A sequência didática no contexto do Ensino Fundamental: relações entre a concepção docente e o planejamento de atividades
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Soletras (São Gonçalo. Online) |
Texto Completo: | https://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31802 |
Resumo: | A sequência didática (SD) é um meio eficaz para transpor didaticamente os gêneros textuais, tornando-os ensináveis em situações efetivas de comunicação. Esta pesquisa classifica-se como um estudo de caso (GIL, 1999) e busca analisar a relação entre a concepção docente e o planejamento de uma sequência didática por uma professora da rede pública de Ensino da cidade de Campina Grande-PB e que participa de um curso de formação continuada. Os dados que constituem o corpus do estudo se originam de uma questão aberta sobre SD, além de uma SD planejada por ela. Como quadro teórico, o estudo se ancora nos trabalhos de BRONCKART (1997, 1999, 2010); MIRANDA (2015); MACHADO e CRISTOVÃO (2009); HILA (2009); e NOVERRAZ, SCHNEUWLY E DOLZ (2004). Os resultados apontam que o conceito de SD da docente se aproxima mais de uma perspectiva educacional do que da área da linguística, nos moldes do grupo genebrino, já que ela a concebe apenas como uma prática metodológica para trabalhar os conteúdos. Apesar disso, as atividades que constituem a SD analisada são bem desenvolvidas e abordam os conteúdos de forma producente, relacionando-os com os objetivos propostos e tomando o gênero como um megainstrumento para o trabalho com a linguagem. |
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A sequência didática no contexto do Ensino Fundamental: relações entre a concepção docente e o planejamento de atividadesEnsino de GênerosTransposição DidáticaSequência Didática.A sequência didática (SD) é um meio eficaz para transpor didaticamente os gêneros textuais, tornando-os ensináveis em situações efetivas de comunicação. Esta pesquisa classifica-se como um estudo de caso (GIL, 1999) e busca analisar a relação entre a concepção docente e o planejamento de uma sequência didática por uma professora da rede pública de Ensino da cidade de Campina Grande-PB e que participa de um curso de formação continuada. Os dados que constituem o corpus do estudo se originam de uma questão aberta sobre SD, além de uma SD planejada por ela. Como quadro teórico, o estudo se ancora nos trabalhos de BRONCKART (1997, 1999, 2010); MIRANDA (2015); MACHADO e CRISTOVÃO (2009); HILA (2009); e NOVERRAZ, SCHNEUWLY E DOLZ (2004). Os resultados apontam que o conceito de SD da docente se aproxima mais de uma perspectiva educacional do que da área da linguística, nos moldes do grupo genebrino, já que ela a concebe apenas como uma prática metodológica para trabalhar os conteúdos. Apesar disso, as atividades que constituem a SD analisada são bem desenvolvidas e abordam os conteúdos de forma producente, relacionando-os com os objetivos propostos e tomando o gênero como um megainstrumento para o trabalho com a linguagem. Universidade do Estado do Rio de Janeiro2018-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/3180210.12957/soletras.2018.31802SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 274-294SOLETRAS; N. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 274-294SOLETRAS; n. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 274-294Revista Soletras; Núm. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 274-294SOLETRAS; No. 35 (2018): Formação de Professores de línguas: práticas, teorias, diálogos; 274-2942316-88381519-7778reponame:Soletras (São Gonçalo. Online)instname:Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)instacron:UERJporhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/soletras/article/view/31802/24793Alves, Maria FátimaMeira, Vanderléia Lucenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-10-19T20:20:32Zoai:ojs.www.e-publicacoes.uerj.br:article/31802Revistahttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletrasPUBhttps://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/soletras/oai||soletrasonline@yahoo.com.br|| paulo.centrorio@uol.com.br|| maricrisribas@uol.com.br2316-88381519-7778opendoar:2019-10-19T20:20:32Soletras (São Gonçalo. Online) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)false |
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