida não só para as relações construídas dentro, mas também fora do Programa de Aprendizagem Cooperativa, podendo concluir, assim, que o Projeto Roda Viva tem alcançado com êxito seus objetivos no PACCE.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-26T14:40:17Z
2019-08-26T14:40:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAUJO, Thais Dias de; GASPAR, Ramon da Costa; VIEIRA, Hermany Rosa. Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132
identifier_str_mv ARAUJO, Thais Dias de; GASPAR, Ramon da Costa; VIEIRA, Hermany Rosa. Projeto roda viva: compartilhamento de histórias de vida no programa de aprendizagem cooperativa em cálulas estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028914028609536