Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Francisco Alisson Pereira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Aragão, Jessica Paula, Paiva, Paulo Vitor Vilela, Bustamante Junior, Juan de Dios
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543
Resumo: No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade.
id UFC-7_b1898b3eb25aeeab2393159586207fbb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/42543
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantisAprendizagem cooperativaLibrasAcessibilidadeNo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade.2019-06-07T17:07:45Z2019-06-07T17:07:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543Silva, Francisco Alisson Pereira daAragão, Jessica PaulaPaiva, Paulo Vitor VilelaBustamante Junior, Juan de Diosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:38:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42543Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:41.095993Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
spellingShingle Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
Silva, Francisco Alisson Pereira da
Aprendizagem cooperativa
Libras
Acessibilidade
title_short Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title_full Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title_fullStr Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title_full_unstemmed Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title_sort Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
author Silva, Francisco Alisson Pereira da
author_facet Silva, Francisco Alisson Pereira da
Aragão, Jessica Paula
Paiva, Paulo Vitor Vilela
Bustamante Junior, Juan de Dios
author_role author
author2 Aragão, Jessica Paula
Paiva, Paulo Vitor Vilela
Bustamante Junior, Juan de Dios
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Francisco Alisson Pereira da
Aragão, Jessica Paula
Paiva, Paulo Vitor Vilela
Bustamante Junior, Juan de Dios
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Libras
Acessibilidade
topic Aprendizagem cooperativa
Libras
Acessibilidade
description No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-06-07T17:07:45Z
2019-06-07T17:07:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543
identifier_str_mv SILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028882636341248