O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lidiane Rocha dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44266
Resumo: From the perspective that society, technologies and education cannot be separated, it is inferable that investigating a new paradigm which represents the existing situation in education and its correlations is also to reflect on the initial questionings of this paper: how can M-Learning and U-Learning promote teaching and learning processes using Gamification? Facing the contexts in which the practices of teaching and learning are inserted, it is required an examination of the empirical pedagogical area so that thoughts can be articulated on how pedagogical practices and learning processes are increasingly becoming more connected with technologies (analogical and digital). Therefore, this investigation intends to put forward a debate on possible changes around the physical and thought structures (related to management and initial and continuous formation of teachers) in universities.
id UFC-7_2ea992e10f8a6ccdd3448669a3dfc56e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/44266
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a GramificaçãoThe emergent educational paradigm: first approaches with the GramificationSociedadeTecnologiasEducaçãoParadigmaGramificaçãoFrom the perspective that society, technologies and education cannot be separated, it is inferable that investigating a new paradigm which represents the existing situation in education and its correlations is also to reflect on the initial questionings of this paper: how can M-Learning and U-Learning promote teaching and learning processes using Gamification? Facing the contexts in which the practices of teaching and learning are inserted, it is required an examination of the empirical pedagogical area so that thoughts can be articulated on how pedagogical practices and learning processes are increasingly becoming more connected with technologies (analogical and digital). Therefore, this investigation intends to put forward a debate on possible changes around the physical and thought structures (related to management and initial and continuous formation of teachers) in universities.A partir da percepção de que sociedade, tecnologias e educação não se separam, entende-se que investigar o novo paradigma que representa a atual situação da educação e suas correlações remete à reflexão sobre os questionamentos iniciais desta pesquisa: como o m-learning e o u-learning podem promover processos de ensino e de aprendizagem a partir da gamificação? Diante dos contextos em que estão inseridas as práticas de ensino e de aprendizagem, faz-se necessária uma observação do campo empírico pedagógico para que se possa articular pensamentos sobre como as práticas pedagógicas e os processos de aprendizagem configuram-se cada vez mais interligados às tecnologias (analógicas e digitais). Assim, compreende-se que tal investigação contribua para propor discussões sobre as possíveis mudanças nas esferas em torno das estruturas físicas e/ou do pensamento (sobre gestão e formação inicial e continuada dos professores) nas universidades.Revista Educação em Debate2019-07-31T11:50:10Z2019-07-31T11:50:10Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Lidiane Rocha dos. O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 134-147, jan./abr. 2019.0102-1117 (impresso)2526-0847 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44266Santos, Lidiane Rocha dosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:13:58Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/44266Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:52:30.462934Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação
The emergent educational paradigm: first approaches with the Gramification
title O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação
spellingShingle O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação
Santos, Lidiane Rocha dos
Sociedade
Tecnologias
Educação
Paradigma
Gramificação
title_short O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação
title_full O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação
title_fullStr O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação
title_full_unstemmed O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação
title_sort O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação
author Santos, Lidiane Rocha dos
author_facet Santos, Lidiane Rocha dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lidiane Rocha dos
dc.subject.por.fl_str_mv Sociedade
Tecnologias
Educação
Paradigma
Gramificação
topic Sociedade
Tecnologias
Educação
Paradigma
Gramificação
description From the perspective that society, technologies and education cannot be separated, it is inferable that investigating a new paradigm which represents the existing situation in education and its correlations is also to reflect on the initial questionings of this paper: how can M-Learning and U-Learning promote teaching and learning processes using Gamification? Facing the contexts in which the practices of teaching and learning are inserted, it is required an examination of the empirical pedagogical area so that thoughts can be articulated on how pedagogical practices and learning processes are increasingly becoming more connected with technologies (analogical and digital). Therefore, this investigation intends to put forward a debate on possible changes around the physical and thought structures (related to management and initial and continuous formation of teachers) in universities.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31T11:50:10Z
2019-07-31T11:50:10Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Lidiane Rocha dos. O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 134-147, jan./abr. 2019.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44266
identifier_str_mv SANTOS, Lidiane Rocha dos. O paradigma educacional emergente: primeiras aproximações com a Gramificação. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 41, n.78, p. 134-147, jan./abr. 2019.
0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/44266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028979968311296