Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543 |
Resumo: | No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade. |
id |
UFC-7_b1898b3eb25aeeab2393159586207fbb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/42543 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantisAprendizagem cooperativaLibrasAcessibilidadeNo Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade.2019-06-07T17:07:45Z2019-06-07T17:07:45Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543Silva, Francisco Alisson Pereira daAragão, Jessica PaulaPaiva, Paulo Vitor VilelaBustamante Junior, Juan de Diosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:38:26Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/42543Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:37:41.095993Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
spellingShingle |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis Silva, Francisco Alisson Pereira da Aprendizagem cooperativa Libras Acessibilidade |
title_short |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title_full |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title_fullStr |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title_full_unstemmed |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title_sort |
Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
author |
Silva, Francisco Alisson Pereira da |
author_facet |
Silva, Francisco Alisson Pereira da Aragão, Jessica Paula Paiva, Paulo Vitor Vilela Bustamante Junior, Juan de Dios |
author_role |
author |
author2 |
Aragão, Jessica Paula Paiva, Paulo Vitor Vilela Bustamante Junior, Juan de Dios |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Francisco Alisson Pereira da Aragão, Jessica Paula Paiva, Paulo Vitor Vilela Bustamante Junior, Juan de Dios |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Libras Acessibilidade |
topic |
Aprendizagem cooperativa Libras Acessibilidade |
description |
No Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis - PACCE, as atividades coletivas representam o pilar Interação face a face. No inicio do ano de 2016 foi criado o Projeto Acessibilidade, que atua como apoio e complemento para as atividades semanais propostas pela comissão de interação. Através de Dinâmicas de Grupo, Oficinas, Vivências e Jogos, o projeto visa trabalhar com foco na temática da acessibilidade. Teremos aqui o foco nas interações voltadas para a temática da Língua Brasileira de Sinais - Libras, que se caracterizam por garantir a conscientização dos bolsistas participantes sobre a Libras, Cultura e Identidade Surda. Com isso o objetivo deste artigo é identificar a importância das atividades de interação com a temática da Libras que foram realizadas durante o ano de 2016, verificando de que forma essas atividades contribuíram na vida de seus envolvidos, que são os bolsistas do programa como um todo. Em um primeiro momento, realizamos a pesquisa bibliográfica focada em autores que abordam os seguintes temas: Aprendizagem Cooperativa, Interação, Acessibilidade e Libras. Em um segundo momento, desenvolvemos e aplicamos um questionário com perguntas objetivas e subjetivas para os participantes envolvidos nas interações com a temática da Libras, alem de entrevista com o diretor do programa e um breve relato de experiência dos facilitadores das atividades. Identificamos que a participação nessas atividades se mostra de forma efetiva na mudança para uma consciência positiva dos participantes, que em sua maioria são leigos sobre o tema. Outro ponto positivo que constatamos é que através dessas atividades os facilitadores podem por em prática o conhecimento teórico aliado à metodologia da aprendizagem cooperativa. Acreditamos que as atividades com foco na Libras estão ajudando a comunidade acadêmica a enfrentar o preconceito e incentivam as mudanças de atitude, tornando o PACCE um agente atitudinal da inclusão e da acessibilidade. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-06-07T17:07:45Z 2019-06-07T17:07:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543 |
identifier_str_mv |
SILVA, Francisco Alisson Pereira da; et al. Aprendizagem cooperativa e acessibilidade: o impacto das atividades com a temática da língua brasileira de sinais no programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42543 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028882636341248 |