O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Sara de Castro, Teixeira, Rejane Maria Lacerda, Silva, Camilla Rocha da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61826
Resumo: This article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.
id UFC-7_2175533f6bc2228d1913b2b096d5bbe8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/61826
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”Teaching work in the pandemic scenario: experience report on pedagogical practices in remote teachingEnsino FundamentalDocênciaCovid-19PandemiaElementary SchoolTeachingThis article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.O presente artigo apresenta a pesquisa realizada no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, cujo objetivo principal foi observar e compreender o trabalho docente com o ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada e acompanhamento remoto do trabalho de uma professora de uma escola pública no município de Fortaleza, atuando 5º ano do Ensino Fundamental. Também foram analisadas as atividades repassadas para os estudantes e a metodologia utilizada para avaliar o aprendizado destes. A pesquisa nos proporcionou o entendimento sobre a complexidade do trabalho docente na situação pandêmica que, diante da realidade atual, enfrenta diversos desafios. Ainda, foi possível conhecer as diversas estratégias e ferramentas utilizadas na busca por proporcionar a continuidade do ensino, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, garantindo minimamente a participação de todos os estudantes.Revista Arma da Crítica2021-11-05T19:45:45Z2021-11-05T19:45:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfDELFINO, Francisco Claudenio; SILVA, Sara Castro; TEIXEIRA, Rejane Maria Lacerda; SILVA, Camilla Rocha da. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 232-255, dez. 2020.1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61826Delfino, Francisco Claudenio dos SantosSilva, Sara de CastroTeixeira, Rejane Maria LacerdaSilva, Camilla Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:46:28Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/61826Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:12.727511Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”
Teaching work in the pandemic scenario: experience report on pedagogical practices in remote teaching
title O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”
spellingShingle O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”
Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
Ensino Fundamental
Docência
Covid-19
Pandemia
Elementary School
Teaching
title_short O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”
title_full O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”
title_fullStr O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”
title_full_unstemmed O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”
title_sort O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”
author Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
author_facet Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
Silva, Sara de Castro
Teixeira, Rejane Maria Lacerda
Silva, Camilla Rocha da
author_role author
author2 Silva, Sara de Castro
Teixeira, Rejane Maria Lacerda
Silva, Camilla Rocha da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
Silva, Sara de Castro
Teixeira, Rejane Maria Lacerda
Silva, Camilla Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Docência
Covid-19
Pandemia
Elementary School
Teaching
topic Ensino Fundamental
Docência
Covid-19
Pandemia
Elementary School
Teaching
description This article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-11-05T19:45:45Z
2021-11-05T19:45:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DELFINO, Francisco Claudenio; SILVA, Sara Castro; TEIXEIRA, Rejane Maria Lacerda; SILVA, Camilla Rocha da. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 232-255, dez. 2020.
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61826
identifier_str_mv DELFINO, Francisco Claudenio; SILVA, Sara Castro; TEIXEIRA, Rejane Maria Lacerda; SILVA, Camilla Rocha da. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no “ensino remoto”. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 232-255, dez. 2020.
1984-4735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Arma da Crítica
publisher.none.fl_str_mv Revista Arma da Crítica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028845431816192