Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Francisco Wagner Soares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5029
Resumo: Neste artigo, são revisitados os dados de uma pesquisa que buscou construir interfaces entre história e o ensino de matemática na formação inicial de professores, a partir do processo de construção e uso do instrumento jacente no plano. Aqui, os olhares estão voltados a Linguagem Matemática dos discentes, faladas ou escritas na ação, ou seja, durante o desenvolvimento da atividade. Em particular, tem-se como objetivo identificar a precisão na Linguagem Geométrica de licenciandos em matemática. Para tanto, fez-se o estudo à luz de uma pesquisa bibliográfica e também de uma qualitativa documental. Como se pode observar na atividade, por exemplo, que os discentes se referem ao arco de uma circunferência como sendo uma reta, onde, na verdade ele é um segmento de reta; falam também sobre a construção de um plano por meio de um barbante (reta), entretanto para se ter um plano são necessárias no mínimo duas retas; mencionam ainda que duas retas perpendiculares não são planas, porém, sabe-se que duas retas perpendiculares formam um plano, visto que são concorrentes. Nesses termos, os dados apontam que existe uma imprecisão na Linguagem Geométrica dos discentes em formação inicial. Diante desse fato, entende-se que é necessário que docentes de curso de Licenciatura em Matemática façam intervenções e discutam com os discentes possíveis equívocos na linguagem. A fala dos estudantes dá indícios do movimento do pensamento que eles fazem para atribuir significado a objetos conceituais, assim ela pode ser tomada pelos docentes como ferramenta para conduzir os discentes a uma aprendizagem ampla e sólida. Palavras-chave: Linguagem Geométrica; formação inicial de professores de matemática; interface entre história e ensino de matemática.
id UECE-4_f5b854692c216e7b25c89ff4564cd885
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.uece.br:article/5029
network_acronym_str UECE-4
network_name_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository_id_str
spelling Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicialLinguagem GeométricaFormação inicial de professores de matemáticainterface entre história e ensino de matemáticaNeste artigo, são revisitados os dados de uma pesquisa que buscou construir interfaces entre história e o ensino de matemática na formação inicial de professores, a partir do processo de construção e uso do instrumento jacente no plano. Aqui, os olhares estão voltados a Linguagem Matemática dos discentes, faladas ou escritas na ação, ou seja, durante o desenvolvimento da atividade. Em particular, tem-se como objetivo identificar a precisão na Linguagem Geométrica de licenciandos em matemática. Para tanto, fez-se o estudo à luz de uma pesquisa bibliográfica e também de uma qualitativa documental. Como se pode observar na atividade, por exemplo, que os discentes se referem ao arco de uma circunferência como sendo uma reta, onde, na verdade ele é um segmento de reta; falam também sobre a construção de um plano por meio de um barbante (reta), entretanto para se ter um plano são necessárias no mínimo duas retas; mencionam ainda que duas retas perpendiculares não são planas, porém, sabe-se que duas retas perpendiculares formam um plano, visto que são concorrentes. Nesses termos, os dados apontam que existe uma imprecisão na Linguagem Geométrica dos discentes em formação inicial. Diante desse fato, entende-se que é necessário que docentes de curso de Licenciatura em Matemática façam intervenções e discutam com os discentes possíveis equívocos na linguagem. A fala dos estudantes dá indícios do movimento do pensamento que eles fazem para atribuir significado a objetos conceituais, assim ela pode ser tomada pelos docentes como ferramenta para conduzir os discentes a uma aprendizagem ampla e sólida. Palavras-chave: Linguagem Geométrica; formação inicial de professores de matemática; interface entre história e ensino de matemática.EdUECE2021-06-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/502910.30938/bocehm.v8i23.5029Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1108-11212447-85042357-8661reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)instacron:UECEporhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5029/4408Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Francisco Wagner Soares2021-06-17T18:44:56Zoai:ojs.revistas.uece.br:article/5029Revistahttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/indexPUBhttps://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/oaigpehm@uece.br2447-85042357-8661opendoar:2023-01-12T15:16:48.148352Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)true
dc.title.none.fl_str_mv Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
title Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
spellingShingle Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
Oliveira, Francisco Wagner Soares
Linguagem Geométrica
Formação inicial de professores de matemática
interface entre história e ensino de matemática
title_short Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
title_full Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
title_fullStr Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
title_full_unstemmed Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
title_sort Sobre a Linguagem Matemática de professores em formação inicial
author Oliveira, Francisco Wagner Soares
author_facet Oliveira, Francisco Wagner Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Francisco Wagner Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem Geométrica
Formação inicial de professores de matemática
interface entre história e ensino de matemática
topic Linguagem Geométrica
Formação inicial de professores de matemática
interface entre história e ensino de matemática
description Neste artigo, são revisitados os dados de uma pesquisa que buscou construir interfaces entre história e o ensino de matemática na formação inicial de professores, a partir do processo de construção e uso do instrumento jacente no plano. Aqui, os olhares estão voltados a Linguagem Matemática dos discentes, faladas ou escritas na ação, ou seja, durante o desenvolvimento da atividade. Em particular, tem-se como objetivo identificar a precisão na Linguagem Geométrica de licenciandos em matemática. Para tanto, fez-se o estudo à luz de uma pesquisa bibliográfica e também de uma qualitativa documental. Como se pode observar na atividade, por exemplo, que os discentes se referem ao arco de uma circunferência como sendo uma reta, onde, na verdade ele é um segmento de reta; falam também sobre a construção de um plano por meio de um barbante (reta), entretanto para se ter um plano são necessárias no mínimo duas retas; mencionam ainda que duas retas perpendiculares não são planas, porém, sabe-se que duas retas perpendiculares formam um plano, visto que são concorrentes. Nesses termos, os dados apontam que existe uma imprecisão na Linguagem Geométrica dos discentes em formação inicial. Diante desse fato, entende-se que é necessário que docentes de curso de Licenciatura em Matemática façam intervenções e discutam com os discentes possíveis equívocos na linguagem. A fala dos estudantes dá indícios do movimento do pensamento que eles fazem para atribuir significado a objetos conceituais, assim ela pode ser tomada pelos docentes como ferramenta para conduzir os discentes a uma aprendizagem ampla e sólida. Palavras-chave: Linguagem Geométrica; formação inicial de professores de matemática; interface entre história e ensino de matemática.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5029
10.30938/bocehm.v8i23.5029
url https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5029
identifier_str_mv 10.30938/bocehm.v8i23.5029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/5029/4408
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Boletim Cearense de Educação e História da Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EdUECE
publisher.none.fl_str_mv EdUECE
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática; v. 8 n. 23 (2021): Número Especial - I Encontro Cearense de Educação da Matemática; 1108-1121
2447-8504
2357-8661
reponame:Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
instname:Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron:UECE
instname_str Universidade Estadual do Ceará (UECE)
instacron_str UECE
institution UECE
reponame_str Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
collection Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (Online) - Universidade Estadual do Ceará (UECE)
repository.mail.fl_str_mv gpehm@uece.br
_version_ 1797053998121877504