Os significados construídos ao problema solucionável

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado, Rosélia Costa de Castro
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Moreira, Rui Verlaine Oliveira
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Texto Completo: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813
Resumo: A Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender aos nossos propósitos. A Matemática é uniforme nas diferentes culturas, embora existam diferentes sistemas numéricos, unidades de medida e resolução de problemas; os resultados das operações apresentam uma notável concordância. Entretanto, a limitação da Matemática não permite prover a [...] compreensão das naturezas, ou dos princípios da mudança das coisas individuais, dos princípios causais que regem o universo (TILES, 2002, p. 331-333). [...]
id UFC-7_3b4f92fe5839afbc233d90a9da29b5f4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufc.br:riufc/38813
network_acronym_str UFC-7
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository_id_str
spelling Os significados construídos ao problema solucionávelEnsino da matemáticaGeometria como ciênciaGrandezas matemáticasA Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender aos nossos propósitos. A Matemática é uniforme nas diferentes culturas, embora existam diferentes sistemas numéricos, unidades de medida e resolução de problemas; os resultados das operações apresentam uma notável concordância. Entretanto, a limitação da Matemática não permite prover a [...] compreensão das naturezas, ou dos princípios da mudança das coisas individuais, dos princípios causais que regem o universo (TILES, 2002, p. 331-333). [...]2019-01-17T12:57:58Z2019-01-17T12:57:58Z2005info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectapplication/pdfMACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Os significados construídos ao problema solucionável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.85-7485-091-8http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813Machado, Rosélia Costa de CastroMoreira, Rui Verlaine Oliveiraporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)instacron:UFCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-08T20:28:08Zoai:repositorio.ufc.br:riufc/38813Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufc.br/ri-oai/requestbu@ufc.br || repositorio@ufc.bropendoar:2024-09-11T18:21:12.160560Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)false
dc.title.none.fl_str_mv Os significados construídos ao problema solucionável
title Os significados construídos ao problema solucionável
spellingShingle Os significados construídos ao problema solucionável
Machado, Rosélia Costa de Castro
Ensino da matemática
Geometria como ciência
Grandezas matemáticas
title_short Os significados construídos ao problema solucionável
title_full Os significados construídos ao problema solucionável
title_fullStr Os significados construídos ao problema solucionável
title_full_unstemmed Os significados construídos ao problema solucionável
title_sort Os significados construídos ao problema solucionável
author Machado, Rosélia Costa de Castro
author_facet Machado, Rosélia Costa de Castro
Moreira, Rui Verlaine Oliveira
author_role author
author2 Moreira, Rui Verlaine Oliveira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado, Rosélia Costa de Castro
Moreira, Rui Verlaine Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da matemática
Geometria como ciência
Grandezas matemáticas
topic Ensino da matemática
Geometria como ciência
Grandezas matemáticas
description A Matemática lida com coisas imutáveis, com capacidade apenas de produzir princípios concernentes às relações estabelecidas. A Geometria é definida como a ciência das grandezas contínuas, e a Aritmética é definida como a ciência das grandezas descontínuas. As duas grandezas são produtos das atividades medidoras do ser humano, encontradas na experiência a partir de diferentes sistemas de mediação para atender aos nossos propósitos. A Matemática é uniforme nas diferentes culturas, embora existam diferentes sistemas numéricos, unidades de medida e resolução de problemas; os resultados das operações apresentam uma notável concordância. Entretanto, a limitação da Matemática não permite prover a [...] compreensão das naturezas, ou dos princípios da mudança das coisas individuais, dos princípios causais que regem o universo (TILES, 2002, p. 331-333). [...]
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2019-01-17T12:57:58Z
2019-01-17T12:57:58Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Os significados construídos ao problema solucionável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813
identifier_str_mv MACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Os significados construídos ao problema solucionável. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 2., 17 a 19 nov. 2005, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC/FACED/NAVE, 2005.
85-7485-091-8
url http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/38813
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
instname:Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron:UFC
instname_str Universidade Federal do Ceará (UFC)
instacron_str UFC
institution UFC
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Universidade Federal do Ceará (UFC)
repository.mail.fl_str_mv bu@ufc.br || repositorio@ufc.br
_version_ 1813028768094093312