Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gorni, Patrícia Monteiro
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Wojahn, Rafaele Matte, Gomes, Giancarlo, Padilha, Carolina Klein
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22468
Resumo: This study aims to determine the influence of environmental awareness of the conscious purchasing behavior. Therefore, quantitative approach was adopted and survey with a sample of 526 respondents. Data analysis was used Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling, resulting in two constructs. The construct “Environmental Awareness” includes the dimensions of consciousness to nature and Limited Resources and the “Purchase Behavior” consists of four dimensions, Products Less Harmful, Recycled Products, Natural Products and Packaging. The results provide empirical evidence that environmental awareness was not significantly related to purchasing behavior. While there is some support in the literature for such a relationship, this study uses an integrative perspective to test the relationship. The model can be used as a measuring instrument for future research on environmental awareness. Keywords: Environmental awareness. Buying behavior. Conscious purchase. Environmental products. Environmental concern.
id UFC-7_1bc5d43152f0b4743d8bf61469dff0e9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/22468
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambientalProdutos ecológicosMeio ambiente - Aspectos econômicosComportamento do consumidorThis study aims to determine the influence of environmental awareness of the conscious purchasing behavior. Therefore, quantitative approach was adopted and survey with a sample of 526 respondents. Data analysis was used Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling, resulting in two constructs. The construct “Environmental Awareness” includes the dimensions of consciousness to nature and Limited Resources and the “Purchase Behavior” consists of four dimensions, Products Less Harmful, Recycled Products, Natural Products and Packaging. The results provide empirical evidence that environmental awareness was not significantly related to purchasing behavior. While there is some support in the literature for such a relationship, this study uses an integrative perspective to test the relationship. The model can be used as a measuring instrument for future research on environmental awareness. Keywords: Environmental awareness. Buying behavior. Conscious purchase. Environmental products. Environmental concern.Este estudo tem por objetivo verificar a influência da consciência ambiental sobre o comportamento de compra consciente. Para tanto, foi adotada abordagem quantitativa e de levantamento, com amostra de 526 respondentes. Para análise dos dados utilizou-se Análise Fatorial Confirmatória e Modelagem de Equações Estruturais, resultando em dois construtos. O construto ¿Consciência Ambiental¿ inclui as dimensões Consciência à Natureza e Recursos Limitados e o ¿Comportamento de Compra¿ é constituído por quatro dimensões, Produtos Menos Prejudicais, Produtos Reciclados, Produtos Naturais e Embalagem. Os resultados fornecem evidência empírica de que a consciência ambiental não apresentou relação significativa com comportamento de compra. Embora haja algum apoio na literatura para tal relacionamento, este estudo utiliza uma perspectiva integrativa para testar a relação. O modelo pode ser usado como um instrumento de medida para futuras pesquisas sobre consciência ambiental.Este estudio tuvo como objetivo verificar la influencia de la conciencia ambiental en los hábitos de compra consciente. Por lo tanto, se adoptó el enfoque cuantitativo y de levantamiento con una muestra de 526 encuestados. Se utilizó el análisis de datos de Análisis Factorial Confirmatorio y Modelos De Ecuaciones Estructurales, lo que resulta en dos constructos. La construcción de “Conocimiento del Medio” incluye las dimensiones de la Conciencia a Naturaleza y los Recursos Limitados y el “Comportamiento de Compra” se compone de cuatro dimensiones, Productos Menos Dañinos, Productos Reciclados, Productos Naturales y Embalaje. Los resultados proporcionan evidencia empírica de que la conciencia ambiental no fue significativamente relacionada con el comportamiento de compra. Si bien existe cierto apoyo en la literatura para una relación tal, este estudio utiliza una perspectiva integradora para probar la relación. El modelo puede ser utilizado como un instrumento de medición para futuras investigaciones sobre la conciencia ambiental.Carlos Adriano Santos Gomes2017-04-07T14:05:42Z2017-04-07T14:05:42Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGORNI, Patricia Monteiro et al. Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.1, p.7-31, jan./abr. 2016.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22468Gorni, Patrícia MonteiroWojahn, Rafaele MatteGomes, GiancarloPadilha, Carolina Kleinporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-17T14:20:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/22468Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2019-01-17T14:20:41Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
title Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
spellingShingle Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
Gorni, Patrícia Monteiro
Produtos ecológicos
Meio ambiente - Aspectos econômicos
Comportamento do consumidor
title_short Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
title_full Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
title_fullStr Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
title_full_unstemmed Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
title_sort Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental
author Gorni, Patrícia Monteiro
author_facet Gorni, Patrícia Monteiro
Wojahn, Rafaele Matte
Gomes, Giancarlo
Padilha, Carolina Klein
author_role author
author2 Wojahn, Rafaele Matte
Gomes, Giancarlo
Padilha, Carolina Klein
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gorni, Patrícia Monteiro
Wojahn, Rafaele Matte
Gomes, Giancarlo
Padilha, Carolina Klein
dc.subject.por.fl_str_mv Produtos ecológicos
Meio ambiente - Aspectos econômicos
Comportamento do consumidor
topic Produtos ecológicos
Meio ambiente - Aspectos econômicos
Comportamento do consumidor
description This study aims to determine the influence of environmental awareness of the conscious purchasing behavior. Therefore, quantitative approach was adopted and survey with a sample of 526 respondents. Data analysis was used Confirmatory Factor Analysis and Structural Equation Modeling, resulting in two constructs. The construct “Environmental Awareness” includes the dimensions of consciousness to nature and Limited Resources and the “Purchase Behavior” consists of four dimensions, Products Less Harmful, Recycled Products, Natural Products and Packaging. The results provide empirical evidence that environmental awareness was not significantly related to purchasing behavior. While there is some support in the literature for such a relationship, this study uses an integrative perspective to test the relationship. The model can be used as a measuring instrument for future research on environmental awareness. Keywords: Environmental awareness. Buying behavior. Conscious purchase. Environmental products. Environmental concern.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-04-07T14:05:42Z
2017-04-07T14:05:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GORNI, Patricia Monteiro et al. Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.1, p.7-31, jan./abr. 2016.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22468
identifier_str_mv GORNI, Patricia Monteiro et al. Consciência ambiental e sua influência sobre o comportamento de compra com vistas a preocupação ambiental. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza , v.14, n.1, p.7-31, jan./abr. 2016.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22468
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Adriano Santos Gomes
publisher.none.fl_str_mv Carlos Adriano Santos Gomes
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935792040050688