A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rabelo, Clotenir Damasceno
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459
Resumo: No contexto de sucessão de programas de formação continuada que caracteriza a política educacional contemporânea, o MEC em sintonia com as orientações dos “Parâmetros em Ação – Alfabetização”, elaborou e implantou em 1999 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES (PROFA), objetivando “criar um contexto favorável para a construção de competências profissionais e conhecimentos necessários a todo professor que alfabetiza” e “oferecer aos professores brasileiros o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos” (BRASIL, 2001a, p. 5). A participação dos estados e municípios no PROFA seguiu procedimentos de consulta e adesão, bem como de centralização dos processos formativos nas secretarias estaduais.[...]
id UFC-7_2f8b2ef2d6207724fac15d156bd4df98
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41459
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)Programas de formação continuadaParâmetros em Ação – AlfabetizaçãoNo contexto de sucessão de programas de formação continuada que caracteriza a política educacional contemporânea, o MEC em sintonia com as orientações dos “Parâmetros em Ação – Alfabetização”, elaborou e implantou em 1999 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES (PROFA), objetivando “criar um contexto favorável para a construção de competências profissionais e conhecimentos necessários a todo professor que alfabetiza” e “oferecer aos professores brasileiros o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos” (BRASIL, 2001a, p. 5). A participação dos estados e municípios no PROFA seguiu procedimentos de consulta e adesão, bem como de centralização dos processos formativos nas secretarias estaduais.[...]UFC2019-05-07T16:03:46Z2019-05-07T16:03:46Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRABELO, Clotenir Damasceno; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2161-2169.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459Rabelo, Clotenir DamascenoAlbuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41459Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:50.542383Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
title A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
spellingShingle A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
Rabelo, Clotenir Damasceno
Programas de formação continuada
Parâmetros em Ação – Alfabetização
title_short A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
title_full A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
title_fullStr A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
title_full_unstemmed A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
title_sort A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
author Rabelo, Clotenir Damasceno
author_facet Rabelo, Clotenir Damasceno
Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira
author_role author
author2 Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rabelo, Clotenir Damasceno
Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Programas de formação continuada
Parâmetros em Ação – Alfabetização
topic Programas de formação continuada
Parâmetros em Ação – Alfabetização
description No contexto de sucessão de programas de formação continuada que caracteriza a política educacional contemporânea, o MEC em sintonia com as orientações dos “Parâmetros em Ação – Alfabetização”, elaborou e implantou em 1999 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES (PROFA), objetivando “criar um contexto favorável para a construção de competências profissionais e conhecimentos necessários a todo professor que alfabetiza” e “oferecer aos professores brasileiros o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos” (BRASIL, 2001a, p. 5). A participação dos estados e municípios no PROFA seguiu procedimentos de consulta e adesão, bem como de centralização dos processos formativos nas secretarias estaduais.[...]
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2019-05-07T16:03:46Z
2019-05-07T16:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv RABELO, Clotenir Damasceno; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2161-2169.
9788589872423
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459
identifier_str_mv RABELO, Clotenir Damasceno; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2161-2169.
9788589872423
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFC
publisher.none.fl_str_mv UFC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028994738552832