Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carmo, Klertianny Teixeira do
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Maria Eleni Henrique da
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26773
Resumo: CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
id UFC-7_3309840a6ea265f85146c5098bcb7055
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26773
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.Estágio de Docência.Currículo.Educação Física.CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)O estágio de docência é parte da formação do pós-graduando que objetiva preparação para docência e para qualificação do ensino superior, aproximando esse futuro professor da prática de ensino. Percebendo que alguns estudos mostram que a falta de qualificação didático-pedagógica e a vontade de não ser professor tem diminuído a qualidade do ensino superior. O trabalho busca apresentar um relato do estágio de docência desenvolvido no curso de Licenciatura em Educação Física, na disciplina de “Currículos, Programas e Avaliação em Educação Física”, com discentes do sétimo semestre, de duas turmas. Esta disciplina era dividida em dois momentos: tema do dia e contextualização do tema. Para análise processual da turma contava com quatro tipos de instrumentos: questionário inicial sobre os conhecimentos prévios sobre Currículo e Educação Física; uma prova; um questionário de auto-avaliação no decorrer do semestre e, por fim, um questionário avaliativo da disciplina. E como forma de refletir sobre esses dados coletados e, por esses instrumentos, sobre o perfil das duas turmas, tínhamos uma reunião antes de cada aula para organização e definição da metodologia para sua adequação. A aula era divida em dois momentos: primeiro uma contextualização breve do tema que utilizava diversas linguagens (vídeo, poema, história) para assim adentrar no segundo momento, diálogo sobre um texto proposto para o tema, a partir de vivências em grupo, jogos e, principalmente, criação/construção de currículo. Ao analisarmos o questionário final, conseguimos elencar três categorias centrais: o lúdico e “o fazer”, a diversidade metodológica e o trabalho em grupo. São referenciais que podem nortear um trabalho inovador dentro do ensino superior quando se pretende uma formação que supere antigas visões mecanicistas do ensinar e, principalmente, do aprender. Fazendo com que o futuro professor enxergue outras possibilidades buscando assim incentivar a si e os outros para produção de conhecimento.2017-10-23T19:26:25Z2017-10-23T19:26:25Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfhttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26773Carmo, Klertianny Teixeira doSilva, Maria Eleni Henrique dainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-10-03T13:02:00Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26773Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:07.341757Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.
title Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.
spellingShingle Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.
Carmo, Klertianny Teixeira do
Estágio de Docência.
Currículo.
Educação Física.
title_short Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.
title_full Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.
title_fullStr Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.
title_full_unstemmed Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.
title_sort Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc.
author Carmo, Klertianny Teixeira do
author_facet Carmo, Klertianny Teixeira do
Silva, Maria Eleni Henrique da
author_role author
author2 Silva, Maria Eleni Henrique da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carmo, Klertianny Teixeira do
Silva, Maria Eleni Henrique da
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio de Docência.
Currículo.
Educação Física.
topic Estágio de Docência.
Currículo.
Educação Física.
description CARMO, Klertianny Teixeira do; SILVA, Maria Eleni Henrique da. Estágio de docência no ensino superior: possibilidades de uma experiência na disciplina de currículo no curso de licenciatura em educação física da ufc. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Docência no Ensino Superior, 8)
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2017-10-23T19:26:25Z
2017-10-23T19:26:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26773
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26773
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028730727038976