Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pires, Fabiana Cristina, Nascimento, Kleiton Gonçalves do, Regino, Daniela da Silva Garcia, Siqueira, Tainá Vilhar, Dalri, Maria Celia Barcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58311
Resumo: Objective: to evaluate the quality of the validation process performed in studies that developed simulated clinical sce-narios for teaching and learning in nursing. Methods: the researchers conducted two steps: an integrative review in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Web of Science, SCOPUS, and Educational Resources Infor-mation Center databases; and the validation assessment, using the validated tool (Quality Assessment for Validity Studies). Results: 561 studies were identified, six of which comprised the sample, primary, methodological, available electronically and in full. Most showed good validation qua-lity by meeting almost all the criteria required by the tool. Conclusion: the validation of studies on clinical scenarios was able to support reliable evidence for adoption in tea-ching through simulation in nursing.
id UFC-7_2c913334839d14d641d2c3e1f6cea626
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/58311
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagemMethodological quality of validation of studies on simulated scenarios in nursingEnfermagemSimulaçãoEducação em EnfermagemAprendizagemEstudo de ValidaçãoObjective: to evaluate the quality of the validation process performed in studies that developed simulated clinical sce-narios for teaching and learning in nursing. Methods: the researchers conducted two steps: an integrative review in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Web of Science, SCOPUS, and Educational Resources Infor-mation Center databases; and the validation assessment, using the validated tool (Quality Assessment for Validity Studies). Results: 561 studies were identified, six of which comprised the sample, primary, methodological, available electronically and in full. Most showed good validation qua-lity by meeting almost all the criteria required by the tool. Conclusion: the validation of studies on clinical scenarios was able to support reliable evidence for adoption in tea-ching through simulation in nursing.Objetivo: avaliar a qualidade do processo de validação reali-zado em estudos que desenvolveram cenários clínicos simu-lados para o ensino e aprendizagem em enfermagem. Mé-todos: os pesquisadores procederam à realização de duas etapas: uma revisão integrativa nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulati-ve Index to Nursing and Allied Health Literature, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Web of Science, SCOPUS e Educational Resources Information Cen-ter;e a avaliação da validação, adotando-se a ferramenta va-lidada (Avaliação da Qualidade para Estudos de Validade). Resultados: identificaram-se 561 estudos, dos quais seis compuseram a amostra, primários, metodológicos, disponí-veis eletronicamente e na íntegra. A maioria apresentou boa qualidade de validação ao cumprir quase todos os critérios exigidos pela ferramenta. Conclusão: a validação dos estu-dos sobre cenários clínicos foi capaz de sustentar evidências confiáveis para a adoção no ensino por meio da simulação em enfermagem.Rev Rene2021-05-11T18:19:58Z2021-05-11T18:19:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNASCIMENTO, J. S. G. et al. Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e62459, 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/62459/196797. Acesso em: 11/05/20212175-6783http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58311Nascimento, Juliana da Silva GarciaPires, Fabiana CristinaNascimento, Kleiton Gonçalves doRegino, Daniela da Silva GarciaSiqueira, Tainá VilharDalri, Maria Celia Barcellosporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-05-11T18:19:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/58311Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:40.710684Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
Methodological quality of validation of studies on simulated scenarios in nursing
title Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
spellingShingle Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Enfermagem
Simulação
Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Estudo de Validação
title_short Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
title_full Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
title_fullStr Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
title_full_unstemmed Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
title_sort Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem
author Nascimento, Juliana da Silva Garcia
author_facet Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Pires, Fabiana Cristina
Nascimento, Kleiton Gonçalves do
Regino, Daniela da Silva Garcia
Siqueira, Tainá Vilhar
Dalri, Maria Celia Barcellos
author_role author
author2 Pires, Fabiana Cristina
Nascimento, Kleiton Gonçalves do
Regino, Daniela da Silva Garcia
Siqueira, Tainá Vilhar
Dalri, Maria Celia Barcellos
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Juliana da Silva Garcia
Pires, Fabiana Cristina
Nascimento, Kleiton Gonçalves do
Regino, Daniela da Silva Garcia
Siqueira, Tainá Vilhar
Dalri, Maria Celia Barcellos
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Simulação
Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Estudo de Validação
topic Enfermagem
Simulação
Educação em Enfermagem
Aprendizagem
Estudo de Validação
description Objective: to evaluate the quality of the validation process performed in studies that developed simulated clinical sce-narios for teaching and learning in nursing. Methods: the researchers conducted two steps: an integrative review in the Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature, Latin American and Caribbean Health Sciences Literature, Web of Science, SCOPUS, and Educational Resources Infor-mation Center databases; and the validation assessment, using the validated tool (Quality Assessment for Validity Studies). Results: 561 studies were identified, six of which comprised the sample, primary, methodological, available electronically and in full. Most showed good validation qua-lity by meeting almost all the criteria required by the tool. Conclusion: the validation of studies on clinical scenarios was able to support reliable evidence for adoption in tea-ching through simulation in nursing.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11T18:19:58Z
2021-05-11T18:19:58Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NASCIMENTO, J. S. G. et al. Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e62459, 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/62459/196797. Acesso em: 11/05/2021
2175-6783
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58311
identifier_str_mv NASCIMENTO, J. S. G. et al. Qualidade metodológica da validação de estudos sobre cenários simulados em enfermagem. Rev Rene, Fortaleza, v. 22, e62459, 2021. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/62459/196797. Acesso em: 11/05/2021
2175-6783
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/58311
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
publisher.none.fl_str_mv Rev Rene
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028896087474176