Educação e diversidade: matizes da invisibilidade e da exclusão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Francisco Arrais
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leite Júnior, Francisco Francinete
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39129
Resumo: O positivismo ou movimento positivista é considerado uma linha teórica da sociologia, criada pelo pesquisador francês Auguste Comte, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações para as possíveis explicações para os mais diversos assuntos do cotidiano, contrariando o tripé monolítico da razão, da teologia e da metafísica que dominavam os conhecimentos científicos e sociais do período de comte. Analisando de outra forma, os positivistas abandonaram os arcabouços corriqueiros de sua época a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética. Segundo Comte, o “método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal” mudando desta forma os conceitos adotados na época. [...]
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