O que é (e como faz) sequência didática?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Denise Lino de
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23796
Resumo: ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática?. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, p. 322-334, jan./jul. 2013.
id UFC-7_2fc621e68f01647886b7819d216cb04c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/23796
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O que é (e como faz) sequência didática?Sequência didáticaEnsino de gênerosModelo didáticoSéquence didactiqueARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática?. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, p. 322-334, jan./jul. 2013.Este artigo se propõe a apresentar e discutir o modelo de sequência didática proposto pela escola de Genebra que vem sendo divulgado no Brasil, através de diversas publicações e de cursos de formação docente. Este artigo está organizado em quatro partes. Na primeira resenhamos os fundamentos metodológicos desse modelo, com base em DOLZ et al (2004); na segunda apresentamos e discutimos duas experiências realizadas com base nessa noção e nos procedimentos indicados; na terceira indicamos que o modelo deve ser ampliado para incorporar a noção de análise linguística. Encerramos este artigo com considerações sobre a aplicação desse modelo no âmbito do ensino de Língua Materna no ensino fundamental e médio.Cet articlea pour but de présenter et de discuter de la notion de séquence didactique proposé par l’école de Genève qui a été signalé eau Brésil, à travers différentes publications et descours de formation de sen seignants. Cet article est organisé en quatre parties. La première partie présente les fondements méthodologiques de ce concept, basésur Dolz et al (2004), dans le second, nous présentons et discutons deux expériences fondé essur cette notion et les procédures indiquées; dans la troisième partie, nous indiquent que le modèle devrait être étendu à intégrer la notion d’analyse linguistique. Nous terminons cet article par desconsidérations sur l’application de ce concept dans l’enseignement de la langue maternelle à l’école primaire et secondaire.Revista Entrepalavras2017-07-03T22:20:55Z2017-07-03T22:20:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAraújo, D. L. (2013)2237-6321 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23796Araújo, Denise Lino deinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T18:42:20Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/23796Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:19.993671Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O que é (e como faz) sequência didática?
title O que é (e como faz) sequência didática?
spellingShingle O que é (e como faz) sequência didática?
Araújo, Denise Lino de
Sequência didática
Ensino de gêneros
Modelo didático
Séquence didactique
title_short O que é (e como faz) sequência didática?
title_full O que é (e como faz) sequência didática?
title_fullStr O que é (e como faz) sequência didática?
title_full_unstemmed O que é (e como faz) sequência didática?
title_sort O que é (e como faz) sequência didática?
author Araújo, Denise Lino de
author_facet Araújo, Denise Lino de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Denise Lino de
dc.subject.por.fl_str_mv Sequência didática
Ensino de gêneros
Modelo didático
Séquence didactique
topic Sequência didática
Ensino de gêneros
Modelo didático
Séquence didactique
description ARAÚJO, Denise Lino de. O que é (e como faz) sequência didática?. Revista Entrepalavras, Fortaleza, ano 3, v. 3, n. 1, p. 322-334, jan./jul. 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2017-07-03T22:20:55Z
2017-07-03T22:20:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araújo, D. L. (2013)
2237-6321 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23796
identifier_str_mv Araújo, D. L. (2013)
2237-6321 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/23796
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
publisher.none.fl_str_mv Revista Entrepalavras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028769255915520