Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344 |
Resumo: | A Pedagogia da Alternância entendida como metodologia de organização do ensino escolar que integra diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, surgiu em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses. Já no Brasil, começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Não obstante, decorridos 43 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é pouco discutida no meio acadêmico. O objetivo deste artigo é provocar essa discusão adormecida, nos intramuros da universidade. Para tanto, a pesquisa envolveu uma (01) escola do município de Serra do Mel Mossoró/ RN. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados neste estudo consiste em entrevista semi- estruturada com um professor do ProJovem Campo – Saberes da Terra, deste municipio. Sendo que este instrumento consiste em questões previamente definidas, contudo permite que o diálogo discorra de forma espontânea, a escolha pelo uso deste ocorreu por entendermos que o mesmo, promove a obtenção de dados importantes que não estão presentes em fontes documentais. A entrevista terá por objetivo conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Programa que utilizam a metodologia da Pedagogia da Alternância. [...] |
id |
UFC-7_30e06a1eeb5f7e50b2d94fe0932e80a8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41344 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da TerraPedagogia da AlternânciaProjeto Político PedagógicoProjovem Campo-Saberes da TerraPaulo FreireA Pedagogia da Alternância entendida como metodologia de organização do ensino escolar que integra diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, surgiu em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses. Já no Brasil, começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Não obstante, decorridos 43 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é pouco discutida no meio acadêmico. O objetivo deste artigo é provocar essa discusão adormecida, nos intramuros da universidade. Para tanto, a pesquisa envolveu uma (01) escola do município de Serra do Mel Mossoró/ RN. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados neste estudo consiste em entrevista semi- estruturada com um professor do ProJovem Campo – Saberes da Terra, deste municipio. Sendo que este instrumento consiste em questões previamente definidas, contudo permite que o diálogo discorra de forma espontânea, a escolha pelo uso deste ocorreu por entendermos que o mesmo, promove a obtenção de dados importantes que não estão presentes em fontes documentais. A entrevista terá por objetivo conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Programa que utilizam a metodologia da Pedagogia da Alternância. [...]IMPRECE2019-05-03T13:08:44Z2019-05-03T13:08:44Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMELO, Gilberliane Mayara Andrade; COSTA, Priscila Kaline Lima do Nascimento. Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 867-878.978-85-8126-065-5http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344Melo, Gilberliane Mayara AndradeCosta, Priscila Kaline Lima do Nascimentoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:02Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41344Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:19:07.669131Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra |
title |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra |
spellingShingle |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra Melo, Gilberliane Mayara Andrade Pedagogia da Alternância Projeto Político Pedagógico Projovem Campo-Saberes da Terra Paulo Freire |
title_short |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra |
title_full |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra |
title_fullStr |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra |
title_full_unstemmed |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra |
title_sort |
Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra |
author |
Melo, Gilberliane Mayara Andrade |
author_facet |
Melo, Gilberliane Mayara Andrade Costa, Priscila Kaline Lima do Nascimento |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Priscila Kaline Lima do Nascimento |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Gilberliane Mayara Andrade Costa, Priscila Kaline Lima do Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia da Alternância Projeto Político Pedagógico Projovem Campo-Saberes da Terra Paulo Freire |
topic |
Pedagogia da Alternância Projeto Político Pedagógico Projovem Campo-Saberes da Terra Paulo Freire |
description |
A Pedagogia da Alternância entendida como metodologia de organização do ensino escolar que integra diferentes experiências formativas distribuídas ao longo de tempos e espaços distintos, surgiu em 1935 a partir das insatisfações de um pequeno grupo de agricultores franceses. Já no Brasil, começou em 1969 no estado do Espírito Santo, onde foram construídas as três primeiras Escolas Famílias Agrícolas. Não obstante, decorridos 43 anos de sua implantação no país, essa proposta pedagógica ainda é pouco discutida no meio acadêmico. O objetivo deste artigo é provocar essa discusão adormecida, nos intramuros da universidade. Para tanto, a pesquisa envolveu uma (01) escola do município de Serra do Mel Mossoró/ RN. Os procedimentos metodológicos a serem utilizados neste estudo consiste em entrevista semi- estruturada com um professor do ProJovem Campo – Saberes da Terra, deste municipio. Sendo que este instrumento consiste em questões previamente definidas, contudo permite que o diálogo discorra de forma espontânea, a escolha pelo uso deste ocorreu por entendermos que o mesmo, promove a obtenção de dados importantes que não estão presentes em fontes documentais. A entrevista terá por objetivo conhecer as práticas pedagógicas desenvolvidas por professores do Programa que utilizam a metodologia da Pedagogia da Alternância. [...] |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-05-03T13:08:44Z 2019-05-03T13:08:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MELO, Gilberliane Mayara Andrade; COSTA, Priscila Kaline Lima do Nascimento. Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 867-878. 978-85-8126-065-5 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344 |
identifier_str_mv |
MELO, Gilberliane Mayara Andrade; COSTA, Priscila Kaline Lima do Nascimento. Pedagogia da Alternância: uma experiência do Projovem Campo-Saberes da Terra. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 867-878. 978-85-8126-065-5 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
publisher.none.fl_str_mv |
IMPRECE |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028752911761408 |