Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Francisco Daniel Souza de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49133
Resumo: Mathematical Olympiads currently play an important role in arousing curiosity about mathematical knowledge. However, despite the significant participation of students in the competitions, there is a great lack of didactic material more attractive and convergent with information technologies. Thus, the present work aims to offer a teaching methodology focused on the Theory of Educational Situations (TSD) and the Second Generation Teaching Engineering (EDSG) research methodology. First, we carried out a bibliographical survey of dissertations in the area of Mathematics Teaching, specifically those related to olympiads, aiming to map researches that might provide methodological subsidies beyond the conventional list of exercises. Once the need for methodologies that extend the approach to mathematics has been verified, we have concentrated our efforts on elaborating a series of Olympic Teaching Situations (SDO), supported by GeoGebra software, in order to contribute to the training of mathematics teachers in the approach to Olympic problems of OBMEP, specifically those related to the topic "functions", in the second phase of OBMEP in its three level.
id UFC-7_324b705c52136b2fbc1293ade97e4b02
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/49133
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geraçãoOlympic didactic situations for teaching functions: the contribution of second generation didactic engineeringEngenharia didática de segunda geraçãoTeoria das situações didáticasSituações didáticas olímpicasFunções (Matemática)Software GeoGebraMathematical Olympiads currently play an important role in arousing curiosity about mathematical knowledge. However, despite the significant participation of students in the competitions, there is a great lack of didactic material more attractive and convergent with information technologies. Thus, the present work aims to offer a teaching methodology focused on the Theory of Educational Situations (TSD) and the Second Generation Teaching Engineering (EDSG) research methodology. First, we carried out a bibliographical survey of dissertations in the area of Mathematics Teaching, specifically those related to olympiads, aiming to map researches that might provide methodological subsidies beyond the conventional list of exercises. Once the need for methodologies that extend the approach to mathematics has been verified, we have concentrated our efforts on elaborating a series of Olympic Teaching Situations (SDO), supported by GeoGebra software, in order to contribute to the training of mathematics teachers in the approach to Olympic problems of OBMEP, specifically those related to the topic "functions", in the second phase of OBMEP in its three level.As olimpíadas de matemática atualmente desempenham um importante papel no despertar da curiosidade pelo saber matemático. Contudo, apesar da expressiva participação de estudantes nas competições, há uma grande carência de material didático mais atrativo e convergente com as tecnologias de informação. Assim, o presente trabalho tem por objetivo oferecer uma metodologia de ensino focada na Teoria das Situações Didáticas (TSD) e na metodologia de pesquisa Engenharia Didática de Segunda Geração (EDSG). Primeiro, realizamos um levantamento bibliográfico de dissertações na área do Ensino de Matemática, especificamente as relacionadas a olímpiadas, almejando mapear pesquisas que porventura fornecessem subsídios metodológicos para além da convencional resolução de lista de exercícios. Uma vez constatada a necessidade de metodologias que ampliem a abordagem da matemática, concentramos esforços em elaborar uma série de Situações Didáticas Olímpicas (SDO), com o suporte do software GeoGebra, visando a contribuir para a formação de professores de matemática no enfoque dos problemas olímpicos da OBMEP, especificamente os relacionados ao tema "funções", na segunda fase da OBMEP em seu nível três.Alves, Francisco Régis VieiraLima, Francisco Daniel Souza de2020-01-08T12:33:19Z2020-01-08T12:33:19Z2019-07-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfLIMA. Francisco Daniel Souza de. Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49133porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-09T15:55:10Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/49133Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:40:49.946556Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
Olympic didactic situations for teaching functions: the contribution of second generation didactic engineering
title Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
spellingShingle Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
Lima, Francisco Daniel Souza de
Engenharia didática de segunda geração
Teoria das situações didáticas
Situações didáticas olímpicas
Funções (Matemática)
Software GeoGebra
title_short Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
title_full Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
title_fullStr Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
title_full_unstemmed Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
title_sort Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração
author Lima, Francisco Daniel Souza de
author_facet Lima, Francisco Daniel Souza de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Alves, Francisco Régis Vieira
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Francisco Daniel Souza de
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia didática de segunda geração
Teoria das situações didáticas
Situações didáticas olímpicas
Funções (Matemática)
Software GeoGebra
topic Engenharia didática de segunda geração
Teoria das situações didáticas
Situações didáticas olímpicas
Funções (Matemática)
Software GeoGebra
description Mathematical Olympiads currently play an important role in arousing curiosity about mathematical knowledge. However, despite the significant participation of students in the competitions, there is a great lack of didactic material more attractive and convergent with information technologies. Thus, the present work aims to offer a teaching methodology focused on the Theory of Educational Situations (TSD) and the Second Generation Teaching Engineering (EDSG) research methodology. First, we carried out a bibliographical survey of dissertations in the area of Mathematics Teaching, specifically those related to olympiads, aiming to map researches that might provide methodological subsidies beyond the conventional list of exercises. Once the need for methodologies that extend the approach to mathematics has been verified, we have concentrated our efforts on elaborating a series of Olympic Teaching Situations (SDO), supported by GeoGebra software, in order to contribute to the training of mathematics teachers in the approach to Olympic problems of OBMEP, specifically those related to the topic "functions", in the second phase of OBMEP in its three level.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-07-31
2020-01-08T12:33:19Z
2020-01-08T12:33:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA. Francisco Daniel Souza de. Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49133
identifier_str_mv LIMA. Francisco Daniel Souza de. Situações didáticas olímpicas para o ensino de funções: o contributo da engenharia didática de segunda geração. 2019. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49133
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028903644561408