Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mourão, Denis Domingues Castelo Branco
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
dARK ID: ark:/83112/0013000004p62
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26012
Resumo: One of the main difficulties encountered by companies is currently identify and know their customers, as from this point you can work more clearly and precisely as to which strategies and plans should be drawn. In the sporting world, specifically in football this question is crucial to the development of the field of marketing in college, and being a recent study line is a field to be extensively explored. For a better understanding of the behavior and the types of fans, Hunt et al (1999) investigated and presented a classification of these groups. From this groundwork was applied a test that brought another classification in order to supplement the initial study. This paper presents theme settings approached, exploratory and bibliographic research in conjunction with the work base, deepening and validating what has been stated previously by the authors and presents additional options, through a questionnaire that will be answered in several states to give a ballast and considerable validity to what will be studied and defined.
id UFC-7_381d1a387da4cd321c82ac9cfa53a1b3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/26012
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no BrasilFutebol - Torcedores - BrasilMarketing esportivoOne of the main difficulties encountered by companies is currently identify and know their customers, as from this point you can work more clearly and precisely as to which strategies and plans should be drawn. In the sporting world, specifically in football this question is crucial to the development of the field of marketing in college, and being a recent study line is a field to be extensively explored. For a better understanding of the behavior and the types of fans, Hunt et al (1999) investigated and presented a classification of these groups. From this groundwork was applied a test that brought another classification in order to supplement the initial study. This paper presents theme settings approached, exploratory and bibliographic research in conjunction with the work base, deepening and validating what has been stated previously by the authors and presents additional options, through a questionnaire that will be answered in several states to give a ballast and considerable validity to what will be studied and defined.Uma das principais dificuldades encontradas pelas empresas atualmente é identificar e conhecer seus clientes, já que a partir desta informação é possível trabalhar de forma mais clara e precisa em relação a que estratégias e planos devem ser traçados. No mundo esportivo, especificamente no futebol essa questão é um ponto crucial para o desenvolvimento da área de marketing na agremiação, e por ser uma linha de estudo recente é um campo a ser bastante explorado. Para uma melhor compreensão do comportamento e dos tipos de torcedores existentes, Hunt et al (1999) pesquisaram e apresentaram uma classificação destes em grupos. A partir deste trabalho base foi aplicado um teste que sugere outra classificação em forma de complemento ao estudo inicial. Este trabalho apresenta definições do tema abordado, pesquisas exploratórias e bibliográficas em conjunto com o trabalho base de Hunt et al (1999), aprofundando e validando o que já foi exposto anteriormente pelos autores, e de Aguiar (2014) explicando as variáveis agrupadas para caracterizar os tipos de torcedores. Apresenta as alternativas complementares, através de um questionário que foi respondido em vários estados para dar um lastro e validade consideráveis ao que será estudado e definido. Após a análise estatística dos dados e reorganização das características encontradas nos torcedores de futebol no Brasil, foi proposta uma tipologia com quatro tipos de torcedores, que pode servir para estudos futuros na área e uma melhor compreensão do comportamento do consumidor.Silva, Áurio Lúcio Leocádio daMourão, Denis Domingues Castelo Branco2017-09-22T15:39:49Z2017-09-22T15:39:49Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfMOURÃO, Denis Domingues Castelo Branco. Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil. 2015. 71 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26012ark:/83112/0013000004p62porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-25T17:57:37Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/26012Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:31:35.384493Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil
title Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil
spellingShingle Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil
Mourão, Denis Domingues Castelo Branco
Futebol - Torcedores - Brasil
Marketing esportivo
title_short Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil
title_full Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil
title_fullStr Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil
title_full_unstemmed Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil
title_sort Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil
author Mourão, Denis Domingues Castelo Branco
author_facet Mourão, Denis Domingues Castelo Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
dc.contributor.author.fl_str_mv Mourão, Denis Domingues Castelo Branco
dc.subject.por.fl_str_mv Futebol - Torcedores - Brasil
Marketing esportivo
topic Futebol - Torcedores - Brasil
Marketing esportivo
description One of the main difficulties encountered by companies is currently identify and know their customers, as from this point you can work more clearly and precisely as to which strategies and plans should be drawn. In the sporting world, specifically in football this question is crucial to the development of the field of marketing in college, and being a recent study line is a field to be extensively explored. For a better understanding of the behavior and the types of fans, Hunt et al (1999) investigated and presented a classification of these groups. From this groundwork was applied a test that brought another classification in order to supplement the initial study. This paper presents theme settings approached, exploratory and bibliographic research in conjunction with the work base, deepening and validating what has been stated previously by the authors and presents additional options, through a questionnaire that will be answered in several states to give a ballast and considerable validity to what will be studied and defined.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2017-09-22T15:39:49Z
2017-09-22T15:39:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOURÃO, Denis Domingues Castelo Branco. Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil. 2015. 71 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26012
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/83112/0013000004p62
identifier_str_mv MOURÃO, Denis Domingues Castelo Branco. Detalhamento dos tipos de torcedores de futebol no Brasil. 2015. 71 f. TCC (graduação em Administração) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Fortaleza/CE, 2015.
ark:/83112/0013000004p62
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/26012
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1818373707300601856