Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Gilberliane Mayara Andrade
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Costa, Priscila Kaline Lima do Nascimento
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344
Resumo: A Pedagogia da Alternância entendida como metodologia de organização do ensino escolar que integra diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, surgiu em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses. Já no Brasil, começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Não obstante, decorridos 43 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é pouco discutida no meio acadêmico. O objetivo deste artigo é provocar essa discusão adormecida, nos intramuros da universidade. Para tanto, a pesquisa envolveu uma (01) escola do município de Serra do Mel Mossoró/ RN. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados neste estudo consiste em entrevista semi- estruturada com um professor do ProJovem Campo – Saberes da Terra, deste municipio. Sendo que este instrumento consiste em questões previamente definidas, contudo permite que o diálogo discorra de forma espontânea, a escolha pelo uso deste ocorreu por entendermos que o mesmo, promove a obtenção de dados importantes que não estão presentes em fontes documentais. A entrevista terá por objetivo conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Programa que utilizam a metodologia da Pedagogia da Alternância. [...]
id UFC-7_30e06a1eeb5f7e50b2d94fe0932e80a8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41344
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da TerraPedagogia da AlternânciaProjeto Político PedagógicoProjovem Campo-Saberes da TerraPaulo FreireA Pedagogia da Alternância entendida como metodologia de organização do ensino escolar que integra diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, surgiu em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses. Já no Brasil, começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Não obstante, decorridos 43 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é pouco discutida no meio acadêmico. O objetivo deste artigo é provocar essa discusão adormecida, nos intramuros da universidade. Para tanto, a pesquisa envolveu uma (01) escola do município de Serra do Mel Mossoró/ RN. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados neste estudo consiste em entrevista semi- estruturada com um professor do ProJovem Campo – Saberes da Terra, deste municipio. Sendo que este instrumento consiste em questões previamente definidas, contudo permite que o diálogo discorra de forma espontânea, a escolha pelo uso deste ocorreu por entendermos que o mesmo, promove a obtenção de dados importantes que não estão presentes em fontes documentais. A entrevista terá por objetivo conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Programa que utilizam a metodologia da Pedagogia da Alternância. [...]IMPRECE2019-05-03T13:08:44Z2019-05-03T13:08:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELO, Gilberliane Mayara Andrade; COSTA, Priscila Kaline Lima do Nascimento. Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 867-878.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344Melo, Gilberliane Mayara AndradeCosta, Priscila Kaline Lima do Nascimentoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41344Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:07.669131Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
title Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
spellingShingle Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
Melo, Gilberliane Mayara Andrade
Pedagogia da Alternância
Projeto Político Pedagógico
Projovem Campo-Saberes da Terra
Paulo Freire
title_short Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
title_full Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
title_fullStr Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
title_full_unstemmed Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
title_sort Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
author Melo, Gilberliane Mayara Andrade
author_facet Melo, Gilberliane Mayara Andrade
Costa, Priscila Kaline Lima do Nascimento
author_role author
author2 Costa, Priscila Kaline Lima do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Melo, Gilberliane Mayara Andrade
Costa, Priscila Kaline Lima do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia da Alternância
Projeto Político Pedagógico
Projovem Campo-Saberes da Terra
Paulo Freire
topic Pedagogia da Alternância
Projeto Político Pedagógico
Projovem Campo-Saberes da Terra
Paulo Freire
description A Pedagogia da Alternância entendida como metodologia de organização do ensino escolar que integra diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, surgiu em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses. Já no Brasil, começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Não obstante, decorridos 43 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é pouco discutida no meio acadêmico. O objetivo deste artigo é provocar essa discusão adormecida, nos intramuros da universidade. Para tanto, a pesquisa envolveu uma (01) escola do município de Serra do Mel Mossoró/ RN. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados neste estudo consiste em entrevista semi- estruturada com um professor do ProJovem Campo – Saberes da Terra, deste municipio. Sendo que este instrumento consiste em questões previamente definidas, contudo permite que o diálogo discorra de forma espontânea, a escolha pelo uso deste ocorreu por entendermos que o mesmo, promove a obtenção de dados importantes que não estão presentes em fontes documentais. A entrevista terá por objetivo conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Programa que utilizam a metodologia da Pedagogia da Alternância. [...]
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-05-03T13:08:44Z
2019-05-03T13:08:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MELO, Gilberliane Mayara Andrade; COSTA, Priscila Kaline Lima do Nascimento. Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 867-878.
978-85-8126-065-5
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344
identifier_str_mv MELO, Gilberliane Mayara Andrade; COSTA, Priscila Kaline Lima do Nascimento. Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 867-878.
978-85-8126-065-5
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
publisher.none.fl_str_mv IMPRECE
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028752911761408