A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021 |
Resumo: | O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é desenvolvido na Universidade Federal do Ceará e tem como intuito diminuir a evasão dos alunos em seus respectivos cursos e promover a interação entre os mesmos. O programa é baseado na proposta dos irmãos Johnson e Johnson (1999) que pode ser definida a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilização pessoal, interação promotora, habilidades sociais e processamento de grupo. O terceiro elemento, que é denominado interação estimuladora, de preferência face a face, parte da ideia de que a interação entre os alunos em prol de um objetivo estabelecido coletivamente gera um maior compromisso pessoal de uns com os outros e, consequentemente, maior chance de sucesso pessoal e grupal (LOPES; SILVA, 2009; COCHITO, 2004). A contação de histórias de vida está diretamente interligada a esse elemento, pois como eles estão em interação constante, seja por conta de atividades voltadas aos estudos ou devido a outras atividades nas quais estão coletivamente engajados há um incentivo para que os estudantes compartilhem as suas histórias de vida como um método para desenvolver a empatia entre eles e fortalecer os vínculos existentes. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos gerados pelas experiências de contar a própria história e ouvir outras, analisando o impacto que isso gera no autoconhecimento e nas relações interpessoais. Para a obtenção dos dados da pesquisa será aplicado um questionário destinado aos articuladores participantes do período de 2016.1. Espera-se que os resultados indiquem o crescimento pessoal positivo, uma vez que ao se preparar para organizar fatos e contar a sua história um tempo é destinado para observar a própria vida, o que geraria autoconhecimento. Ouvir a história do outro e muitas vezes se identificar, observando a forma como essa pessoa lidou com uma situação determinada pode trazer aprendizado e ajudar a desenvolver a empatia. |
id |
UFC-7_00431f6740d05138e94637a989be8a24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45021 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantisAprendizagem cooperativaCrescimento pessoalContação de históriaO Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é desenvolvido na Universidade Federal do Ceará e tem como intuito diminuir a evasão dos alunos em seus respectivos cursos e promover a interação entre os mesmos. O programa é baseado na proposta dos irmãos Johnson e Johnson (1999) que pode ser definida a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilização pessoal, interação promotora, habilidades sociais e processamento de grupo. O terceiro elemento, que é denominado interação estimuladora, de preferência face a face, parte da ideia de que a interação entre os alunos em prol de um objetivo estabelecido coletivamente gera um maior compromisso pessoal de uns com os outros e, consequentemente, maior chance de sucesso pessoal e grupal (LOPES; SILVA, 2009; COCHITO, 2004). A contação de histórias de vida está diretamente interligada a esse elemento, pois como eles estão em interação constante, seja por conta de atividades voltadas aos estudos ou devido a outras atividades nas quais estão coletivamente engajados há um incentivo para que os estudantes compartilhem as suas histórias de vida como um método para desenvolver a empatia entre eles e fortalecer os vínculos existentes. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos gerados pelas experiências de contar a própria história e ouvir outras, analisando o impacto que isso gera no autoconhecimento e nas relações interpessoais. Para a obtenção dos dados da pesquisa será aplicado um questionário destinado aos articuladores participantes do período de 2016.1. Espera-se que os resultados indiquem o crescimento pessoal positivo, uma vez que ao se preparar para organizar fatos e contar a sua história um tempo é destinado para observar a própria vida, o que geraria autoconhecimento. Ouvir a história do outro e muitas vezes se identificar, observando a forma como essa pessoa lidou com uma situação determinada pode trazer aprendizado e ajudar a desenvolver a empatia.2019-08-22T12:37:41Z2019-08-22T12:37:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Natalia Pereira da; et al. A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021Silva, Natalia Pereira daSouza, Margarida Niégela da CostaMota, Juliana CostaNunes, Gabriel Marcos Agustinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:38:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45021Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:52.032683Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
spellingShingle |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis Silva, Natalia Pereira da Aprendizagem cooperativa Crescimento pessoal Contação de história |
title_short |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title_full |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title_fullStr |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title_full_unstemmed |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
title_sort |
A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis |
author |
Silva, Natalia Pereira da |
author_facet |
Silva, Natalia Pereira da Souza, Margarida Niégela da Costa Mota, Juliana Costa Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
author_role |
author |
author2 |
Souza, Margarida Niégela da Costa Mota, Juliana Costa Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Natalia Pereira da Souza, Margarida Niégela da Costa Mota, Juliana Costa Nunes, Gabriel Marcos Agustinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aprendizagem cooperativa Crescimento pessoal Contação de história |
topic |
Aprendizagem cooperativa Crescimento pessoal Contação de história |
description |
O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é desenvolvido na Universidade Federal do Ceará e tem como intuito diminuir a evasão dos alunos em seus respectivos cursos e promover a interação entre os mesmos. O programa é baseado na proposta dos irmãos Johnson e Johnson (1999) que pode ser definida a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilização pessoal, interação promotora, habilidades sociais e processamento de grupo. O terceiro elemento, que é denominado interação estimuladora, de preferência face a face, parte da ideia de que a interação entre os alunos em prol de um objetivo estabelecido coletivamente gera um maior compromisso pessoal de uns com os outros e, consequentemente, maior chance de sucesso pessoal e grupal (LOPES; SILVA, 2009; COCHITO, 2004). A contação de histórias de vida está diretamente interligada a esse elemento, pois como eles estão em interação constante, seja por conta de atividades voltadas aos estudos ou devido a outras atividades nas quais estão coletivamente engajados há um incentivo para que os estudantes compartilhem as suas histórias de vida como um método para desenvolver a empatia entre eles e fortalecer os vínculos existentes. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos gerados pelas experiências de contar a própria história e ouvir outras, analisando o impacto que isso gera no autoconhecimento e nas relações interpessoais. Para a obtenção dos dados da pesquisa será aplicado um questionário destinado aos articuladores participantes do período de 2016.1. Espera-se que os resultados indiquem o crescimento pessoal positivo, uma vez que ao se preparar para organizar fatos e contar a sua história um tempo é destinado para observar a própria vida, o que geraria autoconhecimento. Ouvir a história do outro e muitas vezes se identificar, observando a forma como essa pessoa lidou com uma situação determinada pode trazer aprendizado e ajudar a desenvolver a empatia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2019-08-22T12:37:41Z 2019-08-22T12:37:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, Natalia Pereira da; et al. A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021 |
identifier_str_mv |
SILVA, Natalia Pereira da; et al. A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028923659780096 |