SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima, Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes, Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544
Resumo: A avaliação educacional em larga escala propicia informações sobre a qualidade da educação pública através da avaliação de desempenho dos alunos. As informações geradas devem servir de subsídio não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mais precisa ser ferramenta eficaz para nortear o trabalho pedagógico interventivo do professor, gestor da sala de aula. Assim, o presente artigo, resultado parcial da pesquisa de Doutorado que vem sendo desenvolvida na linha de Avaliação Educacional, no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar uma nova perspectiva de acompanhamento pedagógico dos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do Estado do Ceará através da utilização dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), período 2008-2011, diferenciando a análise horizontal da verticalizada comumente divulgada nos relatórios oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições Ceará (2012, 2009a, 2009b, 2008a, 2008b, 2008c); pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989) e Klein (2005); e estudo longitudinal das médias de desempenho da proficiência dos alunos do Ensino Médio, resultado das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, período 2008-2011, indicando quais habilidades dominavam e/ou deveriam dominar após a conclusão dos três anos do Ensino Médio. Como decorrência da pesquisa, se constatou que a análise horizontal, que segue uma perspectiva longitudinal no acompanhamento da evolução da aprendizagem do mesmo grupo de alunos durante os três anos do Ensino Médio, se mostra mais eficaz para o uso pedagógico no âmbito escolar. Assim a aplicação censitária do SPAECE nas três séries do Ensino Médio proporcionou avanços significativos na produção de informações, transparência dos resultados gerais e individualizados sobre o desempenho dos alunos avaliados, possibilitando novos olhares e análises dos dados na perspectiva de melhor orientar o trabalho pedagógico interventivo. Portanto necessita-se maior apropriação e compreensão dos resultados pelo corpo docente, com a finalidade de utilização dos resultados para melhorar a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.
id UFC-7_31e5dcde4c23530d09f52b64cfca9e82
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/37544
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultadosAvaliaçãoSPAECEAprendizagemEnsino MédioA avaliação educacional em larga escala propicia informações sobre a qualidade da educação pública através da avaliação de desempenho dos alunos. As informações geradas devem servir de subsídio não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mais precisa ser ferramenta eficaz para nortear o trabalho pedagógico interventivo do professor, gestor da sala de aula. Assim, o presente artigo, resultado parcial da pesquisa de Doutorado que vem sendo desenvolvida na linha de Avaliação Educacional, no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar uma nova perspectiva de acompanhamento pedagógico dos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do Estado do Ceará através da utilização dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), período 2008-2011, diferenciando a análise horizontal da verticalizada comumente divulgada nos relatórios oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições Ceará (2012, 2009a, 2009b, 2008a, 2008b, 2008c); pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989) e Klein (2005); e estudo longitudinal das médias de desempenho da proficiência dos alunos do Ensino Médio, resultado das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, período 2008-2011, indicando quais habilidades dominavam e/ou deveriam dominar após a conclusão dos três anos do Ensino Médio. Como decorrência da pesquisa, se constatou que a análise horizontal, que segue uma perspectiva longitudinal no acompanhamento da evolução da aprendizagem do mesmo grupo de alunos durante os três anos do Ensino Médio, se mostra mais eficaz para o uso pedagógico no âmbito escolar. Assim a aplicação censitária do SPAECE nas três séries do Ensino Médio proporcionou avanços significativos na produção de informações, transparência dos resultados gerais e individualizados sobre o desempenho dos alunos avaliados, possibilitando novos olhares e análises dos dados na perspectiva de melhor orientar o trabalho pedagógico interventivo. Portanto necessita-se maior apropriação e compreensão dos resultados pelo corpo docente, com a finalidade de utilização dos resultados para melhorar a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.RECEI Revista Ensino Interdisciplinar2018-11-21T18:31:05Z2018-11-21T18:31:05Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, Jul. 2015.2447-0783http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544Santos, Francesca Danielle Gurgel dosCiasca, Maria Isabel Filgueiras LimaRodrigues, Lídia Azevedo de MenezesCarvalho, Débora Aldyane Barbosainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-11T14:15:29Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/37544Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2023-12-11T14:15:29Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
title SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
spellingShingle SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Avaliação
SPAECE
Aprendizagem
Ensino Médio
title_short SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
title_full SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
title_fullStr SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
title_full_unstemmed SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
title_sort SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados
author Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
author_facet Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes
Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
author_role author
author2 Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes
Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Francesca Danielle Gurgel dos
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Rodrigues, Lídia Azevedo de Menezes
Carvalho, Débora Aldyane Barbosa
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
SPAECE
Aprendizagem
Ensino Médio
topic Avaliação
SPAECE
Aprendizagem
Ensino Médio
description A avaliação educacional em larga escala propicia informações sobre a qualidade da educação pública através da avaliação de desempenho dos alunos. As informações geradas devem servir de subsídio não só para gestores educacionais das esferas governamentais, mais precisa ser ferramenta eficaz para nortear o trabalho pedagógico interventivo do professor, gestor da sala de aula. Assim, o presente artigo, resultado parcial da pesquisa de Doutorado que vem sendo desenvolvida na linha de Avaliação Educacional, no eixo Avaliação do Ensino-Aprendizagem na Universidade Federal do Ceará (UFC), objetiva analisar uma nova perspectiva de acompanhamento pedagógico dos resultados de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio do Estado do Ceará através da utilização dos resultados das avaliações de Língua Portuguesa e Matemática no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), período 2008-2011, diferenciando a análise horizontal da verticalizada comumente divulgada nos relatórios oficiais da Secretaria da Educação do Estado do Ceará. Os procedimentos metodológicos abrangem pesquisa documental, com consulta e análise de relatórios dos resultados do SPAECE em suas várias edições Ceará (2012, 2009a, 2009b, 2008a, 2008b, 2008c); pesquisa bibliográfica de autores renomados da avaliação educacional, dentre eles Luckesi (2006; 1999), Perrenoud (1999), Worthen, Sanders e Fitzpatrick (2004), Vianna (2009; 2003; 2002; 2000; 1989) e Klein (2005); e estudo longitudinal das médias de desempenho da proficiência dos alunos do Ensino Médio, resultado das avaliações em Língua Portuguesa e Matemática do SPAECE, período 2008-2011, indicando quais habilidades dominavam e/ou deveriam dominar após a conclusão dos três anos do Ensino Médio. Como decorrência da pesquisa, se constatou que a análise horizontal, que segue uma perspectiva longitudinal no acompanhamento da evolução da aprendizagem do mesmo grupo de alunos durante os três anos do Ensino Médio, se mostra mais eficaz para o uso pedagógico no âmbito escolar. Assim a aplicação censitária do SPAECE nas três séries do Ensino Médio proporcionou avanços significativos na produção de informações, transparência dos resultados gerais e individualizados sobre o desempenho dos alunos avaliados, possibilitando novos olhares e análises dos dados na perspectiva de melhor orientar o trabalho pedagógico interventivo. Portanto necessita-se maior apropriação e compreensão dos resultados pelo corpo docente, com a finalidade de utilização dos resultados para melhorar a aprendizagem dos alunos no Ensino Médio.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2018-11-21T18:31:05Z
2018-11-21T18:31:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, Jul. 2015.
2447-0783
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544
identifier_str_mv SANTOS, Francesca Danielle Gurgel dos; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; RODRIGUES, Lídia Azevedo de Menezes; CARVALHO, Débora Aldyane Barbosa. SPAECE: perspectiva de acompanhamento da aprendizagem dos alunos cearenses através de seus resultados. RECEI Revista Ensino Interdisciplinar, Mossoró, RN, v. 1, n. 1, Jul. 2015.
2447-0783
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/37544
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RECEI Revista Ensino Interdisciplinar
publisher.none.fl_str_mv RECEI Revista Ensino Interdisciplinar
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1809935810865135616