A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SALES, Eliene Fernandes de.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.sales
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
Resumo: Este artigo discute sobre o programa Pro Jovem Campo – Saberes da Terra, mostrando sua relevância para a formação dos indivíduos campesinos que não tiveram oportunidades de concluir os estudos na idade adequada; destacando no programa seu caráter formador social e profissional. Para validação desse laboral. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores. Tem como objetivo geral compreender os sentidos de contextualização desenvolvidos nas práticas docentes no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra. Os objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os materiais didáticos utilizados pela professora nas suas práticas docentes em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da terra; identificar os conteúdos didáticos que mais são trabalhados a contextualização pelos professores nas práticas docentes em sala de aulas do referido programa e compreender as estratégias metodológicas mais utilizados pela professora em sua pratica docente em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Os dados obtidos sinalizam que o programa, pode fomentar o gosto pela formação educacional daqueles que não tiveram oportunidades de estudar, proporcionando uma formação dual, ou seja, social e profissional.
id UFCG_0022a458144670691a53c54df24037fa
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4700
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.The contextualization in the teaching of the program projovem field knowledge of the earth.Educação do campoEducação contextualizadaPROJOVEM campo saberes da terraField educationContextual educationPROJOVEM field knowledge of the earthEste artigo discute sobre o programa Pro Jovem Campo – Saberes da Terra, mostrando sua relevância para a formação dos indivíduos campesinos que não tiveram oportunidades de concluir os estudos na idade adequada; destacando no programa seu caráter formador social e profissional. Para validação desse laboral. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores. Tem como objetivo geral compreender os sentidos de contextualização desenvolvidos nas práticas docentes no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra. Os objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os materiais didáticos utilizados pela professora nas suas práticas docentes em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da terra; identificar os conteúdos didáticos que mais são trabalhados a contextualização pelos professores nas práticas docentes em sala de aulas do referido programa e compreender as estratégias metodológicas mais utilizados pela professora em sua pratica docente em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Os dados obtidos sinalizam que o programa, pode fomentar o gosto pela formação educacional daqueles que não tiveram oportunidades de estudar, proporcionando uma formação dual, ou seja, social e profissional.This article discusses the Pro Jovem Campo - Saberes da Terra program, showing its relevance to the formation of peasant individuals who did not have the opportunity to complete their studies at the appropriate age; highlighting in the program its social and professional trainer character. To validate this work. The methodological approach is of Qualitative Research, having as instruments of data collection the documentary analysis and semistructured interviews with teachers. Its general objective is to understand the contextualization senses developed in teaching practices in the Young Pro Saber Field Program. The specific objectives are: To identify and characterize the didactic materials used by the teacher in her teaching practices in the classroom in the Young Pro Saber Field Program; to identify the didactic contents that are most worked in the contextualization by the teachers in the teaching practices in the classroom of the referred program and to understand the methodological strategies most used by the teacher in their teaching practice in the classroom in the Young Pro Program Campo Saberes da Terra at Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. The data obtained indicate that the program can foster the taste for the educational formation of those who did not have opportunities to study, providing a dual formation, that is, social and professional.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.SILVA, F. G. P. da.http://lattes.cnpq.br/1247110298738243GARCIA, Emilson Ferreira.OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.SALES, Eliene Fernandes de.2018-05-032019-07-04T11:45:10Z2019-07-042019-07-04T11:45:10Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.saleshttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700SALES, Eliene Fernandes de. A contextualização no ensino do programa PROJOVEM campo saberes da terra. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-07-11T12:45:02Zoai:localhost:riufcg/4700Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-07-11T12:45:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
The contextualization in the teaching of the program projovem field knowledge of the earth.
title A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
spellingShingle A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
SALES, Eliene Fernandes de.
Educação do campo
Educação contextualizada
PROJOVEM campo saberes da terra
Field education
Contextual education
PROJOVEM field knowledge of the earth
title_short A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
title_full A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
title_fullStr A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
title_full_unstemmed A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
title_sort A contextualização no ensino do programa projovem campo saberes da terra.
author SALES, Eliene Fernandes de.
author_facet SALES, Eliene Fernandes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
SILVA, F. G. P. da.
http://lattes.cnpq.br/1247110298738243
GARCIA, Emilson Ferreira.
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SALES, Eliene Fernandes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação do campo
Educação contextualizada
PROJOVEM campo saberes da terra
Field education
Contextual education
PROJOVEM field knowledge of the earth
topic Educação do campo
Educação contextualizada
PROJOVEM campo saberes da terra
Field education
Contextual education
PROJOVEM field knowledge of the earth
description Este artigo discute sobre o programa Pro Jovem Campo – Saberes da Terra, mostrando sua relevância para a formação dos indivíduos campesinos que não tiveram oportunidades de concluir os estudos na idade adequada; destacando no programa seu caráter formador social e profissional. Para validação desse laboral. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com professores. Tem como objetivo geral compreender os sentidos de contextualização desenvolvidos nas práticas docentes no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra. Os objetivos específicos são: Identificar e caracterizar os materiais didáticos utilizados pela professora nas suas práticas docentes em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da terra; identificar os conteúdos didáticos que mais são trabalhados a contextualização pelos professores nas práticas docentes em sala de aulas do referido programa e compreender as estratégias metodológicas mais utilizados pela professora em sua pratica docente em sala de aula no Programa Pro jovem Campo Saberes da Terra na Escola José Bonifácio Barbosa de Andrade. Os dados obtidos sinalizam que o programa, pode fomentar o gosto pela formação educacional daqueles que não tiveram oportunidades de estudar, proporcionando uma formação dual, ou seja, social e profissional.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-03
2019-07-04T11:45:10Z
2019-07-04
2019-07-04T11:45:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.sales
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
SALES, Eliene Fernandes de. A contextualização no ensino do programa PROJOVEM campo saberes da terra. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
url https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.sales
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
identifier_str_mv SALES, Eliene Fernandes de. A contextualização no ensino do programa PROJOVEM campo saberes da terra. 2018. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4700
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744379509735424