Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa, Aline Pinheiro de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Assunção, Sâmia Ketley Guerra, Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33071
Resumo: Este relato de experiência originou-se da disciplina obrigatória “Propostas Pedagógicas e Práticas de Educação Infantil”, ofertada no quinto semestre letivo do curso de Pedagogia diurno, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir de uma atividade que visou analisar propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. Neste sentido, o presente texto visa apresentar algumas considerações sobre a proposta pedagógica e sobre a Dimensão “Promoção da saúde”, dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009a), destacando, especialmente, os Indicadores “Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças” e “Segurança”, em três instituições que oferecem Educação Infantil, no município de Fortaleza. Foi realizada uma visita coletiva, sob a supervisão da monitora e da professora responsáveis pela disciplina, em cada instituição. Na ocasião, a coordenadora apresentou dados gerais acerca da proposta pedagógica, respondeu a perguntas sobre aspectos relacionados à Dimensão enfocada e oportunizou a visita aos ambientes destinados a Educação Infantil. De acordo com as informações coletadas, nas instituições visitadas, pode-se afirmar: 1) As três instituições possuem proposta pedagógica sistematizada em forma de documento; 2) A organização do ambiente e dos materiais parece adequada à promoção do desenvolvimento das crianças nas três instituições; 3) Os procedimentos a serem adotados em caso de acidente com alguma criança são conhecidos por todos os profissionais das instituições - comunicar aos pais, acionar a assistência médica conveniada com a instituição e prestar os primeiros socorros; 4) No que se refere à alimentação, todas dispõem de um cardápio nutricional variado e rico, 25293 elaborado por uma nutricionista ou por uma economista doméstica, de acordo com as necessidades das crianças.
id UFC-7_332128004e6a724171cfd1ba8225d172
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/33071
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de FortalezaEducação InfantilProposta pedagógicaPromoção da saúdeEste relato de experiência originou-se da disciplina obrigatória “Propostas Pedagógicas e Práticas de Educação Infantil”, ofertada no quinto semestre letivo do curso de Pedagogia diurno, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir de uma atividade que visou analisar propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. Neste sentido, o presente texto visa apresentar algumas considerações sobre a proposta pedagógica e sobre a Dimensão “Promoção da saúde”, dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009a), destacando, especialmente, os Indicadores “Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças” e “Segurança”, em três instituições que oferecem Educação Infantil, no município de Fortaleza. Foi realizada uma visita coletiva, sob a supervisão da monitora e da professora responsáveis pela disciplina, em cada instituição. Na ocasião, a coordenadora apresentou dados gerais acerca da proposta pedagógica, respondeu a perguntas sobre aspectos relacionados à Dimensão enfocada e oportunizou a visita aos ambientes destinados a Educação Infantil. De acordo com as informações coletadas, nas instituições visitadas, pode-se afirmar: 1) As três instituições possuem proposta pedagógica sistematizada em forma de documento; 2) A organização do ambiente e dos materiais parece adequada à promoção do desenvolvimento das crianças nas três instituições; 3) Os procedimentos a serem adotados em caso de acidente com alguma criança são conhecidos por todos os profissionais das instituições - comunicar aos pais, acionar a assistência médica conveniada com a instituição e prestar os primeiros socorros; 4) No que se refere à alimentação, todas dispõem de um cardápio nutricional variado e rico, 25293 elaborado por uma nutricionista ou por uma economista doméstica, de acordo com as necessidades das crianças.2018-06-18T18:44:10Z2018-06-18T18:44:10Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfSOUSA, Aline Pinheiro de; ASSUNÇÃO, Sâmia Ketley Guerra; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 25292-25302.2176-1396http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33071Sousa, Aline Pinheiro deAssunção, Sâmia Ketley GuerraCruz, Rosimeire Costa de Andradeporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T21:02:36Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/33071Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:24:38.021468Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
title Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
spellingShingle Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
Sousa, Aline Pinheiro de
Educação Infantil
Proposta pedagógica
Promoção da saúde
title_short Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
title_full Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
title_fullStr Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
title_full_unstemmed Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
title_sort Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza
author Sousa, Aline Pinheiro de
author_facet Sousa, Aline Pinheiro de
Assunção, Sâmia Ketley Guerra
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author_role author
author2 Assunção, Sâmia Ketley Guerra
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa, Aline Pinheiro de
Assunção, Sâmia Ketley Guerra
Cruz, Rosimeire Costa de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil
Proposta pedagógica
Promoção da saúde
topic Educação Infantil
Proposta pedagógica
Promoção da saúde
description Este relato de experiência originou-se da disciplina obrigatória “Propostas Pedagógicas e Práticas de Educação Infantil”, ofertada no quinto semestre letivo do curso de Pedagogia diurno, da Universidade Federal do Ceará (UFC), a partir de uma atividade que visou analisar propostas e práticas pedagógicas desenvolvidas em instituições que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. Neste sentido, o presente texto visa apresentar algumas considerações sobre a proposta pedagógica e sobre a Dimensão “Promoção da saúde”, dos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009a), destacando, especialmente, os Indicadores “Responsabilidade pela alimentação saudável das crianças” e “Segurança”, em três instituições que oferecem Educação Infantil, no município de Fortaleza. Foi realizada uma visita coletiva, sob a supervisão da monitora e da professora responsáveis pela disciplina, em cada instituição. Na ocasião, a coordenadora apresentou dados gerais acerca da proposta pedagógica, respondeu a perguntas sobre aspectos relacionados à Dimensão enfocada e oportunizou a visita aos ambientes destinados a Educação Infantil. De acordo com as informações coletadas, nas instituições visitadas, pode-se afirmar: 1) As três instituições possuem proposta pedagógica sistematizada em forma de documento; 2) A organização do ambiente e dos materiais parece adequada à promoção do desenvolvimento das crianças nas três instituições; 3) Os procedimentos a serem adotados em caso de acidente com alguma criança são conhecidos por todos os profissionais das instituições - comunicar aos pais, acionar a assistência médica conveniada com a instituição e prestar os primeiros socorros; 4) No que se refere à alimentação, todas dispõem de um cardápio nutricional variado e rico, 25293 elaborado por uma nutricionista ou por uma economista doméstica, de acordo com as necessidades das crianças.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2018-06-18T18:44:10Z
2018-06-18T18:44:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SOUSA, Aline Pinheiro de; ASSUNÇÃO, Sâmia Ketley Guerra; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 25292-25302.
2176-1396
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33071
identifier_str_mv SOUSA, Aline Pinheiro de; ASSUNÇÃO, Sâmia Ketley Guerra; CRUZ, Rosimeire Costa de Andrade. Análise de propostas pedagógicas com foco em uma dimensão da qualidade em instituições de educação infantil de Fortaleza. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 11., SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO, 2., SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE, 4., 23-26 set. 2013, Curitiba. Anais... Curitiba: PUCPR, 2013. p. 25292-25302.
2176-1396
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/33071
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028792115920896