Educação física escolar a serviço da ditadura: o esporte como estratégia política
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41157 |
Resumo: | A Educação Física históricamente sofreu influências de concepções biológicas, médicas, positivitas e principalmente políticas. Desde sua implementação efetiva em 1851 com a reforma Couto Ferraz, onde ocorre a inserção da Educação Física na escola, a qual incluiu a ginástica nos currículos das escolas públicas do ensino primário, onde surge a figura do professor de ginástica (SEVERO, 2010). Da Reforma de Couto Ferraz até o período da Ditadura Militar no Brasil de 1964, algumas tendências pedagógicas de ordem políticas foram implementadas na escola, a primeira de caráter higienista e posteriormente a tendência militarista. Porém, o foco desse estudo é o recorte temporal da Ditadura Militar (1964 até 1980) uma outra tendência ficou evidente no campo da Educação Física Escolar, a proposta tecnicista esportivista. E nossa pretensão é verificar a influência do pensamento esportivista na Educação Física Escolar no período de Ditadura Militar, desvelando práticas pedagógicas e seus resquícios para o componente curricular na atualidade. [...] |
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