O discurso docente diante da problemática da sexualidade na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47881 |
Resumo: | As questões referentes à sexualidade vêm sendo abordada ao longo do tempo de diferentes formas. Às vezes, tais questões são explícitas, enquanto outras o debate se realiza de forma velada. De acordo com Foucault (2011), historicamente a sexualidade está relacionada ao discurso dos sujeitos em diferentes momentos, com propósitos distintos, sempre permeada pela questão do poder. Abordar o tema na escola pressupões uma discussão transdisciplinar, onde professores e alunos são vistos como sujeitos sexuais dotados de subjetividade. Dessa forma, pesquisar temas relacionados à sexualidade e às discussões de gênero requer uma abordagem à sexualidade humana em sua dimensão mais ampla, essa concebida como fonte de prazer e constituinte das identidades. As sociedades ocidentais apresentam um modelo de gênero onde as representações do masculino e do feminino se encontram presas numa espécie de camisa de força, à qual compele os sujeitos a permanecerem dentro do padrão heterossexual, com características físicas, comportamentais e psicológicas ancoradas na imagem do homem e da mulher ideais. Qualquer tentativa de transpor essas fronteiras acarreta inúmeros prejuízos à vida social do sujeito, que acaba marginalizado por apresentar comportamentos tidos como fora do padrão. Essa concepção binária de gênero está disseminada e consolidada há séculos, sendo possível visualizar suas manifestações em diversos setores e instituições sociais. Dessa forma, qualquer assunto ou acontecimento que ocorra na sociedade diz respeito à educação, neste trabalho nos delimitaremos à educação escolar. Um dos objetivos deste estudo é suscitar reflexões a respeito de como a escola apresenta um reforço aos estereótipos de gênero, perpetuando condutas e práticas violentas em relação às mulheres, aos homens e às diversidades sexuais partindo do discurso docente. Trata-se de um recorte da pesquisa para dissertação do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará. |
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