Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Inocêncio, Fabrício de Carvalho
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15832
Resumo: This research aims to analyze Word of Mouth (WOM) behavior, conveyed by consumers in Brazil, of the best and worst e-Tail websites, using Structural Equation Modeling. The survey was conducted with 247 users in Fortaleza, Ceará, Brazil, and it takes as reference the Goyette et al. (2010) model, which measures WOM in four dimensions: Intensity , Positive Valence, Negative Valence and Content. As research findings, it is suggested that there is an “arm wrestling” between positive and negative WOM in the Brazilian market, which the negative WOM is overcome by the positive WOM, in the case of market leaders. When the customer experience is positive, the WOM behavior tends to focus on product aspects such as price, product quality or product variety. When the experience is negative, WOM behavior tends to focus on logistics and service aspects, such as post-purchase service and delivery. The research also identified that frequency of use makes increase the probability of negative experiences and consequent detraction of websites, also, negative BAB of the best websites may be related to post purchase service experience and positive BAB of the worst sites may be related to usability. This work contributes to formulate a model of multidimensional measurement of WOM, specific to the Brazilian e-tail market, able to capture relevant aspects of the construct and applied to different contexts (best and worst sites).
id UFC-7_387efbdf32ee57e33b19eb1b6bbf9964
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/15832
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturaisComportamento do consumidorComércio eletrônicoComércio varejistaThis research aims to analyze Word of Mouth (WOM) behavior, conveyed by consumers in Brazil, of the best and worst e-Tail websites, using Structural Equation Modeling. The survey was conducted with 247 users in Fortaleza, Ceará, Brazil, and it takes as reference the Goyette et al. (2010) model, which measures WOM in four dimensions: Intensity , Positive Valence, Negative Valence and Content. As research findings, it is suggested that there is an “arm wrestling” between positive and negative WOM in the Brazilian market, which the negative WOM is overcome by the positive WOM, in the case of market leaders. When the customer experience is positive, the WOM behavior tends to focus on product aspects such as price, product quality or product variety. When the experience is negative, WOM behavior tends to focus on logistics and service aspects, such as post-purchase service and delivery. The research also identified that frequency of use makes increase the probability of negative experiences and consequent detraction of websites, also, negative BAB of the best websites may be related to post purchase service experience and positive BAB of the worst sites may be related to usability. This work contributes to formulate a model of multidimensional measurement of WOM, specific to the Brazilian e-tail market, able to capture relevant aspects of the construct and applied to different contexts (best and worst sites).O objetivo desta pesquisa é analisar o comportamento Boca a Boca (BAB) manifestado por consumidores no Brasil acerca dos melhores e piores sites de varejo eletrônico, por meio de Modelagem de Equações Estruturais. A pesquisa foi realizada com 247 usuários na cidade de Fortaleza, Ceará e utiliza como referência um modelo de mensuração de Goyette et al. (2010), que mede BAB em quatro dimensões: Intensidade, Valência Positiva, Valência Negativa e Conteúdo. Como achados desta pesquisa, sugere-se que no mercado brasileiro existe uma “queda de braço” entre o BAB negativo e positivo, que no caso dos líderes de mercado, o BAB negativo é vencido pelo positivo. Quando a experiência do consumidor é positiva, o comportamento BAB tende a se focar em aspectos do produto, como qualidade, preço ou variedade. Já quando a experiência é negativa, o comportamento BAB foca-se em aspectos logísticos e de serviço, como atendimento pós-compra e entrega. Na pesquisa também foi identificado que frequência de uso possibilita a ocorrência de experiências negativas e consequente detração de sites, e que BAB negativo dos melhores sites pode estar relacionado a atendimento pós compra e BAB positivo dos piores sites pode estar relacionado a Facilidade de Uso. Este trabalho contribui com a formulação de um modelo de mensuração multidimensional do BAB, específico para o varejo eletrônico brasileiro, capaz de captar aspectos relevantes do construto e aplicado a contextos diferentes (melhores e piores sites).Marques, Érico VerasInocêncio, Fabrício de Carvalho2016-03-29T17:29:18Z2016-03-29T17:29:18Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfINOCÊNCIO, Fabrício de Carvalho. Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais. 2014. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15832porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-01-18T19:02:57Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/15832Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:34:12.041834Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais
title Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais
spellingShingle Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais
Inocêncio, Fabrício de Carvalho
Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Comércio varejista
title_short Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais
title_full Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais
title_fullStr Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais
title_full_unstemmed Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais
title_sort Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais
author Inocêncio, Fabrício de Carvalho
author_facet Inocêncio, Fabrício de Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Marques, Érico Veras
dc.contributor.author.fl_str_mv Inocêncio, Fabrício de Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Comércio varejista
topic Comportamento do consumidor
Comércio eletrônico
Comércio varejista
description This research aims to analyze Word of Mouth (WOM) behavior, conveyed by consumers in Brazil, of the best and worst e-Tail websites, using Structural Equation Modeling. The survey was conducted with 247 users in Fortaleza, Ceará, Brazil, and it takes as reference the Goyette et al. (2010) model, which measures WOM in four dimensions: Intensity , Positive Valence, Negative Valence and Content. As research findings, it is suggested that there is an “arm wrestling” between positive and negative WOM in the Brazilian market, which the negative WOM is overcome by the positive WOM, in the case of market leaders. When the customer experience is positive, the WOM behavior tends to focus on product aspects such as price, product quality or product variety. When the experience is negative, WOM behavior tends to focus on logistics and service aspects, such as post-purchase service and delivery. The research also identified that frequency of use makes increase the probability of negative experiences and consequent detraction of websites, also, negative BAB of the best websites may be related to post purchase service experience and positive BAB of the worst sites may be related to usability. This work contributes to formulate a model of multidimensional measurement of WOM, specific to the Brazilian e-tail market, able to capture relevant aspects of the construct and applied to different contexts (best and worst sites).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2016-03-29T17:29:18Z
2016-03-29T17:29:18Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv INOCÊNCIO, Fabrício de Carvalho. Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais. 2014. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15832
identifier_str_mv INOCÊNCIO, Fabrício de Carvalho. Os melhores e os piores: o boca a boca em sites de varejo eletrônico no Brasil - uma análise por meio de equações estruturais. 2014. 119 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15832
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028859009826816