A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jarles Lopes de Medeiros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
Texto Completo: http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19140
Resumo: O presente trabalho investigou como as questÃes referentes à sexualidade vÃm sendo abordadas na escola pelos professores, bem como destacou os seus pontos de vista sobre o tema. O estudo teve como ponto de partida uma concepÃÃo histÃrico-social da sexualidade, essa concebida como um dispositivo histÃrico, portanto suscetÃvel de variaÃÃes. A partir da contextualizaÃÃo da sexualidade, foram discutidos seus desdobramentos nos conceitos de famÃlia, gÃnero e diversidade sexual. O tema foi compreendido em sua dimensÃo mais ampla, transbordando os limites biolÃgicos e considerando a subjetividade do sujeito sexual. Antes de chegar aos professores na escola investigada, foi preciso contextualizar historicamente a instituiÃÃo, onde suas origens remontam ao processo de colonizaÃÃo. NÃo sà a educaÃÃo, mas a sexualidade e a constituiÃÃo da famÃlia brasileira nos remetem ao processo de colonizaÃÃo, pelo contato entre colonizador e colonizado. Para elucidaÃÃo da problemÃtica na escola, foi fundamental a anÃlise de algumas polÃticas pÃblicas que discutem a temÃtica, no caso a OrientaÃÃo Sexual proposta nos Temas Transversais dos ParÃmetros Curriculares Nacionais. A parte teÃrica da pesquisa se tornou essencial para que se pudesse compreender a instituiÃÃo e os sujeitos investigados. Portanto, nÃo se pouparam esforÃos no sentido de contextualizar historicamente os temas sexualidade, famÃlia, educaÃÃo e escola. Como matriz metodolÃgica, temos a abordagem histÃrico-cultural e a transdisciplinaridade, tendo como guia os estudos foucaultianos, sobretudo a AnÃlise do Discurso. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodolÃgicos: a abordagem etnogrÃfica para captar a realidade da escola visitada, onde foram observados seus espaÃos internos e externos, bem como as relaÃÃes entre os seus agentes; para a realizaÃÃo das entrevistas a HistÃria Oral serviu como suporte, permitindo uma relaÃÃo de compreensÃo e profundidade no diÃlogo com os docentes; e a perspectiva comparada para a conduÃÃo dos estudos. Os sujeitos da pesquisa foram nove professores de EducaÃÃo BÃsica do MunicÃpio de Fortaleza. Como lÃcus de pesquisa, temos uma escola pÃblica da Prefeitura de Fortaleza. O intuito foi apresentar, a partir da fala dos sujeitos, por meio da AnÃlise do Discurso e da HistÃria Oral, as concepÃÃes e prÃticas que os professores possuem ao lidarem com a sexualidade na escola. Os resultados apontam para uma prÃtica docente guiada pelas concepÃÃes pessoais dos professores, ao mesmo tempo em que nÃo se discute o tema com os alunos.
id UFC_1af253d98a94aa75396bce3fc0a45734
oai_identifier_str oai:www.teses.ufc.br:12156
network_acronym_str UFC
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
spelling info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisA escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionaisThe school and teachers before the problem of sexuality: a historical-sociological perspective of analysis of educational practices and speeches2017-03-24Gisafran Nazareno Mota JucÃ03268659349Maria Helena de Paula Frota02888661349Patricia Helena Carvalho Holanda15574911353http://lattes.cnpq.br/057875231239626090500903387 http://lattes.cnpq.br/3423080131766387Jarles Lopes de MedeirosUniversidade Federal do CearÃPrograma de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃoUFCBRSexualidade EducaÃÃo Discurso DocenteSexuality Education Teaching DiscourseEDUCACAOO presente trabalho investigou como as questÃes referentes à sexualidade vÃm sendo abordadas na escola pelos professores, bem como destacou os seus pontos de vista sobre o tema. O estudo teve como ponto de partida uma concepÃÃo histÃrico-social da sexualidade, essa concebida como um dispositivo histÃrico, portanto suscetÃvel de variaÃÃes. A partir da contextualizaÃÃo da sexualidade, foram discutidos seus desdobramentos nos conceitos de famÃlia, gÃnero e diversidade sexual. O tema foi compreendido em sua dimensÃo mais ampla, transbordando os limites biolÃgicos e considerando a subjetividade do sujeito sexual. Antes de chegar aos professores na escola investigada, foi preciso contextualizar historicamente a instituiÃÃo, onde suas origens remontam ao processo de colonizaÃÃo. NÃo sà a educaÃÃo, mas a sexualidade e a constituiÃÃo da famÃlia brasileira nos remetem ao processo de colonizaÃÃo, pelo contato entre colonizador e colonizado. Para elucidaÃÃo da problemÃtica na escola, foi fundamental a anÃlise de algumas polÃticas pÃblicas que discutem a temÃtica, no caso a OrientaÃÃo Sexual proposta nos Temas Transversais dos ParÃmetros Curriculares Nacionais. A parte teÃrica da pesquisa se tornou essencial para que se pudesse compreender a instituiÃÃo e os sujeitos investigados. Portanto, nÃo se pouparam esforÃos no sentido de contextualizar historicamente os temas sexualidade, famÃlia, educaÃÃo e escola. Como matriz metodolÃgica, temos a abordagem histÃrico-cultural e a transdisciplinaridade, tendo como guia os estudos foucaultianos, sobretudo a AnÃlise do Discurso. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodolÃgicos: a abordagem etnogrÃfica para captar a realidade da escola visitada, onde foram observados seus espaÃos internos e externos, bem como as relaÃÃes entre os seus agentes; para a realizaÃÃo das entrevistas a HistÃria Oral serviu como suporte, permitindo uma relaÃÃo de compreensÃo e profundidade no diÃlogo com os docentes; e a perspectiva comparada para a conduÃÃo dos estudos. Os sujeitos da pesquisa foram nove professores de EducaÃÃo BÃsica do MunicÃpio de Fortaleza. Como lÃcus de pesquisa, temos uma escola pÃblica da Prefeitura de Fortaleza. O intuito foi apresentar, a partir da fala dos sujeitos, por meio da AnÃlise do Discurso e da HistÃria Oral, as concepÃÃes e prÃticas que os professores possuem ao lidarem com a sexualidade na escola. Os resultados apontam para uma prÃtica docente guiada pelas concepÃÃes pessoais dos professores, ao mesmo tempo em que nÃo se discute o tema com os alunos. The present work investigated how questions related to sexuality are being addressed in the school by teachers, as well as highlighted their views on the subject. The study had as its starting point a historical-social conception of sexuality that conceived as a historical device, therefore susceptible of variations. From the contextualization of sexuality, its unfolding in the concepts of family, gender and sexual diversity were discussed. The theme was understood in its larger dimension, overflowing the biological limits and considering the subjectivity of the sexual subject. Before arriving at the teachers in the investigated school, it was necessary to contextualize historically the institution, where its origins go back to the process of colonization. Not only education, but sexuality and the constitution of the Brazilian family remind us of the process of colonization, through contact between colonizer and colonized. In order to elucidate the problematic in school, it was fundamental to analyze some public policies that discuss the subject, in the case the Sexual Orientation proposed in the Transversal Themes of the National Curricular Parameters. The theoretical part of the research became essential so that one could understand the institution and the investigated subjects. Therefore, no effort was spared in order to historically contextualize the themes sexuality, family, education and school. As a methodological matrix, we have the historical-cultural approach and transdisciplinarity, guided by the Foucaultian studies, especially Discourse Analysis. The following methodological procedures were used: the ethnographic approach to capture the reality of the visited school, where its internal and external spaces were observed, as well as the relationships among its agents; To conduct oral history interviews served as support, allowing a relationship of understanding and depth in the dialogue with teachers; And the comparative perspective for conducting the studies. The subjects of the research were nine teachers of Basic Education of the Municipality of Fortaleza. As a locus of research, we have a public school of the City Hall of Fortaleza. The aim was to present, from the speech of the subjects, through Discourse Analysis and Oral History, the conceptions and practices that teachers have in dealing with sexuality in school. The results point to a teaching practice guided by the personal conceptions of the teachers, at the same time that the subject is not discussed with the students.Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgicohttp://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19140application/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCinstname:Universidade Federal do Cearáinstacron:UFC2019-01-21T11:31:46Zmail@mail.com -
dc.title.pt.fl_str_mv A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais
dc.title.alternative.en.fl_str_mv The school and teachers before the problem of sexuality: a historical-sociological perspective of analysis of educational practices and speeches
title A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais
spellingShingle A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais
Jarles Lopes de Medeiros
Sexualidade
EducaÃÃo
Discurso Docente
Sexuality
Education
Teaching Discourse
EDUCACAO
title_short A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais
title_full A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais
title_fullStr A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais
title_full_unstemmed A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais
title_sort A escola e os professores diante da problemÃtica da sexualidade: uma perspectiva histÃrico-sociolÃgica de anÃlise dos discursos e das prÃticas educacionais
author Jarles Lopes de Medeiros
author_facet Jarles Lopes de Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gisafran Nazareno Mota JucÃ
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv 03268659349
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Maria Helena de Paula Frota
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv 02888661349
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Patricia Helena Carvalho Holanda
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 15574911353
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0578752312396260
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 90500903387
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3423080131766387
dc.contributor.author.fl_str_mv Jarles Lopes de Medeiros
contributor_str_mv Gisafran Nazareno Mota JucÃ
Maria Helena de Paula Frota
Patricia Helena Carvalho Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Sexualidade
EducaÃÃo
Discurso Docente
topic Sexualidade
EducaÃÃo
Discurso Docente
Sexuality
Education
Teaching Discourse
EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Sexuality
Education
Teaching Discourse
dc.subject.cnpq.fl_str_mv EDUCACAO
dc.description.sponsorship.fl_txt_mv Conselho Nacional de Desenvolvimento CientÃfico e TecnolÃgico
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv O presente trabalho investigou como as questÃes referentes à sexualidade vÃm sendo abordadas na escola pelos professores, bem como destacou os seus pontos de vista sobre o tema. O estudo teve como ponto de partida uma concepÃÃo histÃrico-social da sexualidade, essa concebida como um dispositivo histÃrico, portanto suscetÃvel de variaÃÃes. A partir da contextualizaÃÃo da sexualidade, foram discutidos seus desdobramentos nos conceitos de famÃlia, gÃnero e diversidade sexual. O tema foi compreendido em sua dimensÃo mais ampla, transbordando os limites biolÃgicos e considerando a subjetividade do sujeito sexual. Antes de chegar aos professores na escola investigada, foi preciso contextualizar historicamente a instituiÃÃo, onde suas origens remontam ao processo de colonizaÃÃo. NÃo sà a educaÃÃo, mas a sexualidade e a constituiÃÃo da famÃlia brasileira nos remetem ao processo de colonizaÃÃo, pelo contato entre colonizador e colonizado. Para elucidaÃÃo da problemÃtica na escola, foi fundamental a anÃlise de algumas polÃticas pÃblicas que discutem a temÃtica, no caso a OrientaÃÃo Sexual proposta nos Temas Transversais dos ParÃmetros Curriculares Nacionais. A parte teÃrica da pesquisa se tornou essencial para que se pudesse compreender a instituiÃÃo e os sujeitos investigados. Portanto, nÃo se pouparam esforÃos no sentido de contextualizar historicamente os temas sexualidade, famÃlia, educaÃÃo e escola. Como matriz metodolÃgica, temos a abordagem histÃrico-cultural e a transdisciplinaridade, tendo como guia os estudos foucaultianos, sobretudo a AnÃlise do Discurso. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodolÃgicos: a abordagem etnogrÃfica para captar a realidade da escola visitada, onde foram observados seus espaÃos internos e externos, bem como as relaÃÃes entre os seus agentes; para a realizaÃÃo das entrevistas a HistÃria Oral serviu como suporte, permitindo uma relaÃÃo de compreensÃo e profundidade no diÃlogo com os docentes; e a perspectiva comparada para a conduÃÃo dos estudos. Os sujeitos da pesquisa foram nove professores de EducaÃÃo BÃsica do MunicÃpio de Fortaleza. Como lÃcus de pesquisa, temos uma escola pÃblica da Prefeitura de Fortaleza. O intuito foi apresentar, a partir da fala dos sujeitos, por meio da AnÃlise do Discurso e da HistÃria Oral, as concepÃÃes e prÃticas que os professores possuem ao lidarem com a sexualidade na escola. Os resultados apontam para uma prÃtica docente guiada pelas concepÃÃes pessoais dos professores, ao mesmo tempo em que nÃo se discute o tema com os alunos.
dc.description.abstract.eng.fl_txt_mv The present work investigated how questions related to sexuality are being addressed in the school by teachers, as well as highlighted their views on the subject. The study had as its starting point a historical-social conception of sexuality that conceived as a historical device, therefore susceptible of variations. From the contextualization of sexuality, its unfolding in the concepts of family, gender and sexual diversity were discussed. The theme was understood in its larger dimension, overflowing the biological limits and considering the subjectivity of the sexual subject. Before arriving at the teachers in the investigated school, it was necessary to contextualize historically the institution, where its origins go back to the process of colonization. Not only education, but sexuality and the constitution of the Brazilian family remind us of the process of colonization, through contact between colonizer and colonized. In order to elucidate the problematic in school, it was fundamental to analyze some public policies that discuss the subject, in the case the Sexual Orientation proposed in the Transversal Themes of the National Curricular Parameters. The theoretical part of the research became essential so that one could understand the institution and the investigated subjects. Therefore, no effort was spared in order to historically contextualize the themes sexuality, family, education and school. As a methodological matrix, we have the historical-cultural approach and transdisciplinarity, guided by the Foucaultian studies, especially Discourse Analysis. The following methodological procedures were used: the ethnographic approach to capture the reality of the visited school, where its internal and external spaces were observed, as well as the relationships among its agents; To conduct oral history interviews served as support, allowing a relationship of understanding and depth in the dialogue with teachers; And the comparative perspective for conducting the studies. The subjects of the research were nine teachers of Basic Education of the Municipality of Fortaleza. As a locus of research, we have a public school of the City Hall of Fortaleza. The aim was to present, from the speech of the subjects, through Discourse Analysis and Oral History, the conceptions and practices that teachers have in dealing with sexuality in school. The results point to a teaching practice guided by the personal conceptions of the teachers, at the same time that the subject is not discussed with the students.
description O presente trabalho investigou como as questÃes referentes à sexualidade vÃm sendo abordadas na escola pelos professores, bem como destacou os seus pontos de vista sobre o tema. O estudo teve como ponto de partida uma concepÃÃo histÃrico-social da sexualidade, essa concebida como um dispositivo histÃrico, portanto suscetÃvel de variaÃÃes. A partir da contextualizaÃÃo da sexualidade, foram discutidos seus desdobramentos nos conceitos de famÃlia, gÃnero e diversidade sexual. O tema foi compreendido em sua dimensÃo mais ampla, transbordando os limites biolÃgicos e considerando a subjetividade do sujeito sexual. Antes de chegar aos professores na escola investigada, foi preciso contextualizar historicamente a instituiÃÃo, onde suas origens remontam ao processo de colonizaÃÃo. NÃo sà a educaÃÃo, mas a sexualidade e a constituiÃÃo da famÃlia brasileira nos remetem ao processo de colonizaÃÃo, pelo contato entre colonizador e colonizado. Para elucidaÃÃo da problemÃtica na escola, foi fundamental a anÃlise de algumas polÃticas pÃblicas que discutem a temÃtica, no caso a OrientaÃÃo Sexual proposta nos Temas Transversais dos ParÃmetros Curriculares Nacionais. A parte teÃrica da pesquisa se tornou essencial para que se pudesse compreender a instituiÃÃo e os sujeitos investigados. Portanto, nÃo se pouparam esforÃos no sentido de contextualizar historicamente os temas sexualidade, famÃlia, educaÃÃo e escola. Como matriz metodolÃgica, temos a abordagem histÃrico-cultural e a transdisciplinaridade, tendo como guia os estudos foucaultianos, sobretudo a AnÃlise do Discurso. Foram utilizados os seguintes procedimentos metodolÃgicos: a abordagem etnogrÃfica para captar a realidade da escola visitada, onde foram observados seus espaÃos internos e externos, bem como as relaÃÃes entre os seus agentes; para a realizaÃÃo das entrevistas a HistÃria Oral serviu como suporte, permitindo uma relaÃÃo de compreensÃo e profundidade no diÃlogo com os docentes; e a perspectiva comparada para a conduÃÃo dos estudos. Os sujeitos da pesquisa foram nove professores de EducaÃÃo BÃsica do MunicÃpio de Fortaleza. Como lÃcus de pesquisa, temos uma escola pÃblica da Prefeitura de Fortaleza. O intuito foi apresentar, a partir da fala dos sujeitos, por meio da AnÃlise do Discurso e da HistÃria Oral, as concepÃÃes e prÃticas que os professores possuem ao lidarem com a sexualidade na escola. Os resultados apontam para uma prÃtica docente guiada pelas concepÃÃes pessoais dos professores, ao mesmo tempo em que nÃo se discute o tema com os alunos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-03-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
status_str publishedVersion
format masterThesis
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19140
url http://www.teses.ufc.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=19140
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de PÃs-GraduaÃÃo em EducaÃÃo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFC
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do CearÃ
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname:Universidade Federal do Ceará
instacron:UFC
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará
instacron_str UFC
institution UFC
repository.name.fl_str_mv -
repository.mail.fl_str_mv mail@mail.com
_version_ 1643295233177288704