Indisciplina em sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Francisco José Alves
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41597
Resumo: É através da educação que o homem aperfeiçoa-se e evolui. Se a educação é permeada por relações entre diferentes gerações e, na escola, entre professor e aluno é estreito o vinculo entre disciplina e essa relação. O impor limites agirá como obtenção de um respeito mútuo aos adultos, necessário na educação das crianças. Limites esses, que devem ser impostos por pais e professores. A moral que fundamenta a disciplina, portanto, é fundada no respeito sem restrições ao adulto e às regras sociais: permitindo, e até exigindo, o controle e a imposição de limites através de condutas coercitivas e punitivas. A educação familiar pode ser corrompida devido aos problemas encontrados socialmente e, dessa forma, a educação escolar é a que tem mais possibilidades sobre educar moralmente, pois reúne duas coisas: a instituição e a cultura moral. O papel da educação escolar, portanto, é o de instruir e disciplinar. A escola deve ser um local onde a educação é legitimada. É neste espaço que a educação pode se dar com vista à cooperação, posto que é na escola onde os relacionamentos interpessoais são uma constante, a educação é como um processo de emancipação do homem, ou seja, de aperfeiçoamento. Discutindo a disciplina como respeito à normas ou regras, é inegável a importância e a necessidade da existência das regras para garantir a eficácia da pratica educativa e a harmonia nas relações; mas, nem toda regra tem relação com a moralidade. Como palco da relação entre indisciplina e desenvolvimento moral, a escola também é o ambiente que pode possibilitar a resolução dos conflitos que se apresentam, justamente na forma de lidar com conflitos e situações cotidianas. Este artigo tem como objetivo principal trazer uma reflexão sobre os fatores que podem provocar a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, frequentemente, centralizada no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar com questões produtoras/produzidas do/no cotidiano escolar. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas, analisadas através de pesquisas em livros, revistas, sites especializados, bem como estudos de caso e analises de escolas públicas. Após as análises das pesquisas, destacamos o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema e enfatizamos a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida em bases democráticas.
id UFC-7_3b2dbf310ce19c4098ce6be6a05723ca
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/41597
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Indisciplina em sala de aulaProcesso ensino aprendizagemEvolução da educaçãoÉ através da educação que o homem aperfeiçoa-se e evolui. Se a educação é permeada por relações entre diferentes gerações e, na escola, entre professor e aluno é estreito o vinculo entre disciplina e essa relação. O impor limites agirá como obtenção de um respeito mútuo aos adultos, necessário na educação das crianças. Limites esses, que devem ser impostos por pais e professores. A moral que fundamenta a disciplina, portanto, é fundada no respeito sem restrições ao adulto e às regras sociais: permitindo, e até exigindo, o controle e a imposição de limites através de condutas coercitivas e punitivas. A educação familiar pode ser corrompida devido aos problemas encontrados socialmente e, dessa forma, a educação escolar é a que tem mais possibilidades sobre educar moralmente, pois reúne duas coisas: a instituição e a cultura moral. O papel da educação escolar, portanto, é o de instruir e disciplinar. A escola deve ser um local onde a educação é legitimada. É neste espaço que a educação pode se dar com vista à cooperação, posto que é na escola onde os relacionamentos interpessoais são uma constante, a educação é como um processo de emancipação do homem, ou seja, de aperfeiçoamento. Discutindo a disciplina como respeito à normas ou regras, é inegável a importância e a necessidade da existência das regras para garantir a eficácia da pratica educativa e a harmonia nas relações; mas, nem toda regra tem relação com a moralidade. Como palco da relação entre indisciplina e desenvolvimento moral, a escola também é o ambiente que pode possibilitar a resolução dos conflitos que se apresentam, justamente na forma de lidar com conflitos e situações cotidianas. Este artigo tem como objetivo principal trazer uma reflexão sobre os fatores que podem provocar a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, frequentemente, centralizada no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar com questões produtoras/produzidas do/no cotidiano escolar. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas, analisadas através de pesquisas em livros, revistas, sites especializados, bem como estudos de caso e analises de escolas públicas. Após as análises das pesquisas, destacamos o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema e enfatizamos a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida em bases democráticas.Ferreira, Gláucia Maria de MenezesFerreira, Francisco José Alves2019-05-13T12:46:24Z2019-05-13T12:46:24Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfFERREIRA, Francisco José Alves. Indisciplina em sala de aula. 2010. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41597porreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-13T12:46:24Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/41597Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:42:33.877068Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Indisciplina em sala de aula
title Indisciplina em sala de aula
spellingShingle Indisciplina em sala de aula
Ferreira, Francisco José Alves
Processo ensino aprendizagem
Evolução da educação
title_short Indisciplina em sala de aula
title_full Indisciplina em sala de aula
title_fullStr Indisciplina em sala de aula
title_full_unstemmed Indisciplina em sala de aula
title_sort Indisciplina em sala de aula
author Ferreira, Francisco José Alves
author_facet Ferreira, Francisco José Alves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Francisco José Alves
dc.subject.por.fl_str_mv Processo ensino aprendizagem
Evolução da educação
topic Processo ensino aprendizagem
Evolução da educação
description É através da educação que o homem aperfeiçoa-se e evolui. Se a educação é permeada por relações entre diferentes gerações e, na escola, entre professor e aluno é estreito o vinculo entre disciplina e essa relação. O impor limites agirá como obtenção de um respeito mútuo aos adultos, necessário na educação das crianças. Limites esses, que devem ser impostos por pais e professores. A moral que fundamenta a disciplina, portanto, é fundada no respeito sem restrições ao adulto e às regras sociais: permitindo, e até exigindo, o controle e a imposição de limites através de condutas coercitivas e punitivas. A educação familiar pode ser corrompida devido aos problemas encontrados socialmente e, dessa forma, a educação escolar é a que tem mais possibilidades sobre educar moralmente, pois reúne duas coisas: a instituição e a cultura moral. O papel da educação escolar, portanto, é o de instruir e disciplinar. A escola deve ser um local onde a educação é legitimada. É neste espaço que a educação pode se dar com vista à cooperação, posto que é na escola onde os relacionamentos interpessoais são uma constante, a educação é como um processo de emancipação do homem, ou seja, de aperfeiçoamento. Discutindo a disciplina como respeito à normas ou regras, é inegável a importância e a necessidade da existência das regras para garantir a eficácia da pratica educativa e a harmonia nas relações; mas, nem toda regra tem relação com a moralidade. Como palco da relação entre indisciplina e desenvolvimento moral, a escola também é o ambiente que pode possibilitar a resolução dos conflitos que se apresentam, justamente na forma de lidar com conflitos e situações cotidianas. Este artigo tem como objetivo principal trazer uma reflexão sobre os fatores que podem provocar a indisciplina no cotidiano da escola atual, que tem sido vista como problema, como desvio das normas disseminadas nos sistemas escolares, que inviabiliza a prática educacional. Associada à desordem, ao desrespeito a regras de conduta e à falta de limites, a indisciplina é, frequentemente, centralizada no aluno, o que evidencia um modo individualizante de lidar com questões produtoras/produzidas do/no cotidiano escolar. Inicialmente, coloca-se em discussão o próprio conceito de indisciplina, explorando-se, a seguir, algumas das suas causas, analisadas através de pesquisas em livros, revistas, sites especializados, bem como estudos de caso e analises de escolas públicas. Após as análises das pesquisas, destacamos o enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema e enfatizamos a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida em bases democráticas.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2019-05-13T12:46:24Z
2019-05-13T12:46:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERREIRA, Francisco José Alves. Indisciplina em sala de aula. 2010. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41597
identifier_str_mv FERREIRA, Francisco José Alves. Indisciplina em sala de aula. 2010. 70f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41597
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028915007979520