O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047 |
Resumo: | O estudo objetivou desenvolver jogos na área de química para a apreensão do conhecimento dos princípios básicos e, a partir disso, facilitar a aprendizagem de conceitos mais elaborados e complexos. Pretendeu-se disponibilizar uma ferramenta para o ensino de química, criando situações estimuladoras e, ao mesmo tempo desmistificando o uso de jogos como prática pedagógica. Os jogos possibilitaram uma aprendizagem que se prolongou fora da sala de aula, de forma interessante e prazerosa, através dos comentários e, da vontade de vencer os desafios apresentados em cada atividade proposta. Pretendeu-se, desenvolver habilidades pessoais e coletivas, apontando possibilidades para construção do conhecimento, com aulas mais agradáveis, atingindo objetivos diferenciados que variaram do simples treinamento, revisão e síntese de conceitos importantes, contextualização de conhecimentos, a necessidade de novos conhecimentos para resolução das questões propostas, estimulando o cumprimento de normas, de regulamento, exercitando o espírito coletivo e o exercício da ética. A estratégia metodológica utilizada teve como base a observação das dificuldades apresentadas pelos alunos, para em seguida escolher e desenvolver os jogos adequados a cada situação. Os jogos trabalhados foram: jogo da memória, jogo de trilha, palavra misteriosa, roleta química, onde foram abordados assuntos diversos de diferentes conteúdos químicos. Os objetivos propostos foram plenamente alcançados tendo sido observado grande interesse por parte dos estudantes de um modo geral, em participar das atividades. |
id |
UFC-7_32cd428cb5d8fe6528a6ebd28ae94fb7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/54047 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de químicaJogosFerramentas de aprendizagemEnsino de químicaO estudo objetivou desenvolver jogos na área de química para a apreensão do conhecimento dos princípios básicos e, a partir disso, facilitar a aprendizagem de conceitos mais elaborados e complexos. Pretendeu-se disponibilizar uma ferramenta para o ensino de química, criando situações estimuladoras e, ao mesmo tempo desmistificando o uso de jogos como prática pedagógica. Os jogos possibilitaram uma aprendizagem que se prolongou fora da sala de aula, de forma interessante e prazerosa, através dos comentários e, da vontade de vencer os desafios apresentados em cada atividade proposta. Pretendeu-se, desenvolver habilidades pessoais e coletivas, apontando possibilidades para construção do conhecimento, com aulas mais agradáveis, atingindo objetivos diferenciados que variaram do simples treinamento, revisão e síntese de conceitos importantes, contextualização de conhecimentos, a necessidade de novos conhecimentos para resolução das questões propostas, estimulando o cumprimento de normas, de regulamento, exercitando o espírito coletivo e o exercício da ética. A estratégia metodológica utilizada teve como base a observação das dificuldades apresentadas pelos alunos, para em seguida escolher e desenvolver os jogos adequados a cada situação. Os jogos trabalhados foram: jogo da memória, jogo de trilha, palavra misteriosa, roleta química, onde foram abordados assuntos diversos de diferentes conteúdos químicos. Os objetivos propostos foram plenamente alcançados tendo sido observado grande interesse por parte dos estudantes de um modo geral, em participar das atividades.2020-09-15T19:27:30Z2020-09-15T19:27:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Maria Lucimar Maranhão; LIMA, Ruth Maria Maranhão; OLIVEIRA, Michael Felipe Costa de ; FROTA, Renan Mendes; LIMA FILHO, José Edvaldo. O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.21785600http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047Lima, Maria Lucimar MaranhãoLima, Ruth Maria MaranhãoOliveira, Michael Felipe Costa deFrota, Renan MendesLima Filho, José Edvaldoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T19:27:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54047Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:21.857391Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química |
title |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química |
spellingShingle |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química Lima, Maria Lucimar Maranhão Jogos Ferramentas de aprendizagem Ensino de química |
title_short |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química |
title_full |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química |
title_fullStr |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química |
title_full_unstemmed |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química |
title_sort |
O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química |
author |
Lima, Maria Lucimar Maranhão |
author_facet |
Lima, Maria Lucimar Maranhão Lima, Ruth Maria Maranhão Oliveira, Michael Felipe Costa de Frota, Renan Mendes Lima Filho, José Edvaldo |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Ruth Maria Maranhão Oliveira, Michael Felipe Costa de Frota, Renan Mendes Lima Filho, José Edvaldo |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Maria Lucimar Maranhão Lima, Ruth Maria Maranhão Oliveira, Michael Felipe Costa de Frota, Renan Mendes Lima Filho, José Edvaldo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos Ferramentas de aprendizagem Ensino de química |
topic |
Jogos Ferramentas de aprendizagem Ensino de química |
description |
O estudo objetivou desenvolver jogos na área de química para a apreensão do conhecimento dos princípios básicos e, a partir disso, facilitar a aprendizagem de conceitos mais elaborados e complexos. Pretendeu-se disponibilizar uma ferramenta para o ensino de química, criando situações estimuladoras e, ao mesmo tempo desmistificando o uso de jogos como prática pedagógica. Os jogos possibilitaram uma aprendizagem que se prolongou fora da sala de aula, de forma interessante e prazerosa, através dos comentários e, da vontade de vencer os desafios apresentados em cada atividade proposta. Pretendeu-se, desenvolver habilidades pessoais e coletivas, apontando possibilidades para construção do conhecimento, com aulas mais agradáveis, atingindo objetivos diferenciados que variaram do simples treinamento, revisão e síntese de conceitos importantes, contextualização de conhecimentos, a necessidade de novos conhecimentos para resolução das questões propostas, estimulando o cumprimento de normas, de regulamento, exercitando o espírito coletivo e o exercício da ética. A estratégia metodológica utilizada teve como base a observação das dificuldades apresentadas pelos alunos, para em seguida escolher e desenvolver os jogos adequados a cada situação. Os jogos trabalhados foram: jogo da memória, jogo de trilha, palavra misteriosa, roleta química, onde foram abordados assuntos diversos de diferentes conteúdos químicos. Os objetivos propostos foram plenamente alcançados tendo sido observado grande interesse por parte dos estudantes de um modo geral, em participar das atividades. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2020-09-15T19:27:30Z 2020-09-15T19:27:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
LIMA, Maria Lucimar Maranhão; LIMA, Ruth Maria Maranhão; OLIVEIRA, Michael Felipe Costa de ; FROTA, Renan Mendes; LIMA FILHO, José Edvaldo. O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016. 21785600 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047 |
identifier_str_mv |
LIMA, Maria Lucimar Maranhão; LIMA, Ruth Maria Maranhão; OLIVEIRA, Michael Felipe Costa de ; FROTA, Renan Mendes; LIMA FILHO, José Edvaldo. O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016. 21785600 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028747269373952 |