A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459 |
Resumo: | No contexto de sucessão de programas de formação continuada que caracteriza a política educacional contemporânea, o MEC em sintonia com as orientações dos “Parâmetros em Ação – Alfabetização”, elaborou e implantou em 1999 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES (PROFA), objetivando “criar um contexto favorável para a construção de competências profissionais e conhecimentos necessários a todo professor que alfabetiza” e “oferecer aos professores brasileiros o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos” (BRASIL, 2001a, p. 5). A participação dos estados e municípios no PROFA seguiu procedimentos de consulta e adesão, bem como de centralização dos processos formativos nas secretarias estaduais.[...] |
id |
UFC-7_2f8b2ef2d6207724fac15d156bd4df98 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41459 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores)Programas de formação continuadaParâmetros em Ação – AlfabetizaçãoNo contexto de sucessão de programas de formação continuada que caracteriza a política educacional contemporânea, o MEC em sintonia com as orientações dos “Parâmetros em Ação – Alfabetização”, elaborou e implantou em 1999 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES (PROFA), objetivando “criar um contexto favorável para a construção de competências profissionais e conhecimentos necessários a todo professor que alfabetiza” e “oferecer aos professores brasileiros o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos” (BRASIL, 2001a, p. 5). A participação dos estados e municípios no PROFA seguiu procedimentos de consulta e adesão, bem como de centralização dos processos formativos nas secretarias estaduais.[...]UFC2019-05-07T16:03:46Z2019-05-07T16:03:46Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfRABELO, Clotenir Damasceno; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2161-2169.9788589872423http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459Rabelo, Clotenir DamascenoAlbuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:05Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41459Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:54:50.542383Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) |
title |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) |
spellingShingle |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) Rabelo, Clotenir Damasceno Programas de formação continuada Parâmetros em Ação – Alfabetização |
title_short |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) |
title_full |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) |
title_fullStr |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) |
title_full_unstemmed |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) |
title_sort |
A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores) |
author |
Rabelo, Clotenir Damasceno |
author_facet |
Rabelo, Clotenir Damasceno Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira |
author_role |
author |
author2 |
Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rabelo, Clotenir Damasceno Albuquerque, Maria Gláucia Menezes Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Programas de formação continuada Parâmetros em Ação – Alfabetização |
topic |
Programas de formação continuada Parâmetros em Ação – Alfabetização |
description |
No contexto de sucessão de programas de formação continuada que caracteriza a política educacional contemporânea, o MEC em sintonia com as orientações dos “Parâmetros em Ação – Alfabetização”, elaborou e implantou em 1999 o PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ALFABETIZADORES (PROFA), objetivando “criar um contexto favorável para a construção de competências profissionais e conhecimentos necessários a todo professor que alfabetiza” e “oferecer aos professores brasileiros o conhecimento didático de alfabetização que vem sendo construído nos últimos vinte anos” (BRASIL, 2001a, p. 5). A participação dos estados e municípios no PROFA seguiu procedimentos de consulta e adesão, bem como de centralização dos processos formativos nas secretarias estaduais.[...] |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2019-05-07T16:03:46Z 2019-05-07T16:03:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
RABELO, Clotenir Damasceno; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2161-2169. 9788589872423 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459 |
identifier_str_mv |
RABELO, Clotenir Damasceno; ALBUQUERQUE, Maria Gláucia Menezes Teixeira. A avaliação como recurso metodológico no PROFA (Programa de Formação de Alfabetizadores). In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20-22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 2161-2169. 9788589872423 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41459 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
publisher.none.fl_str_mv |
UFC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028994738552832 |