Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21270
Resumo: MENDES, Deebora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 83-93, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
id UFC-7_371ca32c457b0d986877ac0c91ec46bb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21270
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacionalCourse assessment in favor of teacher education: contributions of the higher education for educational managementAvaliaçãoFormação de ProfessoresGestão educacionalMENDES, Deebora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 83-93, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.This article is part of a doctoral research completed in August 2011 that aimed to evaluate the syllabus of courses on structure and functioning of basic education, which are offered to undergraduate students of the Federal University of Ceará, and the impacts produced by those courses in the initial education of teachers who want to work with school management. The study got a representative sample of one hundred sixty-seven (167) undergraduate students, five (5) teachers and ten (10) graduate students who, at the time of the survey, worked as educational manager in different institutions (public and private) in Fortaleza city, Ceará - Brazil. It is characterized as a qualitative and quantitative study, including documentary sources and evaluative research. As a theoretical support, we elected, among others, ideas of Ristoff (1995), Vianna (2000), and Bachelard (1996). The results show that the quality of the educational action does not depend solely on the classroom processes, but also on is responsible for the administrative and organizational conduction of those processes, that is, the educational manager and other different actors involved with the educational management. This therefore justifies the need to evaluate these courses and their syllabus in order to see their influence on the professional development of future educational managers who, in turn, also are key elements for the school improvement.O presente artigo deriva de uma pesquisa de doutoramento concluída em agosto de 2011 que objetivou avaliar os programas de disciplinas da área de estrutura e funcionamento da educação básica, ofertadas para os cursos de licenciatura da Universidade Federal do Ceará, e os impactos produzidos por estas na formação inicial de professores que venham a exercer cargos relacionados à gestão escolar. O estudo contou com a significativa amostra de 167 (cento e sessenta e sete) estudantes de graduação; 05 (cinco) professores e 10 (dez) egressos que, na época da pesquisa, ocupavam a função de gestor educacional em diferentes instituições da esfera pública e privada na cidade de Fortaleza (CE). Constitui-se como um estudo qualiquantitativo, caracterizado como uma pesquisa documental e avaliativa. Elegeu-se como suporte teórico, dentre outros, Ristoff (1995), Vianna (2000), Bachelard (1996). Os resultados apontam que a qualidade do processo educativo não depende exclusivamente do processo desenvolvido em sala de aula, mas também está sujeito às ações daqueles que fazem a condução administrativa e organizacional desse processo; nesse caso, do gestor educacional e de diferentes atores que desempenham funções relacionadas à gestão da educação. Daí a necessidade de avaliar as referidas disciplinas com vistas à influência que estas exercem na formação de futuros gestores educacionais, que, por sua vez, são elementos-chave para o sucesso escolar.Revista Educação em Debate2016-12-13T12:46:02Z2016-12-13T12:46:02Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMendes, D. L. L. L.; Ciasca, M. I. F. L. (2016)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21270Mendes, Debora Lucia Lima LeiteCiasca, Maria Isabel Filgueiras Limainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:06:31Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21270Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:16:05.843511Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
Course assessment in favor of teacher education: contributions of the higher education for educational management
title Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
spellingShingle Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Avaliação
Formação de Professores
Gestão educacional
title_short Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
title_full Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
title_fullStr Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
title_full_unstemmed Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
title_sort Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional
author Mendes, Debora Lucia Lima Leite
author_facet Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author_role author
author2 Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Debora Lucia Lima Leite
Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
Formação de Professores
Gestão educacional
topic Avaliação
Formação de Professores
Gestão educacional
description MENDES, Deebora Lucia Lima Leite; CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima. Avaliação de disciplinas em favor da formação de professores: contribuições do ensino superior para a gestão educacional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 83-93, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T12:46:02Z
2016-12-13T12:46:02Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Mendes, D. L. L. L.; Ciasca, M. I. F. L. (2016)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21270
identifier_str_mv Mendes, D. L. L. L.; Ciasca, M. I. F. L. (2016)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028730259374080