Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Júlio César Rosa de
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dieb, Messias Holanda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522
Resumo: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 83-104, 2013.
id UFC-7_332c007331d78da6463a68a6550a1058
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/19522
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtualAuthorship and deontology: mediation of ethical principles and literacy practices in academic writing using a virtual forumLetramentoAprendizagemFórum virtualInteração virtualEscrita acadêmicaARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 83-104, 2013.This article analyzes the use of a virtual forum as an option for the interaction between professors, students and fellows in two undergraduate programs at the Federal University of Ceará – Brazil: a) Literature and Languages and b) Pedagogy, respectively. The question investigated is: How can the interaction on the virtual forum improve the learning of academic text production and promote the construction of a deontological conscience inherent to this activity? The results showed that, in the virtual environment, the students discussed their difficulties related to academic writing and discovered themselves as authors of scientific articles and research projects, avoiding the undue appropriation of ideas of other people, and establishing cooperative and respectful relationships concerning the difficulties of writing of the other students. Thus, the forum has represented an additional possibility in the exploitation of contents in both courses, enriching the respectful interaction, the literacies and the selfconfidence of the students.Este artigo analisa a utilização de um fórum virtual como alternativa de interação entre professores, estudantes e bolsistas nas disciplinas Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA) e Metodologia Científica, dos cursos de Letras e Pedagogia, respectivamente, da Universidade Federal do Ceará – UFC. A questão investigada é: Como a interação no fórum virtual pode alavancar a aprendizagem da escrita de textos acadêmicos e promover a construção de uma consciência deontológica inerente a essa atividade? Os resultados mostraram que, no ambiente virtual, os alunos discutiram suas dificuldades relativas à escrita acadêmica e se descobriram autores de artigos científicos e projetos de pesquisa, evitando a apropriação indevida de ideias alheias e estabelecendo relações cooperativas e respeitosas para com as dificuldades de escrita do outro. Assim, o fórum se mostrou bastante útil à exploração dos conteúdos de ambas as disciplinas, enriquecendo a interação respeitosa, os letramentos e a autoconfiança dos alunos.Revista Brasileira de Linguística Aplicada2016-09-12T13:38:55Z2016-09-12T13:38:55Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfAraújo, J. C. R.; DIEB, M. H. (2013)1984-6398 (online)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522Araújo, Júlio César Rosa deDieb, Messias Holandainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-11-16T17:29:15Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/19522Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:58:21.596750Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
Authorship and deontology: mediation of ethical principles and literacy practices in academic writing using a virtual forum
title Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
spellingShingle Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
Araújo, Júlio César Rosa de
Letramento
Aprendizagem
Fórum virtual
Interação virtual
Escrita acadêmica
title_short Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
title_full Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
title_fullStr Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
title_full_unstemmed Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
title_sort Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual
author Araújo, Júlio César Rosa de
author_facet Araújo, Júlio César Rosa de
Dieb, Messias Holanda
author_role author
author2 Dieb, Messias Holanda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Júlio César Rosa de
Dieb, Messias Holanda
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Aprendizagem
Fórum virtual
Interação virtual
Escrita acadêmica
topic Letramento
Aprendizagem
Fórum virtual
Interação virtual
Escrita acadêmica
description ARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Autoria e deontologia: mediação de princípios éticos e práticas de letramento na escrita acadêmica em um fórum virtual. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 83-104, 2013.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2016-09-12T13:38:55Z
2016-09-12T13:38:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Araújo, J. C. R.; DIEB, M. H. (2013)
1984-6398 (online)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522
identifier_str_mv Araújo, J. C. R.; DIEB, M. H. (2013)
1984-6398 (online)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19522
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Linguística Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813029017781010432