A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Natalia Pereira da
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Souza, Margarida Niégela da Costa, Mota, Juliana Costa, Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021
Resumo: O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é desenvolvido na Universidade Federal do Ceará e tem como intuito diminuir a evasão dos alunos em seus respectivos cursos e promover a interação entre os mesmos. O programa é baseado na proposta dos irmãos Johnson e Johnson (1999) que pode ser definida a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilização pessoal, interação promotora, habilidades sociais e processamento de grupo. O terceiro elemento, que é denominado interação estimuladora, de preferência face a face, parte da ideia de que a interação entre os alunos em prol de um objetivo estabelecido coletivamente gera um maior compromisso pessoal de uns com os outros e, consequentemente, maior chance de sucesso pessoal e grupal (LOPES; SILVA, 2009; COCHITO, 2004). A contação de histórias de vida está diretamente interligada a esse elemento, pois como eles estão em interação constante, seja por conta de atividades voltadas aos estudos ou devido a outras atividades nas quais estão coletivamente engajados há um incentivo para que os estudantes compartilhem as suas histórias de vida como um método para desenvolver a empatia entre eles e fortalecer os vínculos existentes. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos gerados pelas experiências de contar a própria história e ouvir outras, analisando o impacto que isso gera no autoconhecimento e nas relações interpessoais. Para a obtenção dos dados da pesquisa será aplicado um questionário destinado aos articuladores participantes do período de 2016.1. Espera-se que os resultados indiquem o crescimento pessoal positivo, uma vez que ao se preparar para organizar fatos e contar a sua história um tempo é destinado para observar a própria vida, o que geraria autoconhecimento. Ouvir a história do outro e muitas vezes se identificar, observando a forma como essa pessoa lidou com uma situação determinada pode trazer aprendizado e ajudar a desenvolver a empatia.
id UFC-7_00431f6740d05138e94637a989be8a24
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/45021
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantisAprendizagem cooperativaCrescimento pessoalContação de históriaO Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é desenvolvido na Universidade Federal do Ceará e tem como intuito diminuir a evasão dos alunos em seus respectivos cursos e promover a interação entre os mesmos. O programa é baseado na proposta dos irmãos Johnson e Johnson (1999) que pode ser definida a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilização pessoal, interação promotora, habilidades sociais e processamento de grupo. O terceiro elemento, que é denominado interação estimuladora, de preferência face a face, parte da ideia de que a interação entre os alunos em prol de um objetivo estabelecido coletivamente gera um maior compromisso pessoal de uns com os outros e, consequentemente, maior chance de sucesso pessoal e grupal (LOPES; SILVA, 2009; COCHITO, 2004). A contação de histórias de vida está diretamente interligada a esse elemento, pois como eles estão em interação constante, seja por conta de atividades voltadas aos estudos ou devido a outras atividades nas quais estão coletivamente engajados há um incentivo para que os estudantes compartilhem as suas histórias de vida como um método para desenvolver a empatia entre eles e fortalecer os vínculos existentes. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos gerados pelas experiências de contar a própria história e ouvir outras, analisando o impacto que isso gera no autoconhecimento e nas relações interpessoais. Para a obtenção dos dados da pesquisa será aplicado um questionário destinado aos articuladores participantes do período de 2016.1. Espera-se que os resultados indiquem o crescimento pessoal positivo, uma vez que ao se preparar para organizar fatos e contar a sua história um tempo é destinado para observar a própria vida, o que geraria autoconhecimento. Ouvir a história do outro e muitas vezes se identificar, observando a forma como essa pessoa lidou com uma situação determinada pode trazer aprendizado e ajudar a desenvolver a empatia.2019-08-22T12:37:41Z2019-08-22T12:37:41Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSILVA, Natalia Pereira da; et al. A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021Silva, Natalia Pereira daSouza, Margarida Niégela da CostaMota, Juliana CostaNunes, Gabriel Marcos Agustinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-09-22T19:38:44Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45021Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:43:52.032683Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
spellingShingle A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
Silva, Natalia Pereira da
Aprendizagem cooperativa
Crescimento pessoal
Contação de história
title_short A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title_full A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title_fullStr A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title_full_unstemmed A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
title_sort A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis
author Silva, Natalia Pereira da
author_facet Silva, Natalia Pereira da
Souza, Margarida Niégela da Costa
Mota, Juliana Costa
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
author_role author
author2 Souza, Margarida Niégela da Costa
Mota, Juliana Costa
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Natalia Pereira da
Souza, Margarida Niégela da Costa
Mota, Juliana Costa
Nunes, Gabriel Marcos Agustinho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem cooperativa
Crescimento pessoal
Contação de história
topic Aprendizagem cooperativa
Crescimento pessoal
Contação de história
description O Programa de Aprendizagem Cooperativa em Células Estudantis (PACCE) é desenvolvido na Universidade Federal do Ceará e tem como intuito diminuir a evasão dos alunos em seus respectivos cursos e promover a interação entre os mesmos. O programa é baseado na proposta dos irmãos Johnson e Johnson (1999) que pode ser definida a partir de cinco pilares: interdependência positiva, responsabilização pessoal, interação promotora, habilidades sociais e processamento de grupo. O terceiro elemento, que é denominado interação estimuladora, de preferência face a face, parte da ideia de que a interação entre os alunos em prol de um objetivo estabelecido coletivamente gera um maior compromisso pessoal de uns com os outros e, consequentemente, maior chance de sucesso pessoal e grupal (LOPES; SILVA, 2009; COCHITO, 2004). A contação de histórias de vida está diretamente interligada a esse elemento, pois como eles estão em interação constante, seja por conta de atividades voltadas aos estudos ou devido a outras atividades nas quais estão coletivamente engajados há um incentivo para que os estudantes compartilhem as suas histórias de vida como um método para desenvolver a empatia entre eles e fortalecer os vínculos existentes. O objetivo do presente trabalho é avaliar os efeitos gerados pelas experiências de contar a própria história e ouvir outras, analisando o impacto que isso gera no autoconhecimento e nas relações interpessoais. Para a obtenção dos dados da pesquisa será aplicado um questionário destinado aos articuladores participantes do período de 2016.1. Espera-se que os resultados indiquem o crescimento pessoal positivo, uma vez que ao se preparar para organizar fatos e contar a sua história um tempo é destinado para observar a própria vida, o que geraria autoconhecimento. Ouvir a história do outro e muitas vezes se identificar, observando a forma como essa pessoa lidou com uma situação determinada pode trazer aprendizado e ajudar a desenvolver a empatia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2019-08-22T12:37:41Z
2019-08-22T12:37:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Natalia Pereira da; et al. A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021
identifier_str_mv SILVA, Natalia Pereira da; et al. A influência da história de vida na formação dos participantes do programa de aprendizagem cooperativa em células estudantis. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Aprendizagem Cooperativa, 8)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45021
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028923659780096