A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferro, Ítalo Rômulo de Holanda
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010
Resumo: This dissertation work had its development in the Post-Graduate Education Brazilian FACED - Faculty of Education of the Federal University of Ceará in the search line Education, Curriculum and Teaching and thematic Music Education. This research conducted an analysis of how the experiences of students by selecting the Bachelor of Music from UFC - Cariri who perform the Supervised contribute in the process of inclusion of music education in school curricula of Crajubar. The whole process of research was focused on the theoretical and practical actions of students of music directly involved Supervised schools. As methodological procedure, used the technique of qualitative social research Focus Group as a form of integrative methodologic that allows democratic debate of the experiences gained by students in supervised training in music education. From the results of this research have elaborated some recommendations with the aim of contributing to the harmonious relationship between the formation of competent teachers by the university and the process of inclusion of music education in the schools of the region.
id UFC-7_20c252c6df4cdad28686f485c16e3c8a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/6010
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus CaririThe inclusion of music education in school curriculum of Crajubar: contributions of supervised internship degree in music from the UFC - campus CaririMusic educationIntegrative methodologieMúsica – Instrução e estudoGrupos focais (técnica de entrevista)Metodologia integrativaThis dissertation work had its development in the Post-Graduate Education Brazilian FACED - Faculty of Education of the Federal University of Ceará in the search line Education, Curriculum and Teaching and thematic Music Education. This research conducted an analysis of how the experiences of students by selecting the Bachelor of Music from UFC - Cariri who perform the Supervised contribute in the process of inclusion of music education in school curricula of Crajubar. The whole process of research was focused on the theoretical and practical actions of students of music directly involved Supervised schools. As methodological procedure, used the technique of qualitative social research Focus Group as a form of integrative methodologic that allows democratic debate of the experiences gained by students in supervised training in music education. From the results of this research have elaborated some recommendations with the aim of contributing to the harmonious relationship between the formation of competent teachers by the university and the process of inclusion of music education in the schools of the region.Este trabalho dissertativo teve o seu desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da FACED – Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará na linha de pesquisa Educação, Currículo e Ensino e no eixo temático Ensino de Música. A presente pesquisa realizou uma análise de como as experiências vivenciadas pela seleção de alunos do Curso de Licenciatura em Música da UFC – Cariri que realizam o Estágio Curricular Supervisionado, contribuem no processo de inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR. Todo o processo de investigação foi focado nas ações teóricas e práticas dos estudantes do curso de música envolvidos diretamente com o Estágio Curricular Supervisionado nas escolas. Como procedimento metodológico, utilizei a técnica de pesquisa social qualitativa de Grupo Focal que é uma forma de metodologia integrativa onde se permite o debate democrático das experiências adquiridas pelos alunos durante a realização do estágio em educação musical. A partir dos resultados desta pesquisa elaborei algumas considerações com o intuito de contribuir à articulação harmoniosa entre a formação de professores competentes por parte da universidade e o processo de inclusão do ensino de música nas escolas da região.www.teses.ufc.brCoopat, Carmen María SaenzFerro, Ítalo Rômulo de Holanda2013-10-03T14:26:18Z2013-10-03T14:26:18Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-13T10:52:14Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/6010Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:28:14.806826Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
The inclusion of music education in school curriculum of Crajubar: contributions of supervised internship degree in music from the UFC - campus Cariri
title A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
spellingShingle A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
Ferro, Ítalo Rômulo de Holanda
Music education
Integrative methodologie
Música – Instrução e estudo
Grupos focais (técnica de entrevista)
Metodologia integrativa
title_short A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
title_full A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
title_fullStr A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
title_full_unstemmed A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
title_sort A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri
author Ferro, Ítalo Rômulo de Holanda
author_facet Ferro, Ítalo Rômulo de Holanda
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coopat, Carmen María Saenz
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferro, Ítalo Rômulo de Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Music education
Integrative methodologie
Música – Instrução e estudo
Grupos focais (técnica de entrevista)
Metodologia integrativa
topic Music education
Integrative methodologie
Música – Instrução e estudo
Grupos focais (técnica de entrevista)
Metodologia integrativa
description This dissertation work had its development in the Post-Graduate Education Brazilian FACED - Faculty of Education of the Federal University of Ceará in the search line Education, Curriculum and Teaching and thematic Music Education. This research conducted an analysis of how the experiences of students by selecting the Bachelor of Music from UFC - Cariri who perform the Supervised contribute in the process of inclusion of music education in school curricula of Crajubar. The whole process of research was focused on the theoretical and practical actions of students of music directly involved Supervised schools. As methodological procedure, used the technique of qualitative social research Focus Group as a form of integrative methodologic that allows democratic debate of the experiences gained by students in supervised training in music education. From the results of this research have elaborated some recommendations with the aim of contributing to the harmonious relationship between the formation of competent teachers by the university and the process of inclusion of music education in the schools of the region.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-03T14:26:18Z
2013-10-03T14:26:18Z
2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010
identifier_str_mv FERRO, Ítalo Rômulo de Holanda. A inclusão do ensino de música nos currículos escolares do CRAJUBAR: contribuições do estágio supervisionado do curso de licenciatura em música da UFC - Campus Cariri. 2013. 84f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2013.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/6010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
publisher.none.fl_str_mv www.teses.ufc.br
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028817023795200