Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, David Vieira de
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Moura Júnior, James Ferreira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20941
Resumo: Este trabalho tem como objetivo difundir um pouco sobre a experiência dentro do projeto de extensão “Bom Dia, Comunidade!”, vinculado ao Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará (NUCOM). O projeto surgiu como uma forma de aproximar os estudantes da graduação ao NUCOM, assim como propiciar um espaço de formação acerca do tema da Psicologia Comunitária. Consiste na promoção semestral de pelo menos um grupo de discussão e vivências (que é divulgado como grupo de estudos) e se estrutura em cima de quatro eixos: Teórico, Prático, Instrumental e Poiético. Esses eixos visam a apropriação teórica e instrumental, o contato com a realidade e a produção cientifica e artística. Tais características são importantes, pois evidenciam o quanto o projeto procura manter processos democráticos e pautados na autonomia e participação, tanto na decisão dos rumos do projeto quanto na condução dos encontros e atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre. Nos grupos também encontramos aspectos da Aprendizagem Significativa, pois suas metodologias visam gerar debates em que os participantes colaboram com as discussões a partir de seus sentidos, suas histórias de vida e suas realidades, se contrapondo a um modelo de educação bancário ou depositário. Trazemos também o quanto o espaço ao longo do tempo tem se configurado como um espaço de acolhida e de formação de vínculos, não descolando o campo da afetividade do campo da formação acadêmica. A formação de vínculos ocorre devido à postura facilitadora que os extensionistas do projeto procuram manter e à relação horizontal em relação com os demais participantes. Por fim, pode-se concluir que o grupo se configura como espaço propicio não apenas para o desenvolvimento intelectual, mas também para o desenvolvimento pessoal dos seus participantes, e geralmente trata-se de um canal de aproximação dos estudantes da graduação com o Nucom e com a Psicologia Comunitária
id UFC-7_352fdbd71e1bfb8b6998ca523a40a3b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/20941
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia ComunitáriaPsicologia ComunitáriaFormação acadêmicaCooperação universitáriaEste trabalho tem como objetivo difundir um pouco sobre a experiência dentro do projeto de extensão “Bom Dia, Comunidade!”, vinculado ao Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará (NUCOM). O projeto surgiu como uma forma de aproximar os estudantes da graduação ao NUCOM, assim como propiciar um espaço de formação acerca do tema da Psicologia Comunitária. Consiste na promoção semestral de pelo menos um grupo de discussão e vivências (que é divulgado como grupo de estudos) e se estrutura em cima de quatro eixos: Teórico, Prático, Instrumental e Poiético. Esses eixos visam a apropriação teórica e instrumental, o contato com a realidade e a produção cientifica e artística. Tais características são importantes, pois evidenciam o quanto o projeto procura manter processos democráticos e pautados na autonomia e participação, tanto na decisão dos rumos do projeto quanto na condução dos encontros e atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre. Nos grupos também encontramos aspectos da Aprendizagem Significativa, pois suas metodologias visam gerar debates em que os participantes colaboram com as discussões a partir de seus sentidos, suas histórias de vida e suas realidades, se contrapondo a um modelo de educação bancário ou depositário. Trazemos também o quanto o espaço ao longo do tempo tem se configurado como um espaço de acolhida e de formação de vínculos, não descolando o campo da afetividade do campo da formação acadêmica. A formação de vínculos ocorre devido à postura facilitadora que os extensionistas do projeto procuram manter e à relação horizontal em relação com os demais participantes. Por fim, pode-se concluir que o grupo se configura como espaço propicio não apenas para o desenvolvimento intelectual, mas também para o desenvolvimento pessoal dos seus participantes, e geralmente trata-se de um canal de aproximação dos estudantes da graduação com o Nucom e com a Psicologia Comunitária2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos.2016-11-10T10:32:53Z2016-11-10T10:32:53Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfARAÚJO, David Vieira de; MOURA JÚNIOR, James Ferreira. Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.1-11.2177-7624http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20941Araújo, David Vieira deMoura Júnior, James Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-05-12T14:10:01Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/20941Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:39:06.124870Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária
title Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária
spellingShingle Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária
Araújo, David Vieira de
Psicologia Comunitária
Formação acadêmica
Cooperação universitária
title_short Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária
title_full Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária
title_fullStr Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária
title_full_unstemmed Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária
title_sort Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária
author Araújo, David Vieira de
author_facet Araújo, David Vieira de
Moura Júnior, James Ferreira
author_role author
author2 Moura Júnior, James Ferreira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, David Vieira de
Moura Júnior, James Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia Comunitária
Formação acadêmica
Cooperação universitária
topic Psicologia Comunitária
Formação acadêmica
Cooperação universitária
description Este trabalho tem como objetivo difundir um pouco sobre a experiência dentro do projeto de extensão “Bom Dia, Comunidade!”, vinculado ao Núcleo de Psicologia Comunitária da Universidade Federal do Ceará (NUCOM). O projeto surgiu como uma forma de aproximar os estudantes da graduação ao NUCOM, assim como propiciar um espaço de formação acerca do tema da Psicologia Comunitária. Consiste na promoção semestral de pelo menos um grupo de discussão e vivências (que é divulgado como grupo de estudos) e se estrutura em cima de quatro eixos: Teórico, Prático, Instrumental e Poiético. Esses eixos visam a apropriação teórica e instrumental, o contato com a realidade e a produção cientifica e artística. Tais características são importantes, pois evidenciam o quanto o projeto procura manter processos democráticos e pautados na autonomia e participação, tanto na decisão dos rumos do projeto quanto na condução dos encontros e atividades a serem desenvolvidas no decorrer do semestre. Nos grupos também encontramos aspectos da Aprendizagem Significativa, pois suas metodologias visam gerar debates em que os participantes colaboram com as discussões a partir de seus sentidos, suas histórias de vida e suas realidades, se contrapondo a um modelo de educação bancário ou depositário. Trazemos também o quanto o espaço ao longo do tempo tem se configurado como um espaço de acolhida e de formação de vínculos, não descolando o campo da afetividade do campo da formação acadêmica. A formação de vínculos ocorre devido à postura facilitadora que os extensionistas do projeto procuram manter e à relação horizontal em relação com os demais participantes. Por fim, pode-se concluir que o grupo se configura como espaço propicio não apenas para o desenvolvimento intelectual, mas também para o desenvolvimento pessoal dos seus participantes, e geralmente trata-se de um canal de aproximação dos estudantes da graduação com o Nucom e com a Psicologia Comunitária
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2016-11-10T10:32:53Z
2016-11-10T10:32:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ARAÚJO, David Vieira de; MOURA JÚNIOR, James Ferreira. Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.1-11.
2177-7624
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20941
identifier_str_mv ARAÚJO, David Vieira de; MOURA JÚNIOR, James Ferreira. Bom dia, comunidade!: autonomia, afetividade e aprendizagem significativa na formação em Psicologia Comunitária. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.1-11.
2177-7624
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos.
publisher.none.fl_str_mv 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028892067233792