Personas con Discapacidad Visual: barreras al turismo de ocio
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Turismo em Análise |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52440 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que mais restringem o consumode serviços de lazer turístico por pessoas com deficiência visual. O turismo inclusivo caminhaa passos lentos no Brasil, a despeito de 24 milhões de brasileiros serem pessoas comdeficiências – das quais 48% apresentam deficiência visual, foco desse estudo. Na presente pesquisa foi elaborado um questionário com o auxílio da revisão de literatura e de entrevistas com oito informantes-chaves. Esse questionário continha 27 assertivas, cobrindo diversos aspectos de restrição ao turismo para pessoas com deficiência visual. O questionário foi enviado por email para pessoas com deficiência visual, obtendo-se 202 respostas válidas. Osresultados da presente pesquisa apontam sete fatores de restrição ao consumo de serviços delazer turístico para pessoas com deficiência visual: Tempo, Recursos Financeiros, Questões Pessoais, Importância da Companhia, Barreiras Atitudinais, Barreiras Arquitetônicas e Atendimento. As maiores médias foram atribuídas aos fatores Atendimento e Importância da Companhia. Diante dos resultados, é possível sugerir que, no setor estudado, faltaminvestimentos em treinamento para que os funcionários de linha de frente estejam capacitados a atender os deficientes visuais de forma adequada. Ao final do artigo são apresentadassugestões para novos esforços de pesquisa. |
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Personas con Discapacidad Visual: barreras al turismo de ocioPeople with Visual Impairment: barriers to leisure tourismPessoas com Deficiência Visual: barreiras para o lazer turísticopeople with visual impairmentsbarriersleisure tourism.personas con discapacidad visualbarrerasocio y tiempo libre Turism.pessoas com deficiência visualbarreiraslazer turísticA presente pesquisa teve como objetivo identificar os fatores que mais restringem o consumode serviços de lazer turístico por pessoas com deficiência visual. O turismo inclusivo caminhaa passos lentos no Brasil, a despeito de 24 milhões de brasileiros serem pessoas comdeficiências – das quais 48% apresentam deficiência visual, foco desse estudo. Na presente pesquisa foi elaborado um questionário com o auxílio da revisão de literatura e de entrevistas com oito informantes-chaves. Esse questionário continha 27 assertivas, cobrindo diversos aspectos de restrição ao turismo para pessoas com deficiência visual. O questionário foi enviado por email para pessoas com deficiência visual, obtendo-se 202 respostas válidas. Osresultados da presente pesquisa apontam sete fatores de restrição ao consumo de serviços delazer turístico para pessoas com deficiência visual: Tempo, Recursos Financeiros, Questões Pessoais, Importância da Companhia, Barreiras Atitudinais, Barreiras Arquitetônicas e Atendimento. As maiores médias foram atribuídas aos fatores Atendimento e Importância da Companhia. Diante dos resultados, é possível sugerir que, no setor estudado, faltaminvestimentos em treinamento para que os funcionários de linha de frente estejam capacitados a atender os deficientes visuais de forma adequada. Ao final do artigo são apresentadassugestões para novos esforços de pesquisa.Esta investigación tuvo como objetivo identificar los factores que restringen elconsumo deservicios de turismo de ocio para personas con impedimentos visuales.El turismoinclusivo caminar a un ritmo lento en Brasil, a pesar de 24 millones de brasileños son las personas con discapacidad - de los cuales 48% tienendiscapacidad visual, el foco de esteestudio. En este estudio se diseñó un cuestionario con la ayuda de revisión de la literatura yentrevistas con ochoinformantes clave. El cuestionario constaba de 27 estados que abarcandistintos aspectos de la restricción de turismo para personas con impedimentos visuales. El cuestionario fue enviado por correo electrónico a las personas con discapacidad visual, loque resulta en 202 respuestas válidas. Los resultados de este estudio sugieren siete factores que restringen el consumo de servicios de turismo de ociopara personas con discapacidadvisual: tiempo, dinero, problemas personales,importancia de la empresa, las barreras mentales, las barreras arquitectónicas y de servicios. Los promedios principales se hanatribuido a factores de importancia del servicio y la empresa. Teniendo en cuenta losresultados, es posible sugerir que el sector estudiado, la falta de inversión en formación parael personal de primera líneason capaces de asistir a los discapacitados visuales correctamente. Al final del artículo se ofrecen sugerencias para nuevos estudios.This research aimed to identify the factors that restrict the consumption of leisuretourism services for people with visual impairments. The inclusive tourism walking at a slowpace in Brazil, despite 24 million Brazilians are people with disabilities - of which48%have visual impairments, focus of this study. In this study a questionnaire was designed withthe help of literature review and interviews with eight key informants. The questionnaire contained 27 statements covering different aspects of constraint to tourism for people with visual impairments. The questionnaire was emailed to people with visualimpairments, resulting in 202 valid responses. The results of this studysuggest seven factors restricting the consumption of leisure tourism services for people with visual impairment: time, money, Personal Issues, Importance of the Company, attitudinal barriers, architectural barriers and Service. The major averages have been attributed to factors Importance of Service and Company. Considering the results, itis possible to suggest that the sector studied, lack of investment in training forthe frontline staff are able to attend the visually impaired properly. At the end of the article are suggestions for new research efforts.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por Pares Peer-reviewedRevisado por paresapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/5244010.11606/issn.1984-4867.v23i3p691-717Revista Turismo em Análise; Vol. 23 No. 3 (2012); 691-717Revista Turismo em Análise; Vol. 23 Núm. 3 (2012); 691-717Revista Turismo em Análise; v. 23 n. 3 (2012); 691-7171984-48670103-5541reponame:Revista Turismo em Análiseinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rta/article/view/52440/56434Copyright (c) 2016 Revista Turismo em Análiseinfo:eu-repo/semantics/openAccessFaria, Marina Dias deMotta, Paulo César2015-11-13T15:58:35Zoai:revistas.usp.br:article/52440Revistahttps://www.revistas.usp.br/rtaPUBhttps://www.revistas.usp.br/rta/oaitanalise@usp.br || bragadc@usp.br1984-48670103-5541opendoar:2015-11-13T15:58:35Revista Turismo em Análise - Universidade de São Paulo (USP)false |
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