Propuesta de reflexión sobre la enseñanza de E/LE a personas con discapacidad visual a los profesores de letras español en formación

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Naziane de Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: spa
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/67631
Resumo: Dados do Censo brasileiro de 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE) mostram que 18,8% de população brasileira apresentam alguma deficiência visual. No momento atual, as escolas necessitam garantir uma educação de qualidade e inclusiva, onde todas as pessoas tenham acesso ao sistema educativo, tendo o aprendizado necessário para cumprir de forma satisfatória suas necessidades como cidadãos e futuros trabalhadores. O objetivo geral deste trabalho é propor uma reflexão acerca do ensino de español como língua estrangera a pessoas com deficiência visual, a partir de cinco planos de aula para os professores do Curso de Letras Licenciatura em Língua Espanhola e suas Literaturas em formação. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com autores como Fontana, Motta, Bersch, além de leis, uma investigação ação e a elaboração de planos de aula. Após as pesquisas para a elaboração deste trabalho e para a contrução dos planos de aula foi possível perceber como é árdua a luta por direitos iguais que as pessoas com deficiência visual enfrentam todos os dias. As leis foram grandes conquistas, mas a execução delas, de forma satisfatória, ainda está ocorrendo a passinhos de formiga. A nós, nos cabe a parte de tentar conhecer e reconhecer que as pessoas são diferentes e que suas diferenças não as transformam em seres inferiores ou superiores, somos todos humanos, e, como tal, merecemos respeito e condições dignas de viver.
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