Ensinar e aprender: o ser professor de educação física
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Capítulo de livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45460 |
Resumo: | A prática pedagógica do profissional de Educação Física vem ao longo dos últimos anos despertando inúmeros questionamentos, principalmente quando queremos saber quais são os referencias teóricos que norteiam e como os mesmos interferem no fazer pedagógico dos profissionais de Educação Física. O objeto de estudo foi a formação de professores, os parâmetros teórico-metodológicos, os aspectos da interdisciplinaridade, o valor das práticas das atividades físicas e a inclusão social, bem como os aspectos éticos na complexa tarefa da formação docente. O profissional de Educação Física é um elemento chave no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades e merecedor de nossa atenção. |
id |
UFC-7_22e3650c7188b70f63e7d578a4e77b1c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/45460 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação físicaPrática pedagógicaFormação de professoresInterdisciplinaridadeEducação físicaA prática pedagógica do profissional de Educação Física vem ao longo dos últimos anos despertando inúmeros questionamentos, principalmente quando queremos saber quais são os referencias teóricos que norteiam e como os mesmos interferem no fazer pedagógico dos profissionais de Educação Física. O objeto de estudo foi a formação de professores, os parâmetros teórico-metodológicos, os aspectos da interdisciplinaridade, o valor das práticas das atividades físicas e a inclusão social, bem como os aspectos éticos na complexa tarefa da formação docente. O profissional de Educação Física é um elemento chave no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades e merecedor de nossa atenção.IFCE2019-09-05T15:11:31Z2019-09-05T15:11:31Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookPartapplication/pdfALVES, Francisco de Assis Francelino; SILVA, Ivo Luis Oliveira; MAPURUNGA, Gláudia Mota Portela. Ensinar e aprender: o ser professor de educação física. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 339-359.978-85-420-0661-2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45460Alves, Francisco de Assis FrancelinoSilva, Ivo Luis OliveiraMapurunga, Gláudia Mota Portelaporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-09-05T15:11:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/45460Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:32:14.409766Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação física |
title |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação física |
spellingShingle |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação física Alves, Francisco de Assis Francelino Prática pedagógica Formação de professores Interdisciplinaridade Educação física |
title_short |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação física |
title_full |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação física |
title_fullStr |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação física |
title_full_unstemmed |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação física |
title_sort |
Ensinar e aprender: o ser professor de educação física |
author |
Alves, Francisco de Assis Francelino |
author_facet |
Alves, Francisco de Assis Francelino Silva, Ivo Luis Oliveira Mapurunga, Gláudia Mota Portela |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Ivo Luis Oliveira Mapurunga, Gláudia Mota Portela |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Francisco de Assis Francelino Silva, Ivo Luis Oliveira Mapurunga, Gláudia Mota Portela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Prática pedagógica Formação de professores Interdisciplinaridade Educação física |
topic |
Prática pedagógica Formação de professores Interdisciplinaridade Educação física |
description |
A prática pedagógica do profissional de Educação Física vem ao longo dos últimos anos despertando inúmeros questionamentos, principalmente quando queremos saber quais são os referencias teóricos que norteiam e como os mesmos interferem no fazer pedagógico dos profissionais de Educação Física. O objeto de estudo foi a formação de professores, os parâmetros teórico-metodológicos, os aspectos da interdisciplinaridade, o valor das práticas das atividades físicas e a inclusão social, bem como os aspectos éticos na complexa tarefa da formação docente. O profissional de Educação Física é um elemento chave no processo de ensino-aprendizagem, no desenvolvimento de habilidades e merecedor de nossa atenção. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2019-09-05T15:11:31Z 2019-09-05T15:11:31Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bookPart |
format |
bookPart |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ALVES, Francisco de Assis Francelino; SILVA, Ivo Luis Oliveira; MAPURUNGA, Gláudia Mota Portela. Ensinar e aprender: o ser professor de educação física. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 339-359. 978-85-420-0661-2 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45460 |
identifier_str_mv |
ALVES, Francisco de Assis Francelino; SILVA, Ivo Luis Oliveira; MAPURUNGA, Gláudia Mota Portela. Ensinar e aprender: o ser professor de educação física. In: SILVA, Solonildo Almeida da; SILVA, Simone Cesar da (orgs.). Arte e docência. Fortaleza: IFCE, 2015. p. 339-359. 978-85-420-0661-2 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/45460 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IFCE |
publisher.none.fl_str_mv |
IFCE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028845858586624 |