Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522 |
Resumo: | ARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 83-104, 2013. |
id |
UFC-7_332c007331d78da6463a68a6550a1058 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/19522 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtualAuthorship and deontology: mediation of ethical principles and literacy practices in academic writing using a virtual forumLetramentoAprendizagemFórum virtualInteração virtualEscrita acadêmicaARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 83-104, 2013.This article analyzes the use of a virtual forum as an option for the interaction between professors, students and fellows in two undergraduate programs at the Federal University of Ceará – Brazil: a) Literature and Languages and b) Pedagogy, respectively. The question investigated is: How can the interaction on the virtual forum improve the learning of academic text production and promote the construction of a deontological conscience inherent to this activity? The results showed that, in the virtual environment, the students discussed their difficulties related to academic writing and discovered themselves as authors of scientific articles and research projects, avoiding the undue appropriation of ideas of other people, and establishing cooperative and respectful relationships concerning the difficulties of writing of the other students. Thus, the forum has represented an additional possibility in the exploitation of contents in both courses, enriching the respectful interaction, the literacies and the selfconfidence of the students.Este artigo analisa a utilização de um fórum virtual como alternativa de interação entre professores, estudantes e bolsistas nas disciplinas Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) e Metodologia Científica, dos cursos de Letras e Pedagogia, respectivamente, da Universidade Federal do Ceará – UFC. A questão investigada é: Como a interação no fórum virtual pode alavancar a aprendizagem da escrita de textos acadêmicos e promover a construção de uma consciência deontológica inerente a essa atividade? Os resultados mostraram que, no ambiente virtual, os alunos discutiram suas dificuldades relativas à escrita acadêmica e se descobriram autores de artigos científicos e projetos de pesquisa, evitando a apropriação indevida de ideias alheias e estabelecendo relações cooperativas e respeitosas para com as dificuldades de escrita do outro. Assim, o fórum se mostrou bastante útil à exploração dos conteúdos de ambas as disciplinas, enriquecendo a interação respeitosa, os letramentos e a autoconfiança dos alunos.Revista Brasileira de Linguística Aplicada2016-09-12T13:38:55Z2016-09-12T13:38:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAraújo, J. C. R.; DIEB, M. H. (2013)1984-6398 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522Araújo, Júlio César Rosa deDieb, Messias Holandainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:29:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19522Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:21.596750Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual Authorship and deontology: mediation of ethical principles and literacy practices in academic writing using a virtual forum |
title |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual |
spellingShingle |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual Araújo, Júlio César Rosa de Letramento Aprendizagem Fórum virtual Interação virtual Escrita acadêmica |
title_short |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual |
title_full |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual |
title_fullStr |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual |
title_full_unstemmed |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual |
title_sort |
Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual |
author |
Araújo, Júlio César Rosa de |
author_facet |
Araújo, Júlio César Rosa de Dieb, Messias Holanda |
author_role |
author |
author2 |
Dieb, Messias Holanda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Júlio César Rosa de Dieb, Messias Holanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Letramento Aprendizagem Fórum virtual Interação virtual Escrita acadêmica |
topic |
Letramento Aprendizagem Fórum virtual Interação virtual Escrita acadêmica |
description |
ARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 83-104, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-09-12T13:38:55Z 2016-09-12T13:38:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Araújo, J. C. R.; DIEB, M. H. (2013) 1984-6398 (online) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522 |
identifier_str_mv |
Araújo, J. C. R.; DIEB, M. H. (2013) 1984-6398 (online) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Linguística Aplicada |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813029017781010432 |