Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Sônia de Fátima Rodrigues
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/001300001ddbs
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16046
Resumo: SANTOS, Sônia de Fátima Rodrigues. Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 198-209, 2010.
id UFC-7_1eeb883bee474f292217e8e95c379f4d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/16046
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJAPROEJAPrática PedagógicaDidáticaSANTOS, Sônia de Fátima Rodrigues. Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 198-209, 2010.The article, presents a indenture of the theoretical reference from the doctorate thesis on education developed on Univerisdade Federal do Ceará. The aim was the reflection about the pedagogical practice indispensable to the development of the "Programa de Integração da Educação Profissional a Educação Básica na Modalidade de Educação de jovens e Adultos" - PROEjA. Conceptualizing pedagogical practice according to the worthy Paulo Freire who defended that the pedagogical practice is composed in a dialectical way, following the interaction of the individual in the space where the educational action happens. And that the pedagogical practice is a human activity based on the acknowledgement of the other as a historical individual and as a knowledge builder, and through dialogue, it's possible the mutual recognition as such. And as the discussion is about a human activity, the pedagogical practice must recognize the student's existence; accept that students have built knowledge on their experience, which deserve to be exposed to the collective construction of a world vision that provides to everyone the understanding of the reality.O artigo apresenta um recorte do referencial teórico do trabalho de tese de doutorado em educação que desenvolvemos da Universidade Federal do Ceará. Visamos refletir sobre a prática pedagógica necessária ao desenvolvimento do Programa de Integração da Educação Profissional a Educação Básica na Modalidade de Educação de jovens e Adultos - PROEJA. Conceituando a Prática Pedagógica na visão do conceituado Paulo Freire, que defendeu a tese que a prática pedagógica é construída dialeticamente, a partir da interação dos sujeitos no espaço onde acontece o ato educativo. E que a prática pedagógica é uma atividade humana, fundamentada pelo reconhecimento do outro como sujeito histórico e construtor de saberes, e por meio do diálogo é possível ambos se reconhecerem como tal. E por se tratar de uma atividade humana a prática pedagógica deve reconhecer a existência aluno, reconhecer que os alunos possuem saberes construídos em sua vivência, os quais merecem ser expostos para construção coletiva de uma visão de mundo que proporcione a todos compreender a realidade.Revista Educação em Debate2016-04-04T22:01:11Z2016-04-04T22:01:11Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSantos, S. F. R. (2010)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16046ark:/83112/001300001ddbsSantos, Sônia de Fátima Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:42:09Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/16046Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:44:26.477605Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA
title Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA
spellingShingle Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA
Santos, Sônia de Fátima Rodrigues
PROEJA
Prática Pedagógica
Didática
title_short Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA
title_full Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA
title_fullStr Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA
title_full_unstemmed Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA
title_sort Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA
author Santos, Sônia de Fátima Rodrigues
author_facet Santos, Sônia de Fátima Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Sônia de Fátima Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv PROEJA
Prática Pedagógica
Didática
topic PROEJA
Prática Pedagógica
Didática
description SANTOS, Sônia de Fátima Rodrigues. Reflexões sobre a prática pedagógica necessária no desenvolvimento do ensino no PROEJA. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 198-209, 2010.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2016-04-04T22:01:11Z
2016-04-04T22:01:11Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Santos, S. F. R. (2010)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16046
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/001300001ddbs
identifier_str_mv Santos, S. F. R. (2010)
0102-1117 (impresso)
ark:/83112/001300001ddbs
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16046
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373947714961408