O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Maria Lucimar Maranhão
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Lima, Ruth Maria Maranhão, Oliveira, Michael Felipe Costa de, Frota, Renan Mendes, Lima Filho, José Edvaldo
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047
Resumo: O estudo objetivou desenvolver jogos na área de química para a apreensão do conhecimento dos princípios básicos e, a partir disso, facilitar a aprendizagem de conceitos mais elaborados e complexos. Pretendeu-se disponibilizar uma ferramenta para o ensino de química, criando situações estimuladoras e, ao mesmo tempo desmistificando o uso de jogos como prática pedagógica. Os jogos possibilitaram uma aprendizagem que se prolongou fora da sala de aula, de forma interessante e prazerosa, através dos comentários e, da vontade de vencer os desafios apresentados em cada atividade proposta. Pretendeu-se, desenvolver habilidades pessoais e coletivas, apontando possibilidades para construção do conhecimento, com aulas mais agradáveis, atingindo objetivos diferenciados que variaram do simples treinamento, revisão e síntese de conceitos importantes, contextualização de conhecimentos, a necessidade de novos conhecimentos para resolução das questões propostas, estimulando o cumprimento de normas, de regulamento, exercitando o espírito coletivo e o exercício da ética. A estratégia metodológica utilizada teve como base a observação das dificuldades apresentadas pelos alunos, para em seguida escolher e desenvolver os jogos adequados a cada situação. Os jogos trabalhados foram: jogo da memória, jogo de trilha, palavra misteriosa, roleta química, onde foram abordados assuntos diversos de diferentes conteúdos químicos. Os objetivos propostos foram plenamente alcançados tendo sido observado grande interesse por parte dos estudantes de um modo geral, em participar das atividades.
id UFC-7_32cd428cb5d8fe6528a6ebd28ae94fb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/54047
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de químicaJogosFerramentas de aprendizagemEnsino de químicaO estudo objetivou desenvolver jogos na área de química para a apreensão do conhecimento dos princípios básicos e, a partir disso, facilitar a aprendizagem de conceitos mais elaborados e complexos. Pretendeu-se disponibilizar uma ferramenta para o ensino de química, criando situações estimuladoras e, ao mesmo tempo desmistificando o uso de jogos como prática pedagógica. Os jogos possibilitaram uma aprendizagem que se prolongou fora da sala de aula, de forma interessante e prazerosa, através dos comentários e, da vontade de vencer os desafios apresentados em cada atividade proposta. Pretendeu-se, desenvolver habilidades pessoais e coletivas, apontando possibilidades para construção do conhecimento, com aulas mais agradáveis, atingindo objetivos diferenciados que variaram do simples treinamento, revisão e síntese de conceitos importantes, contextualização de conhecimentos, a necessidade de novos conhecimentos para resolução das questões propostas, estimulando o cumprimento de normas, de regulamento, exercitando o espírito coletivo e o exercício da ética. A estratégia metodológica utilizada teve como base a observação das dificuldades apresentadas pelos alunos, para em seguida escolher e desenvolver os jogos adequados a cada situação. Os jogos trabalhados foram: jogo da memória, jogo de trilha, palavra misteriosa, roleta química, onde foram abordados assuntos diversos de diferentes conteúdos químicos. Os objetivos propostos foram plenamente alcançados tendo sido observado grande interesse por parte dos estudantes de um modo geral, em participar das atividades.2020-09-15T19:27:30Z2020-09-15T19:27:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfLIMA, Maria Lucimar Maranhão; LIMA, Ruth Maria Maranhão; OLIVEIRA, Michael Felipe Costa de ; FROTA, Renan Mendes; LIMA FILHO, José Edvaldo. O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.21785600http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047Lima, Maria Lucimar MaranhãoLima, Ruth Maria MaranhãoOliveira, Michael Felipe Costa deFrota, Renan MendesLima Filho, José Edvaldoporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-15T19:27:30Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/54047Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:21.857391Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
title O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
spellingShingle O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
Lima, Maria Lucimar Maranhão
Jogos
Ferramentas de aprendizagem
Ensino de química
title_short O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
title_full O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
title_fullStr O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
title_full_unstemmed O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
title_sort O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química
author Lima, Maria Lucimar Maranhão
author_facet Lima, Maria Lucimar Maranhão
Lima, Ruth Maria Maranhão
Oliveira, Michael Felipe Costa de
Frota, Renan Mendes
Lima Filho, José Edvaldo
author_role author
author2 Lima, Ruth Maria Maranhão
Oliveira, Michael Felipe Costa de
Frota, Renan Mendes
Lima Filho, José Edvaldo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Maria Lucimar Maranhão
Lima, Ruth Maria Maranhão
Oliveira, Michael Felipe Costa de
Frota, Renan Mendes
Lima Filho, José Edvaldo
dc.subject.por.fl_str_mv Jogos
Ferramentas de aprendizagem
Ensino de química
topic Jogos
Ferramentas de aprendizagem
Ensino de química
description O estudo objetivou desenvolver jogos na área de química para a apreensão do conhecimento dos princípios básicos e, a partir disso, facilitar a aprendizagem de conceitos mais elaborados e complexos. Pretendeu-se disponibilizar uma ferramenta para o ensino de química, criando situações estimuladoras e, ao mesmo tempo desmistificando o uso de jogos como prática pedagógica. Os jogos possibilitaram uma aprendizagem que se prolongou fora da sala de aula, de forma interessante e prazerosa, através dos comentários e, da vontade de vencer os desafios apresentados em cada atividade proposta. Pretendeu-se, desenvolver habilidades pessoais e coletivas, apontando possibilidades para construção do conhecimento, com aulas mais agradáveis, atingindo objetivos diferenciados que variaram do simples treinamento, revisão e síntese de conceitos importantes, contextualização de conhecimentos, a necessidade de novos conhecimentos para resolução das questões propostas, estimulando o cumprimento de normas, de regulamento, exercitando o espírito coletivo e o exercício da ética. A estratégia metodológica utilizada teve como base a observação das dificuldades apresentadas pelos alunos, para em seguida escolher e desenvolver os jogos adequados a cada situação. Os jogos trabalhados foram: jogo da memória, jogo de trilha, palavra misteriosa, roleta química, onde foram abordados assuntos diversos de diferentes conteúdos químicos. Os objetivos propostos foram plenamente alcançados tendo sido observado grande interesse por parte dos estudantes de um modo geral, em participar das atividades.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2020-09-15T19:27:30Z
2020-09-15T19:27:30Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv LIMA, Maria Lucimar Maranhão; LIMA, Ruth Maria Maranhão; OLIVEIRA, Michael Felipe Costa de ; FROTA, Renan Mendes; LIMA FILHO, José Edvaldo. O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
21785600
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047
identifier_str_mv LIMA, Maria Lucimar Maranhão; LIMA, Ruth Maria Maranhão; OLIVEIRA, Michael Felipe Costa de ; FROTA, Renan Mendes; LIMA FILHO, José Edvaldo. O Lúdico como processo ensino-aprendizagem na área de química. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XXI; ENCONTRO BRASILEIRO SOBRE O ENSINO DE ENGENHARIA QUÍMICA, XVI, 25 a 29 set. 2016, Fortaleza, Ceará Brasil. Anais[…] Fortaleza, Ceará, 2016.
21785600
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/54047
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028747269373952