O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Silva, Sara de Castro, Teixeira, Rejane Maria Lacerda, Silva, Camilla Rocha da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57883
Resumo: This article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.
id UFC-7_87bb1e835827fabf214874ae3b9c16a2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/57883
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remotoEnsino FundamentalDocênciaCovid-19PandemiaEnsino remotoEstratégias de aprendizagemThis article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.O presente artigo apresenta a pesquisa realizada no Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental – Anos Iniciais, cujo objetivo principal foi observar e compreender o trabalho docente com o ensino remoto no contexto da pandemia de COVID-19. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi realizada através de entrevista semiestruturada e acompanhamento remoto do trabalho de uma professora de uma escola pública no município de Fortaleza, atuando 5º ano do Ensino Fundamental. Também foram analisadas as atividades repassadas para os estudantes e a metodologia utilizada para avaliar o aprendizado destes. A pesquisa nos proporcionou o entendimento sobre a complexidade do trabalho docente na situação pandêmica que, diante da realidade atual, enfrenta diversos desafios. Ainda, foi possível conhecer as diversas estratégias e ferramentas utilizadas na busca por proporcionar a continuidade do ensino, mesmo com a suspensão das aulas presenciais, garantindo minimamente a participação de todos os estudantes.2021-04-21T03:13:48Z2021-04-21T03:13:48Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Francisco Claudenio dos Santos; SILVA, Sara de Castro; TEIXEIRA, Rejane Maria Lacerda; SILVA, Camilla Rocha da. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto. Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 232-255, dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57883. Acesso em: 21 abr. 2021.1984-4735http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57883Delfino, Francisco Claudenio dos SantosSilva, Sara de CastroTeixeira, Rejane Maria LacerdaSilva, Camilla Rocha dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T18:47:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/57883Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:30:53.682171Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto
title O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto
spellingShingle O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto
Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
Ensino Fundamental
Docência
Covid-19
Pandemia
Ensino remoto
Estratégias de aprendizagem
title_short O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto
title_full O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto
title_fullStr O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto
title_full_unstemmed O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto
title_sort O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto
author Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
author_facet Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
Silva, Sara de Castro
Teixeira, Rejane Maria Lacerda
Silva, Camilla Rocha da
author_role author
author2 Silva, Sara de Castro
Teixeira, Rejane Maria Lacerda
Silva, Camilla Rocha da
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Delfino, Francisco Claudenio dos Santos
Silva, Sara de Castro
Teixeira, Rejane Maria Lacerda
Silva, Camilla Rocha da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Fundamental
Docência
Covid-19
Pandemia
Ensino remoto
Estratégias de aprendizagem
topic Ensino Fundamental
Docência
Covid-19
Pandemia
Ensino remoto
Estratégias de aprendizagem
description This article presents the research carried out in the Supervised Internship in Elementary Education - Early Years, whose main objective was to observe and understand the teaching work with remote education in the context of the COVID-19 pandemic. The research, by qualitative approach, was carried out through semi-structured interviews and remote monitoring of the work of a teacher from a public school in the city of Fortaleza, working in the 5th year of elementary school. The activities passed on to the students and the methodology used to evaluate their learning were also analyzed. The research provided us with an understanding of the complexity of teaching work in the pandemic situation, which, given the current reality, faces several challenges. Still, it was possible to know the various strategies and tools used in the pursuit to provide continuity of teaching, even with the suspension of face-to-face classes, minimally guaranteeing the participation of all students.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-04-21T03:13:48Z
2021-04-21T03:13:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Francisco Claudenio dos Santos; SILVA, Sara de Castro; TEIXEIRA, Rejane Maria Lacerda; SILVA, Camilla Rocha da. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto. Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 232-255, dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57883. Acesso em: 21 abr. 2021.
1984-4735
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57883
identifier_str_mv SANTOS, Francisco Claudenio dos Santos; SILVA, Sara de Castro; TEIXEIRA, Rejane Maria Lacerda; SILVA, Camilla Rocha da. O trabalho docente no cenário da pandemia: relato de experiência sobre as práticas pedagógicas no ensino remoto. Arma da Crítica, Fortaleza, ano 10, n. 14, p. 232-255, dez. 2020. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57883. Acesso em: 21 abr. 2021.
1984-4735
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/57883
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028835788062720