Os saberes docentes e aprendizagem significativa na formação inicial de professores com o uso das interfaces digitais interativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silvano, Antônio Marcos da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47712
Resumo: A educação de qualidade é um fator preponderante para o desenvolvimento de competências cognitivas, afetivas, pessoais, interdisciplinares, sociais e produtivas dos cidadãos deste século, uma vez que a formação dos sujeitos tem se caracterizado e convergido no princípio da promoção e da emancipação da pessoa humana. Nesse sentido, é necessário renovar e promover saberes docentes à formação de professores, sobretudo na graduação, de maneira que estes possam refletir acerca de suas funções na busca de estratégias metodológicas necessárias ao enfrentamento e superação dos desafios do contexto escolar, especialmente no que se refere ao domínio e à utilização pedagógica das IDI. O presente estudo teve como objetivo analisar as implicações dos princípios da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de formação inicial de professores para a construção de saberes docentes necessários ao uso pedagógico das Interfaces Digitais Interativas (IDI), na perspectiva da interdisciplinaridade no estudo de funções trigonométricas aplicados aos fenômenos sonoros. A investigação utilizou uma abordagem qualitativa pautada nos pressupostos do método da pesquisa-ação, por meio da realização de uma ação formativa com três alunos das licenciaturas de Matemática e de Física da Universidade Estadual do Ceará – UECE/Campus do Itaperi. O curso teve uma carga horária de 60 horas aulas, subdividas em momentos presenciais e a distância, mediados com o uso do AVE TelEduc Multimeios. Utilizamos como instrumentos de pesquisa questionários, observação participante, diário de campo, portfólio e narrativas dos fóruns de discussão. Utilizamos três categorias de análise: saberes dos subsunçores – que têm como princípio: “só se aprende significativamente a partir do que já se sabe”; saberes da série de ideias estreitamente relacionadas – que têm como princípio: “o aprendiz deve ter intencionalidade para aprender e saberes da aprendizagem – que têm como princípio a “diferenciação progressiva e reconciliação integradora”. Os resultados evidenciam que os saberes docentes (conhecimentos, pedagógicos, digitais, experiência, dentre outros) ainda precisam ser retomados e/ou amadurecidos com os licenciandos e que os cursos de licenciaturas, por si mesmos, não dão conta dessas necessidades de suprir todas as competências e habilidades que são inerentes ao processo de formação dos futuros professores de educação básica. Por fim, destacamos que a construção de competências e habilidades para apropriação, inserção e uso das IDI na prática pedagógica é um processo complexo que demanda formação e tempo para consolidação de vivências e experiências profissionais e desenvolvimento de saberes e conhecimentos para articular potencialidades pedagógicas e cognitivas desses recursos.
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