SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544 |
Resumo: | A avaliação educacional em larga escala propicia informações sobre a qualidade da educação pública através da avaliação de desempenho dos alunos. As informações geradas devem servir de subsídio não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mais precisa ser ferramenta eficaz para nortear o trabalho pedagógico interventivo do professor, gestor da sala de aula. Assim, o presente artigo, resultado parcial da pesquisa de Doutorado que vem sendo desenvolvida na linha de Avaliação Educacional, no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar uma nova perspectiva de acompanhamento pedagógico dos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do Estado do Ceará através da utilização dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), período 2008-2011, diferenciando a análise horizontal da verticalizada comumente divulgada nos relatórios oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições Ceará (2012, 2009a, 2009b, 2008a, 2008b, 2008c); pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989) e Klein (2005); e estudo longitudinal das médias de desempenho da proficiência dos alunos do Ensino Médio, resultado das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, período 2008-2011, indicando quais habilidades dominavam e/ou deveriam dominar após a conclusão dos três anos do Ensino Médio. Como decorrência da pesquisa, se constatou que a análise horizontal, que segue uma perspectiva longitudinal no acompanhamento da evolução da aprendizagem do mesmo grupo de alunos durante os três anos do Ensino Médio, se mostra mais eficaz para o uso pedagógico no âmbito escolar. Assim a aplicação censitária do SPAECE nas três séries do Ensino Médio proporcionou avanços significativos na produção de informações, transparência dos resultados gerais e individualizados sobre o desempenho dos alunos avaliados, possibilitando novos olhares e análises dos dados na perspectiva de melhor orientar o trabalho pedagógico interventivo. Portanto necessita-se maior apropriação e compreensão dos resultados pelo corpo docente, com a finalidade de utilização dos resultados para melhorar a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio. |
id |
UFC-7_31e5dcde4c23530d09f52b64cfca9e82 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/37544 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultadosAvaliaçãoSPAECEAprendizagemEnsino MédioA avaliação educacional em larga escala propicia informações sobre a qualidade da educação pública através da avaliação de desempenho dos alunos. As informações geradas devem servir de subsídio não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mais precisa ser ferramenta eficaz para nortear o trabalho pedagógico interventivo do professor, gestor da sala de aula. Assim, o presente artigo, resultado parcial da pesquisa de Doutorado que vem sendo desenvolvida na linha de Avaliação Educacional, no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar uma nova perspectiva de acompanhamento pedagógico dos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do Estado do Ceará através da utilização dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), período 2008-2011, diferenciando a análise horizontal da verticalizada comumente divulgada nos relatórios oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições Ceará (2012, 2009a, 2009b, 2008a, 2008b, 2008c); pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989) e Klein (2005); e estudo longitudinal das médias de desempenho da proficiência dos alunos do Ensino Médio, resultado das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, período 2008-2011, indicando quais habilidades dominavam e/ou deveriam dominar após a conclusão dos três anos do Ensino Médio. Como decorrência da pesquisa, se constatou que a análise horizontal, que segue uma perspectiva longitudinal no acompanhamento da evolução da aprendizagem do mesmo grupo de alunos durante os três anos do Ensino Médio, se mostra mais eficaz para o uso pedagógico no âmbito escolar. Assim a aplicação censitária do SPAECE nas três séries do Ensino Médio proporcionou avanços significativos na produção de informações, transparência dos resultados gerais e individualizados sobre o desempenho dos alunos avaliados, possibilitando novos olhares e análises dos dados na perspectiva de melhor orientar o trabalho pedagógico interventivo. Portanto necessita-se maior apropriação e compreensão dos resultados pelo corpo docente, com a finalidade de utilização dos resultados para melhorar a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.RECEI Revista Ensino Interdisciplinar2018-11-21T18:31:05Z2018-11-21T18:31:05Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, Jul. 2015.2447-0783http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544Santos, Francesca Danielle Gurgel dosCiasca, Maria Isabel Filgueiras LimaRodrigues, Lídia Azevedo de MenezesCarvalho, Débora Aldyane Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:15:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37544Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:20:28.554834Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados |
title |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados |
spellingShingle |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados Santos, Francesca Danielle Gurgel dos Avaliação SPAECE Aprendizagem Ensino Médio |
title_short |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados |
title_full |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados |
title_fullStr |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados |
title_full_unstemmed |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados |
title_sort |
SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados |
author |
Santos, Francesca Danielle Gurgel dos |
author_facet |
Santos, Francesca Danielle Gurgel dos Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes Carvalho, Débora Aldyane Barbosa |
author_role |
author |
author2 |
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes Carvalho, Débora Aldyane Barbosa |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francesca Danielle Gurgel dos Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes Carvalho, Débora Aldyane Barbosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação SPAECE Aprendizagem Ensino Médio |
topic |
Avaliação SPAECE Aprendizagem Ensino Médio |
description |
A avaliação educacional em larga escala propicia informações sobre a qualidade da educação pública através da avaliação de desempenho dos alunos. As informações geradas devem servir de subsídio não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mais precisa ser ferramenta eficaz para nortear o trabalho pedagógico interventivo do professor, gestor da sala de aula. Assim, o presente artigo, resultado parcial da pesquisa de Doutorado que vem sendo desenvolvida na linha de Avaliação Educacional, no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar uma nova perspectiva de acompanhamento pedagógico dos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do Estado do Ceará através da utilização dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), período 2008-2011, diferenciando a análise horizontal da verticalizada comumente divulgada nos relatórios oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições Ceará (2012, 2009a, 2009b, 2008a, 2008b, 2008c); pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989) e Klein (2005); e estudo longitudinal das médias de desempenho da proficiência dos alunos do Ensino Médio, resultado das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, período 2008-2011, indicando quais habilidades dominavam e/ou deveriam dominar após a conclusão dos três anos do Ensino Médio. Como decorrência da pesquisa, se constatou que a análise horizontal, que segue uma perspectiva longitudinal no acompanhamento da evolução da aprendizagem do mesmo grupo de alunos durante os três anos do Ensino Médio, se mostra mais eficaz para o uso pedagógico no âmbito escolar. Assim a aplicação censitária do SPAECE nas três séries do Ensino Médio proporcionou avanços significativos na produção de informações, transparência dos resultados gerais e individualizados sobre o desempenho dos alunos avaliados, possibilitando novos olhares e análises dos dados na perspectiva de melhor orientar o trabalho pedagógico interventivo. Portanto necessita-se maior apropriação e compreensão dos resultados pelo corpo docente, com a finalidade de utilização dos resultados para melhorar a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2018-11-21T18:31:05Z 2018-11-21T18:31:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, Jul. 2015. 2447-0783 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, Jul. 2015. 2447-0783 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RECEI Revista Ensino Interdisciplinar |
publisher.none.fl_str_mv |
RECEI Revista Ensino Interdisciplinar |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028763016888320 |