Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanon, Denise Puglia
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Kailer, Elismara Zaias, Althaus, Maiza Taques Margraf
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267
Resumo: ZANON, Denise Puglia; KAILER, Elismara Zaias; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 44-56, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
id UFC-7_3791f4527c5e71800337436a72182a28
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/21267
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissionalLearning assessment and educational planning: what do pedagogues and teachers reveal about discussions and reflections done within professional development programs?Desenvolvimento profissionalAvaliação da aprendizagemPlanejamento didáticoZANON, Denise Puglia; KAILER, Elismara Zaias; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 44-56, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.Currently, there are a lot of concerns regarding the education of teachers who work with the elementary education. For this, we present, in this paper, the analysis of the proposal of a course organized by a group of pedagogues and teachers who work for public schools in the state of Paraná (Brazil). So, we reflect on the possible contributions that the discussion about educational planning and education assessment can bring to the teachers’ practice, especially those teachers who participate in the course concerning the PDE. The authors that supported this reflection were Days Nephew (2003), Saviani (2010), Vasconcellos (2006), Veiga (2008), Luckesi (2011), Masetto (1997), Sousa (2007), among others. Through a qualitative approach, we used questionnaires with teachers and pedagogues who participated in that course. As a result of the analysis, we realized that the subjects think of the course as worthy and relevant for their professional development process, especially when the discussions boost the relationship between theory and practice.Atualmente, observa-se uma preocupação acentuada no que respeita à formação de professores atuantes na educação básica. Mediante esta consideração, no presente artigo, desenvolveu-se um estudo sobre uma proposta de curso organizado para um grupo de pedagogos e professores atuantes na rede pública estadual de ensino do Paraná. Nesta perspectiva, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as possíveis contribuições dos debates sobre planejamento e avaliação do processo ensino-aprendizagem para a prática pedagógica de professores e pedagogos participantes desse curso no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). Os autores que embasaram a discussão das temáticas foram estes: Dias Sobrinho (2003), Saviani (2010), Vasconcellos (2006), Veiga (2008), Luckesi (2011), Masetto (1997), Sousa (2007), dentre outros. A metodologia utilizada neste trabalho foi qualitativa, e, como procedimento, utilizou-se a aplicação de questionário a pedagogos e professores que participaram do referido curso. Sobre os resultados, identificou-se, nos registros dos interlocutores, o reconhecimento da pertinência do curso no processo de desenvolvimento profissional, bem como a valorização da proposição e dos encaminhamentos que privilegiam a relação teórico-prática.Revista Educação em Debate2016-12-13T12:31:07Z2016-12-13T12:31:07Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfZanon, D. P.; Kailer, E. Z.; Althaus, M. T. M. (2016)2526-0847 (online)0102-1117 (impresso)http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267Zanon, Denise PugliaKailer, Elismara ZaiasAlthaus, Maiza Taques Margrafinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFC2023-12-07T19:06:13Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/21267Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:18:58.010391Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
Learning assessment and educational planning: what do pedagogues and teachers reveal about discussions and reflections done within professional development programs?
title Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
spellingShingle Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
Zanon, Denise Puglia
Desenvolvimento profissional
Avaliação da aprendizagem
Planejamento didático
title_short Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
title_full Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
title_fullStr Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
title_sort Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional
author Zanon, Denise Puglia
author_facet Zanon, Denise Puglia
Kailer, Elismara Zaias
Althaus, Maiza Taques Margraf
author_role author
author2 Kailer, Elismara Zaias
Althaus, Maiza Taques Margraf
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zanon, Denise Puglia
Kailer, Elismara Zaias
Althaus, Maiza Taques Margraf
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento profissional
Avaliação da aprendizagem
Planejamento didático
topic Desenvolvimento profissional
Avaliação da aprendizagem
Planejamento didático
description ZANON, Denise Puglia; KAILER, Elismara Zaias; ALTHAUS, Maiza Taques Margraf. Avaliação da aprendizagem e planejamento didático: o que revelam pedagogos e professores sobre as reflexões e discussões em programa de desenvolvimento profissional. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 44-56, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-13T12:31:07Z
2016-12-13T12:31:07Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv Zanon, D. P.; Kailer, E. Z.; Althaus, M. T. M. (2016)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267
identifier_str_mv Zanon, D. P.; Kailer, E. Z.; Althaus, M. T. M. (2016)
2526-0847 (online)
0102-1117 (impresso)
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21267
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
publisher.none.fl_str_mv Revista Educação em Debate
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028751338897408