Educação e diversidade: matizes da invisibilidade e da exclusão
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39129 |
Resumo: | O positivismo ou movimento positivista é considerado uma linha teórica da sociologia, criada pelo pesquisador francês Auguste Comte, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações para as possíveis explicações para os mais diversos assuntos do cotidiano, contrariando o tripé monolítico da razão, da teologia e da metafísica que dominavam os conhecimentos científicos e sociais do período de comte. Analisando de outra forma, os positivistas abandonaram os arcabouços corriqueiros de sua época a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética. Segundo Comte, o “método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal” mudando desta forma os conceitos adotados na época. [...] |
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Educação e diversidade: matizes da invisibilidade e da exclusãoMovimento positivistaCotidianoAuguste ComteO positivismo ou movimento positivista é considerado uma linha teórica da sociologia, criada pelo pesquisador francês Auguste Comte, que começou a atribuir fatores humanos nas explicações para as possíveis explicações para os mais diversos assuntos do cotidiano, contrariando o tripé monolítico da razão, da teologia e da metafísica que dominavam os conhecimentos científicos e sociais do período de comte. Analisando de outra forma, os positivistas abandonaram os arcabouços corriqueiros de sua época a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética. Segundo Comte, o “método positivista consiste na observação dos fenômenos, subordinando a imaginação à observação. O fundador da linha de pensamento sintetizou seu ideal em sete palavras: real, útil, certo, preciso, relativo, orgânico e simpático. Comte preocupou-se em tentar elaborar um sistema de valores adaptado com a realidade o mundo vivia na época da Revolução Industrial, valorizando o ser humano, a paz e a concórdia universal” mudando desta forma os conceitos adotados na época. [...]2019-01-24T14:35:49Z2019-01-24T14:35:49Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfNASCIMENTO, Francisco Arrais; LEITE JÚNIOR, Francisco Francinete. Educação e diversidade: matizes da invisibilidade e da exclusão. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIA DA EDUCAÇÃO, 12.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 2., 26 a 28 set. 2013. Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2013, p. 423-436.978 85 7915 171 2http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39129Nascimento, Francisco ArraisLeite Júnior, Francisco Francineteporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:27:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/39129Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:35.873176Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
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