Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32347 |
Resumo: | O presente artigo objetiva apresentar dados coletados a partir da avaliação de programas de disciplinas que abrangem conhecimentos em torno da estrutura e funcionamento da educação no Brasil. Objetivou-se analisar a percepção de 167 (cento e sessenta e sete) estudantes matriculados em 12 (doze) diferentes cursos de licenciatura na Universidade Federal do Ceará, enfocando a importância das disciplinas da área em estudo para a formação profissional de futuros gestores escolares. A fundamentação teórica apresentada perpassa temáticas como história, avaliação e gestão educacional. Adotou-se a perspectiva de investigação quali-quantitativa, documental e avaliativa, elegendo-se como ferramenta o estudo de caso. Os procedimentos foram sistemáticos e a coleta de dados realizada através de questionários aplicados no início e final do semestre do ano 2010. Apresentaram-se conceitos e aspectos legais que conferem legitimidade e fidedignidade aos dados e mostram que o Ensino Superior não está isento dos problemas de ensino-aprendizagem e que tanto na teoria quanto na prática, a estrutura, organização e funcionamento das escolas, bem como a sua gestão, constituem-se ainda grandes desafios. Diante disso, identificar os obstáculos a serem superados de forma a contribuir para o êxito da educação básica constituiu-se como o ponto de partida deste estudo que apontou sugestões para o aprimoramento da formação daqueles que possivelmente ocuparão funções relacionadas à direção de instituições educativas com vistas a elevar a qualidade da educação básica. |
id |
UFJF-7_77a554889a1f066c86e38c422bc78a22 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufjf.br:article/32347 |
network_acronym_str |
UFJF-7 |
network_name_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educaçãoFormação de professoresGestão EducacionalAvaliação de disciplinasO presente artigo objetiva apresentar dados coletados a partir da avaliação de programas de disciplinas que abrangem conhecimentos em torno da estrutura e funcionamento da educação no Brasil. Objetivou-se analisar a percepção de 167 (cento e sessenta e sete) estudantes matriculados em 12 (doze) diferentes cursos de licenciatura na Universidade Federal do Ceará, enfocando a importância das disciplinas da área em estudo para a formação profissional de futuros gestores escolares. A fundamentação teórica apresentada perpassa temáticas como história, avaliação e gestão educacional. Adotou-se a perspectiva de investigação quali-quantitativa, documental e avaliativa, elegendo-se como ferramenta o estudo de caso. Os procedimentos foram sistemáticos e a coleta de dados realizada através de questionários aplicados no início e final do semestre do ano 2010. Apresentaram-se conceitos e aspectos legais que conferem legitimidade e fidedignidade aos dados e mostram que o Ensino Superior não está isento dos problemas de ensino-aprendizagem e que tanto na teoria quanto na prática, a estrutura, organização e funcionamento das escolas, bem como a sua gestão, constituem-se ainda grandes desafios. Diante disso, identificar os obstáculos a serem superados de forma a contribuir para o êxito da educação básica constituiu-se como o ponto de partida deste estudo que apontou sugestões para o aprimoramento da formação daqueles que possivelmente ocuparão funções relacionadas à direção de instituições educativas com vistas a elevar a qualidade da educação básica.Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd)2020-07-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32347Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 122-1392237-94442237-9436reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)instacron:UFJFporhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32347/21391Mendes, Débora Lúcia Lima Leite info:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-26T15:40:55Zoai:periodicos.ufjf.br:article/32347Revistahttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDEPUBhttps://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/oaifrederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.brhttps://doi.org/10.34019/2237-94442237-94442237-9436opendoar:2023-01-12T16:09:36.957215Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)true |
dc.title.none.fl_str_mv |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação |
title |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação |
spellingShingle |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação Mendes, Débora Lúcia Lima Leite Formação de professores Gestão Educacional Avaliação de disciplinas |
title_short |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação |
title_full |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação |
title_fullStr |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação |
title_full_unstemmed |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação |
title_sort |
Valorização da formação do gestor educacional sob a ótica da avaliação de disciplinas: caminhos para o êxito da educação |
author |
Mendes, Débora Lúcia Lima Leite |
author_facet |
Mendes, Débora Lúcia Lima Leite |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Débora Lúcia Lima Leite |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Gestão Educacional Avaliação de disciplinas |
topic |
Formação de professores Gestão Educacional Avaliação de disciplinas |
description |
O presente artigo objetiva apresentar dados coletados a partir da avaliação de programas de disciplinas que abrangem conhecimentos em torno da estrutura e funcionamento da educação no Brasil. Objetivou-se analisar a percepção de 167 (cento e sessenta e sete) estudantes matriculados em 12 (doze) diferentes cursos de licenciatura na Universidade Federal do Ceará, enfocando a importância das disciplinas da área em estudo para a formação profissional de futuros gestores escolares. A fundamentação teórica apresentada perpassa temáticas como história, avaliação e gestão educacional. Adotou-se a perspectiva de investigação quali-quantitativa, documental e avaliativa, elegendo-se como ferramenta o estudo de caso. Os procedimentos foram sistemáticos e a coleta de dados realizada através de questionários aplicados no início e final do semestre do ano 2010. Apresentaram-se conceitos e aspectos legais que conferem legitimidade e fidedignidade aos dados e mostram que o Ensino Superior não está isento dos problemas de ensino-aprendizagem e que tanto na teoria quanto na prática, a estrutura, organização e funcionamento das escolas, bem como a sua gestão, constituem-se ainda grandes desafios. Diante disso, identificar os obstáculos a serem superados de forma a contribuir para o êxito da educação básica constituiu-se como o ponto de partida deste estudo que apontou sugestões para o aprimoramento da formação daqueles que possivelmente ocuparão funções relacionadas à direção de instituições educativas com vistas a elevar a qualidade da educação básica. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-07-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32347 |
url |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32347 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/32347/21391 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação; v. 2 n. 2 (2012): Responsabilização na educação; 122-139 2237-9444 2237-9436 reponame:Pesquisa e Debate em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) instacron:UFJF |
instname_str |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
instacron_str |
UFJF |
institution |
UFJF |
reponame_str |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
collection |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Pesquisa e Debate em Educação (Online) - Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) |
repository.mail.fl_str_mv |
frederico.braida@arquitetura.ufjf.br / revista@caed.ufjf.br |
_version_ |
1797054124110381056 |