Os significados construídos ao problema solucionável
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813 |
Resumo: | A Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender aos nossos propósitos. A Matemática é uniforme nas diferentes culturas, embora existam diferentes sistemas numéricos, unidades de medida e resolução de problemas; os resultados das operações apresentam uma notável concordância. Entretanto, a limitação da Matemática não permite prover a [...] compreensão das naturezas, ou dos princípios da mudança das coisas individuais, dos princípios causais que regem o universo (TILES, 2002, p. 331-333). [...] |
id |
UFC-7_3b4f92fe5839afbc233d90a9da29b5f4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufc.br:riufc/38813 |
network_acronym_str |
UFC-7 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository_id_str |
|
spelling |
Os significados construídos ao problema solucionávelEnsino da matemáticaGeometria como ciênciaGrandezas matemáticasA Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender aos nossos propósitos. A Matemática é uniforme nas diferentes culturas, embora existam diferentes sistemas numéricos, unidades de medida e resolução de problemas; os resultados das operações apresentam uma notável concordância. Entretanto, a limitação da Matemática não permite prover a [...] compreensão das naturezas, ou dos princípios da mudança das coisas individuais, dos princípios causais que regem o universo (TILES, 2002, p. 331-333). [...]2019-01-17T12:57:58Z2019-01-17T12:57:58Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Os significados construídos ao problema solucionável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813Machado, Rosélia Costa de CastroMoreira, Rui Verlaine Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38813Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:12.160560Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os significados construídos ao problema solucionável |
title |
Os significados construídos ao problema solucionável |
spellingShingle |
Os significados construídos ao problema solucionável Machado, Rosélia Costa de Castro Ensino da matemática Geometria como ciência Grandezas matemáticas |
title_short |
Os significados construídos ao problema solucionável |
title_full |
Os significados construídos ao problema solucionável |
title_fullStr |
Os significados construídos ao problema solucionável |
title_full_unstemmed |
Os significados construídos ao problema solucionável |
title_sort |
Os significados construídos ao problema solucionável |
author |
Machado, Rosélia Costa de Castro |
author_facet |
Machado, Rosélia Costa de Castro Moreira, Rui Verlaine Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Moreira, Rui Verlaine Oliveira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Machado, Rosélia Costa de Castro Moreira, Rui Verlaine Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da matemática Geometria como ciência Grandezas matemáticas |
topic |
Ensino da matemática Geometria como ciência Grandezas matemáticas |
description |
A Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender aos nossos propósitos. A Matemática é uniforme nas diferentes culturas, embora existam diferentes sistemas numéricos, unidades de medida e resolução de problemas; os resultados das operações apresentam uma notável concordância. Entretanto, a limitação da Matemática não permite prover a [...] compreensão das naturezas, ou dos princípios da mudança das coisas individuais, dos princípios causais que regem o universo (TILES, 2002, p. 331-333). [...] |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2019-01-17T12:57:58Z 2019-01-17T12:57:58Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Os significados construídos ao problema solucionável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813 |
identifier_str_mv |
MACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Os significados construídos ao problema solucionável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005. 85-7485-091-8 |
url |
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) instname:Universidade Federal do Ceará (UFC) instacron:UFC |
instname_str |
Universidade Federal do Ceará (UFC) |
instacron_str |
UFC |
institution |
UFC |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC) |
repository.mail.fl_str_mv |
bu@ufc.br || repositorio@ufc.br |
_version_ |
1813028768094093312 |