O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Magalhães, André Ricardo, Silva, Karine Socorro Pugas da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Plurais (Salvador. Online)
Texto Completo: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9374
Resumo: Diante das dificuldades encontradas, ao longo do processo de ensino da disciplina Introdução à Matemática, houve a necessidade de se repensar sobre a práxis pedagógica e quais os entraves encontrados nesse processo de apropriação do conhecimento matemático. Este trabalho, fruto da pesquisa de mestrado, ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Camaçari, com alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. Esse estudo teve como objetivo analisar como o GeoGebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Como resposta a esse objetivo, houve a necessidade da construção, aplicação e análise de sequências didáticas com o uso desse software. A metodologia utilizada, de caráter qualitativa, consistiu em algumas etapas. Primeiro, realizou-se uma entrevista guiada com quatro grupos focais, a qual forneceu subsídios para elaboração de uma sequência didática, referendadapela Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau. Nesta sequência foi aplicada com o grupo de alunos e posteriormente analisada. Para as análises de todo o processo, desde a aplicação até os resultados obtidos, utilizou-se da Engenharia Didática. Os resultados da análise da aplicação dessa sequência didática e o questionário respondido pelos discentes sugerem que o uso do GeoGebra contribuiu de forma significativa para o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Dessa forma, a escolha da TSD e o uso do GeoGebranão se resume à uma técnica para corroborar na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas é ampliada pela necessidade de formar cidadãos conscientes no seu papel como atores transformadores da sociedade, onde a reflexão e o pensamento crítico seja o objetivo final.
id UNEB-5_7b77ef6c600cc80664ca676300948492
oai_identifier_str oai:ojs.192.168.5.50:article/9374
network_acronym_str UNEB-5
network_name_str Plurais (Salvador. Online)
repository_id_str
spelling O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?Funções LogarítmicasGeoGebraEngenharia DidáticaTeoria das Situações DidáticaDiante das dificuldades encontradas, ao longo do processo de ensino da disciplina Introdução à Matemática, houve a necessidade de se repensar sobre a práxis pedagógica e quais os entraves encontrados nesse processo de apropriação do conhecimento matemático. Este trabalho, fruto da pesquisa de mestrado, ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Camaçari, com alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. Esse estudo teve como objetivo analisar como o GeoGebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Como resposta a esse objetivo, houve a necessidade da construção, aplicação e análise de sequências didáticas com o uso desse software. A metodologia utilizada, de caráter qualitativa, consistiu em algumas etapas. Primeiro, realizou-se uma entrevista guiada com quatro grupos focais, a qual forneceu subsídios para elaboração de uma sequência didática, referendadapela Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau. Nesta sequência foi aplicada com o grupo de alunos e posteriormente analisada. Para as análises de todo o processo, desde a aplicação até os resultados obtidos, utilizou-se da Engenharia Didática. Os resultados da análise da aplicação dessa sequência didática e o questionário respondido pelos discentes sugerem que o uso do GeoGebra contribuiu de forma significativa para o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Dessa forma, a escolha da TSD e o uso do GeoGebranão se resume à uma técnica para corroborar na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas é ampliada pela necessidade de formar cidadãos conscientes no seu papel como atores transformadores da sociedade, onde a reflexão e o pensamento crítico seja o objetivo final.Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB2020-08-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/937410.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.78-96Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 2 (2020): Educação Matemática; 78-962177-50602447-937310.29378/plurais.2447-9373.v5.n2reponame:Plurais (Salvador. Online)instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)instacron:UNEBporhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9374/6196https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9374/6357Copyright (c) 2020 Marcus Túlio de Freitas Pinheiro, André Ricardo Magalhães, Karine Socorro Pugas da Silvahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessPinheiro, Marcus Túlio de FreitasMagalhães, André RicardoSilva, Karine Socorro Pugas da2021-09-22T21:29:42Zoai:ojs.192.168.5.50:article/9374Revistahttps://revistas.uneb.br/index.php/pluraisPUBhttps://revistas.uneb.br/index.php/plurais/oai||revistaplurais@gmail.com2447-93732177-5060opendoar:2021-09-22T21:29:42Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
title O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
spellingShingle O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
Funções Logarítmicas
GeoGebra
Engenharia Didática
Teoria das Situações Didática
title_short O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
title_full O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
title_fullStr O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
title_full_unstemmed O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
title_sort O uso do geogebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas?
author Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
author_facet Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
Magalhães, André Ricardo
Silva, Karine Socorro Pugas da
author_role author
author2 Magalhães, André Ricardo
Silva, Karine Socorro Pugas da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Marcus Túlio de Freitas
Magalhães, André Ricardo
Silva, Karine Socorro Pugas da
dc.subject.por.fl_str_mv Funções Logarítmicas
GeoGebra
Engenharia Didática
Teoria das Situações Didática
topic Funções Logarítmicas
GeoGebra
Engenharia Didática
Teoria das Situações Didática
description Diante das dificuldades encontradas, ao longo do processo de ensino da disciplina Introdução à Matemática, houve a necessidade de se repensar sobre a práxis pedagógica e quais os entraves encontrados nesse processo de apropriação do conhecimento matemático. Este trabalho, fruto da pesquisa de mestrado, ocorreu no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus Camaçari, com alunos do primeiro semestre de Licenciatura em Matemática. Esse estudo teve como objetivo analisar como o GeoGebra pode potencializar o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Como resposta a esse objetivo, houve a necessidade da construção, aplicação e análise de sequências didáticas com o uso desse software. A metodologia utilizada, de caráter qualitativa, consistiu em algumas etapas. Primeiro, realizou-se uma entrevista guiada com quatro grupos focais, a qual forneceu subsídios para elaboração de uma sequência didática, referendadapela Teoria das Situações Didáticas (TSD), de Guy Brousseau. Nesta sequência foi aplicada com o grupo de alunos e posteriormente analisada. Para as análises de todo o processo, desde a aplicação até os resultados obtidos, utilizou-se da Engenharia Didática. Os resultados da análise da aplicação dessa sequência didática e o questionário respondido pelos discentes sugerem que o uso do GeoGebra contribuiu de forma significativa para o ensino-aprendizagem das funções logarítmicas. Dessa forma, a escolha da TSD e o uso do GeoGebranão se resume à uma técnica para corroborar na aprendizagem de conteúdos matemáticos, mas é ampliada pela necessidade de formar cidadãos conscientes no seu papel como atores transformadores da sociedade, onde a reflexão e o pensamento crítico seja o objetivo final.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-08-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9374
10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.78-96
url https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9374
identifier_str_mv 10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.78-96
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9374/6196
https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9374/6357
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
publisher.none.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - UNEB
dc.source.none.fl_str_mv Plurais - Revista Multidisciplinar; v. 5 n. 2 (2020): Educação Matemática; 78-96
2177-5060
2447-9373
10.29378/plurais.2447-9373.v5.n2
reponame:Plurais (Salvador. Online)
instname:Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron:UNEB
instname_str Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
instacron_str UNEB
institution UNEB
reponame_str Plurais (Salvador. Online)
collection Plurais (Salvador. Online)
repository.name.fl_str_mv Plurais (Salvador. Online) - Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaplurais@gmail.com
_version_ 1798321118149345280