Indisciplina em sala de aula
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41597 |
Resumo: | É através da educação que o homem aperfeiçoa-se e evolui. Se a educação é permeada por relações entre diferentes gerações e, na escola, entre professor e aluno é estreito o vinculo entre disciplina e essa relação. O impor limites agirá como obtenção de um respeito mútuo aos adultos, necessário na educação das crianças. Limites esses, que devem ser impostos por pais e professores. A moral que fundamenta a disciplina, portanto, é fundada no respeito sem restrições ao adulto e às regras sociais: permitindo, e até exigindo, o controle e a imposição de limites através de condutas coercitivas e punitivas. A educação familiar pode ser corrompida devido aos problemas encontrados socialmente e, dessa forma, a educação escolar é a que tem mais possibilidades sobre educar moralmente, pois reúne duas coisas: a instituição e a cultura moral. O papel da educação escolar, portanto, é o de instruir e disciplinar. A escola deve ser um local onde a educação é legitimada. É neste espaço que a educação pode se dar com vista à cooperação, posto que é na escola onde os relacionamentos interpessoais são uma constante, a educação é como um processo de emancipação do homem, ou seja, de aperfeiçoamento. Discutindo a disciplina como respeito à normas ou regras, é inegável a importância e a necessidade da existência das regras para garantir a eficácia da pratica educativa e a harmonia nas relações; mas, nem toda regra tem relação com a moralidade. Como palco da relação entre indisciplina e desenvolvimento moral, a escola também é o ambiente que pode possibilitar a resolução dos conflitos que se apresentam, justamente na forma de lidar com conflitos e situações cotidianas. Este artigo tem como objetivo principal trazer uma reflexão sobre os fatores que podem provocar a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, frequentemente, centralizada no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar com questões produtoras/produzidas do/no cotidiano escolar. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas, analisadas através de pesquisas em livros, revistas, sites especializados, bem como estudos de caso e analises de escolas públicas. Após as análises das pesquisas, destacamos o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema e enfatizamos a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida em bases democráticas. |
id |
UFC-7_3b2dbf310ce19c4098ce6be6a05723ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/41597 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Indisciplina em sala de aulaProcesso ensino aprendizagemEvolução da educaçãoÉ através da educação que o homem aperfeiçoa-se e evolui. Se a educação é permeada por relações entre diferentes gerações e, na escola, entre professor e aluno é estreito o vinculo entre disciplina e essa relação. O impor limites agirá como obtenção de um respeito mútuo aos adultos, necessário na educação das crianças. Limites esses, que devem ser impostos por pais e professores. A moral que fundamenta a disciplina, portanto, é fundada no respeito sem restrições ao adulto e às regras sociais: permitindo, e até exigindo, o controle e a imposição de limites através de condutas coercitivas e punitivas. A educação familiar pode ser corrompida devido aos problemas encontrados socialmente e, dessa forma, a educação escolar é a que tem mais possibilidades sobre educar moralmente, pois reúne duas coisas: a instituição e a cultura moral. O papel da educação escolar, portanto, é o de instruir e disciplinar. A escola deve ser um local onde a educação é legitimada. É neste espaço que a educação pode se dar com vista à cooperação, posto que é na escola onde os relacionamentos interpessoais são uma constante, a educação é como um processo de emancipação do homem, ou seja, de aperfeiçoamento. Discutindo a disciplina como respeito à normas ou regras, é inegável a importância e a necessidade da existência das regras para garantir a eficácia da pratica educativa e a harmonia nas relações; mas, nem toda regra tem relação com a moralidade. Como palco da relação entre indisciplina e desenvolvimento moral, a escola também é o ambiente que pode possibilitar a resolução dos conflitos que se apresentam, justamente na forma de lidar com conflitos e situações cotidianas. Este artigo tem como objetivo principal trazer uma reflexão sobre os fatores que podem provocar a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, frequentemente, centralizada no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar com questões produtoras/produzidas do/no cotidiano escolar. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas, analisadas através de pesquisas em livros, revistas, sites especializados, bem como estudos de caso e analises de escolas públicas. Após as análises das pesquisas, destacamos o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema e enfatizamos a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida em bases democráticas.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesFerreira, Francisco José Alves2019-05-13T12:46:24Z2019-05-13T12:46:24Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Francisco José Alves. Indisciplina em sala de aula. 2010. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41597porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-13T12:46:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41597Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:33.877068Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina em sala de aula |
title |
Indisciplina em sala de aula |
spellingShingle |
Indisciplina em sala de aula Ferreira, Francisco José Alves Processo ensino aprendizagem Evolução da educação |
title_short |
Indisciplina em sala de aula |
title_full |
Indisciplina em sala de aula |
title_fullStr |
Indisciplina em sala de aula |
title_full_unstemmed |
Indisciplina em sala de aula |
title_sort |
Indisciplina em sala de aula |
author |
Ferreira, Francisco José Alves |
author_facet |
Ferreira, Francisco José Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira, Francisco José Alves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Processo ensino aprendizagem Evolução da educação |
topic |
Processo ensino aprendizagem Evolução da educação |
description |
É através da educação que o homem aperfeiçoa-se e evolui. Se a educação é permeada por relações entre diferentes gerações e, na escola, entre professor e aluno é estreito o vinculo entre disciplina e essa relação. O impor limites agirá como obtenção de um respeito mútuo aos adultos, necessário na educação das crianças. Limites esses, que devem ser impostos por pais e professores. A moral que fundamenta a disciplina, portanto, é fundada no respeito sem restrições ao adulto e às regras sociais: permitindo, e até exigindo, o controle e a imposição de limites através de condutas coercitivas e punitivas. A educação familiar pode ser corrompida devido aos problemas encontrados socialmente e, dessa forma, a educação escolar é a que tem mais possibilidades sobre educar moralmente, pois reúne duas coisas: a instituição e a cultura moral. O papel da educação escolar, portanto, é o de instruir e disciplinar. A escola deve ser um local onde a educação é legitimada. É neste espaço que a educação pode se dar com vista à cooperação, posto que é na escola onde os relacionamentos interpessoais são uma constante, a educação é como um processo de emancipação do homem, ou seja, de aperfeiçoamento. Discutindo a disciplina como respeito à normas ou regras, é inegável a importância e a necessidade da existência das regras para garantir a eficácia da pratica educativa e a harmonia nas relações; mas, nem toda regra tem relação com a moralidade. Como palco da relação entre indisciplina e desenvolvimento moral, a escola também é o ambiente que pode possibilitar a resolução dos conflitos que se apresentam, justamente na forma de lidar com conflitos e situações cotidianas. Este artigo tem como objetivo principal trazer uma reflexão sobre os fatores que podem provocar a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, frequentemente, centralizada no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar com questões produtoras/produzidas do/no cotidiano escolar. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas, analisadas através de pesquisas em livros, revistas, sites especializados, bem como estudos de caso e analises de escolas públicas. Após as análises das pesquisas, destacamos o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema e enfatizamos a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida em bases democráticas. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2019-05-13T12:46:24Z 2019-05-13T12:46:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
FERREIRA, Francisco José Alves. Indisciplina em sala de aula. 2010. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41597 |
identifier_str_mv |
FERREIRA, Francisco José Alves. Indisciplina em sala de aula. 2010. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41597 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028915007979520 |