A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, João Paulo Cunha
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6629
Resumo: A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor evoluir na sua realização prática. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o professor vai rever os conhecimentos teóricos que possui e procurar novos conhecimentos, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que leciona. Este processo vai permitir ao professor melhorar o seu desempenho, ou seja, vai permitir que ele se adapte à realidade em que está inserido e evolua enquanto professor, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.
id RCAP_29aa851e929b346e0d6b0fdb5b86eb12
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/6629
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiárioEducação físicaSupervisão pedagógicaPrática reflexivaA capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor evoluir na sua realização prática. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o professor vai rever os conhecimentos teóricos que possui e procurar novos conhecimentos, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que leciona. Este processo vai permitir ao professor melhorar o seu desempenho, ou seja, vai permitir que ele se adapte à realidade em que está inserido e evolua enquanto professor, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.A specific way for a teacher to evolve on his practical abilities is the self-assessment process, after reviewing the positive and negative aspects of his practical actions. When reflecting about his overall performance, and when trying to justify the choices he mode, the teacher will end up reviewing his already acquired theoretical knowledge and will also try to acquires new ones, pursuing to change his behavior by adjusting it to the specific reality of his teaching activities. This process will allow the teacher to improve his performance, by allowing him to adapt to his surrounding reality and to evolve as a teacher always with the students- and their success as students – as the main purpose of his action.2016-10-17T11:25:54Z2016-10-17T00:00:00Z2016-10-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6629porRibeiro, João Paulo Cunhainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:53:53Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6629Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:05:44.778828Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
title A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
spellingShingle A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
Ribeiro, João Paulo Cunha
Educação física
Supervisão pedagógica
Prática reflexiva
title_short A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
title_full A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
title_fullStr A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
title_full_unstemmed A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
title_sort A importância da prática reflexiva na função docente/professor estagiário
author Ribeiro, João Paulo Cunha
author_facet Ribeiro, João Paulo Cunha
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, João Paulo Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Supervisão pedagógica
Prática reflexiva
topic Educação física
Supervisão pedagógica
Prática reflexiva
description A capacidade de autocrítica, de pensar nos aspetos positivos e negativos da prática, é uma forma de o professor evoluir na sua realização prática. Ao refletir sobre a sua prestação, ao ter necessidade de encontrar justificação, para as decisões tomadas, o professor vai rever os conhecimentos teóricos que possui e procurar novos conhecimentos, de forma a, reformular a sua prática ajustando-a à realidade específica em que leciona. Este processo vai permitir ao professor melhorar o seu desempenho, ou seja, vai permitir que ele se adapte à realidade em que está inserido e evolua enquanto professor, sem nunca perder de vista o principal objetivo desta ação – o sucesso escolar e superação dos nossos alunos.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-17T11:25:54Z
2016-10-17T00:00:00Z
2016-10-17
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/6629
url http://hdl.handle.net/10348/6629
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137144967528448