Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267 |
Resumo: | ZANON, Denise Puglia; KAILER, Elismara Zaias; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 44-56, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016. |
id |
UFC-7_3791f4527c5e71800337436a72182a28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/21267 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissionalLearning assessment and educational planning: what do pedagogues and teachers reveal about discussions and reflections done within professional development programs?Desenvolvimento profissionalAvaliação da aprendizagemPlanejamento didáticoZANON, Denise Puglia; KAILER, Elismara Zaias; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 44-56, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.Currently, there are a lot of concerns regarding the education of teachers who work with the elementary education. For this, we present, in this paper, the analysis of the proposal of a course organized by a group of pedagogues and teachers who work for public schools in the state of Paraná (Brazil). So, we reflect on the possible contributions that the discussion about educational planning and education assessment can bring to the teachers’ practice, especially those teachers who participate in the course concerning the PDE. The authors that supported this reflection were Days Nephew (2003), Saviani (2010), Vasconcellos (2006), Veiga (2008), Luckesi (2011), Masetto (1997), Sousa (2007), among others. Through a qualitative approach, we used questionnaires with teachers and pedagogues who participated in that course. As a result of the analysis, we realized that the subjects think of the course as worthy and relevant for their professional development process, especially when the discussions boost the relationship between theory and practice.Atualmente, observa-se uma preocupação acentuada no que respeita à formação de professores atuantes na educação básica. Mediante esta consideração, no presente artigo, desenvolveu-se um estudo sobre uma proposta de curso organizado para um grupo de pedagogos e professores atuantes na rede pública estadual de ensino do Paraná. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições dos debates sobre planejamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem para a prática pedagógica de professores e pedagogos participantes desse curso no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Os autores que embasaram a discussão das temáticas foram estes: Dias Sobrinho (2003), Saviani (2010), Vasconcellos (2006), Veiga (2008), Luckesi (2011), Masetto (1997), Sousa (2007), dentre outros. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, e, como procedimento, utilizou-se a aplicação de questionário a pedagogos e professores que participaram do referido curso. Sobre os resultados, identificou-se, nos registros dos interlocutores, o reconhecimento da pertinência do curso no processo de desenvolvimento profissional, bem como a valorização da proposição e dos encaminhamentos que privilegiam a relação teórico-prática.Revista Educação em Debate2016-12-13T12:31:07Z2016-12-13T12:31:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZanon, D. P.; Kailer, E. Z.; Althaus, M. T. M. (2016)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267Zanon, Denise PugliaKailer, Elismara ZaiasAlthaus, Maiza Taques Margrafinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:06:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21267Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:58.010391Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional Learning assessment and educational planning: what do pedagogues and teachers reveal about discussions and reflections done within professional development programs? |
title |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional Zanon, Denise Puglia Desenvolvimento profissional Avaliação da aprendizagem Planejamento didático |
title_short |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional |
title_full |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional |
author |
Zanon, Denise Puglia |
author_facet |
Zanon, Denise Puglia Kailer, Elismara Zaias Althaus, Maiza Taques Margraf |
author_role |
author |
author2 |
Kailer, Elismara Zaias Althaus, Maiza Taques Margraf |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanon, Denise Puglia Kailer, Elismara Zaias Althaus, Maiza Taques Margraf |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional Avaliação da aprendizagem Planejamento didático |
topic |
Desenvolvimento profissional Avaliação da aprendizagem Planejamento didático |
description |
ZANON, Denise Puglia; KAILER, Elismara Zaias; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 44-56, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-13T12:31:07Z 2016-12-13T12:31:07Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Zanon, D. P.; Kailer, E. Z.; Althaus, M. T. M. (2016) 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267 |
identifier_str_mv |
Zanon, D. P.; Kailer, E. Z.; Althaus, M. T. M. (2016) 2526-0847 (online) 0102-1117 (impresso) |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Educação em Debate |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028751338897408 |