O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Talita Priscila Bernardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Tarcísio Joilson Carneiro da, Freitas, Emília Paula, Silva, Camilla Rocha da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61819
Resumo: This article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.
id UFC-7_c50eddc3c5542450d745e03c83aa6af4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/61819
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza'Remote teaching' in the early years of fundamental education: challenges and teaching experiences in the municipal public network of FortalezaEnsino remoto emergencialDocênciaEnsino FundamentalEmergency remote educationTeachingElementary SchoolThis article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.A presente pesquisa teve como objetivo compreender como tem acontecido o trabalho de uma professora do 1º ano do Ensino Fundamental da rede pública de Fortaleza-CE, dentro do contexto de ensino remoto de caráter emergencial durante a pandemia da Covid-19. Tratou-se de uma pesquisa do tipo qualitativa e para a construção dos dados realizamos encontros e entrevistas virtuais. Para a análise, apoiamo-nos em relatórios de pesquisa sobre os efeitos da pandemia no sistema educacional. Diante disso, pudemos compreender que este ensino remoto aconteceu prioritariamente com o envio de atividade e áudios explicativos através do aplicativo WhatsApp. Além disso, pudemos conceber como essencial a participação dos familiares como mediadores nesse processo de ensino e aprendizagem. Ademais, constatamos que as condições socioeconômicas das crianças e de suas famílias se apresentam como mais um obstáculo a ser superado por docentes no processo de ensino. Desse modo, concluímos que, apesar dos esforços de professoras, gestores educacionais e familiares, as limitações de recursos e perdas em relação ao desenvolvimento e o aprendizado das crianças são reais e inevitáveis.Revista Arma Crítica2021-11-05T16:16:24Z2021-11-05T16:16:24Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfANDRADE, Talita Priscila Bernardo; SILVA, Tarcísio Joilson Carneiro da; FREITAS, Emília Paula; SILVA, Camilla Rocha da. O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 191-206, dez. 2020.1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61819Andrade, Talita Priscila BernardoSilva, Tarcísio Joilson Carneiro daFreitas, Emília PaulaSilva, Camilla Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:46:41Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/61819Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T19:02:38.857124Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza
'Remote teaching' in the early years of fundamental education: challenges and teaching experiences in the municipal public network of Fortaleza
title O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza
spellingShingle O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza
Andrade, Talita Priscila Bernardo
Ensino remoto emergencial
Docência
Ensino Fundamental
Emergency remote education
Teaching
Elementary School
title_short O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza
title_full O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza
title_fullStr O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza
title_full_unstemmed O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza
title_sort O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza
author Andrade, Talita Priscila Bernardo
author_facet Andrade, Talita Priscila Bernardo
Silva, Tarcísio Joilson Carneiro da
Freitas, Emília Paula
Silva, Camilla Rocha da
author_role author
author2 Silva, Tarcísio Joilson Carneiro da
Freitas, Emília Paula
Silva, Camilla Rocha da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Talita Priscila Bernardo
Silva, Tarcísio Joilson Carneiro da
Freitas, Emília Paula
Silva, Camilla Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino remoto emergencial
Docência
Ensino Fundamental
Emergency remote education
Teaching
Elementary School
topic Ensino remoto emergencial
Docência
Ensino Fundamental
Emergency remote education
Teaching
Elementary School
description This article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-11-05T16:16:24Z
2021-11-05T16:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ANDRADE, Talita Priscila Bernardo; SILVA, Tarcísio Joilson Carneiro da; FREITAS, Emília Paula; SILVA, Camilla Rocha da. O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 191-206, dez. 2020.
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61819
identifier_str_mv ANDRADE, Talita Priscila Bernardo; SILVA, Tarcísio Joilson Carneiro da; FREITAS, Emília Paula; SILVA, Camilla Rocha da. O “ensino remoto” nos anos iniciais do ensino fundamental: desafios e experiências docentes na rede pública municipal de Fortaleza. Revista Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 191-206, dez. 2020.
1984-4735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/61819
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Arma Crítica
publisher.none.fl_str_mv Revista Arma Crítica
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029044710539264